Primary Navigation

Qual Vidro mais seguro para box?

Qual Vidro mais seguro para box?

O temperado é o vidro mais seguro para box de banheiro. Além de ser classificado como vidro de segurança e ser, em média, 05 x mais resistente à choques mecânicos que o vidro comum, o vidro temperado também apresenta alta resistência às variações térmicas como as que ocorrem com frequência nos banheiros. Ainda falando sobre qual vidro mais seguro para box, conforme dita a NBR 14207, o vidro laminado e o vidro temperado com película também pode ser aplicados em box de banheiro.

Tipos de vidro para box?

A ABNT, através de suas normas regulamentadoras, define qual vidro mais seguro para box. Segundo consta, os tipos de vidros indicados para box são os temperados, laminados ou temperados com película de segurança. Seguindo o raciocínio, os vidros laminados de temperados também poder ser utilizados para compor box de banheiro. Isso acontece porque esses modelos descritos oferecem segurança aos usuários mesmo depois de quebrados. Veja abaixo mais sobre qual vidro mais seguro para box e suas principais características:

Vidro temperado: O temperado é o vidro mais utilizado para compor box de banheiro. Isso acontece porque o modelo oferece rigidez elevada contra choques mecânicos, absorção de impactos e flexão da placa de vidro, além de ser um modelo resistente às variações de temperaturas (como as que ocorrem no banheiro), tendo em vista que, no seu processo de fabricação, o vidro temperado é submetido à um grande choque térmico para adquirir suas principais qualidades.

Além disso, o vidro temperado é reconhecido por se quebrar de maneira segura aos usuários. Quando submetido a pressões e fissuras capazes de liberar a tensão do vidro temperado, a placa se estilhaça por completo em pequenos pedaços não pontiagudos e com baixo poder de corte. Para contornar esse cenário, é possível aplicar laminação ou película de proteção nas placas de vidro temperado.

Vidro Laminado: Apesar de utilizado em menor intensidade, o vidro laminado também entra na lista sobre qual vidro mais seguro para box. Isso acontece porque o modelo é altamente resistente e conhecido por se quebrar de forma segura aos usuários, mantendo os pedaços de vidro suspensos a si e a porta do box intransponível até a manutenção. O vidro laminado também oferece alta resistência a impactos mecânicos e pode receber diversos tipos de beneficiamentos.

Vidro temperado com película de segurança: Dando continuidade à nossa lista sobre qual vidro mais seguro para box, nesse modelo a placa de vidro temperado recebe uma película de proteção por toda a sua superfície. Essa película ficará responsável por impedir que os fragmentos de vidro se espalhem pelo ambiente nos casos de quebra. A película deve garantir o movimento de fechamento e abertura da porta (por completo) ao menos uma vez e manter os estilhaços de vidro presos por ao menos duas horas.

Vidro laminado de temperados: O vidro laminado de temperados aproveita o máximo de benefícios oferecidos pelos dois modelos de vidro de segurança mais populares – o laminado e o temperado. Nesse caso, o laminado de temperados une o alto grau de absorção presente nos dois modelos com a resistência térmica (temperado) e capacidade de manter os fragmentos de vidro presos na estrutura nos raros casos de quebra (laminado). Esse modelo é indicado para locais com grandes riscos de choques mecânicos.

Fique atento

É de suma importância que o box de banheiro seja fabricado dentro das diretrizes das normas regulamentadoras. O uso do vidro errado pode comprometer toda a estrutura, principalmente nos quesitos relacionados à segurança. Um box de vidro comum, por exemplo, além de oferecer menos resistência, quando quebrado poderia colocar em risco a vida dos usuários, tendo em vista que o vidro comum, quando fragmentado, oferece grande lascas que são verdadeiras armas.

Por isso fique atento a propostas ilusórias e sempre se certifique de que a equipe contratada para seu projeto sabe qual vidro mais seguro para box e se compromete em manter a estrutura dentro das normas regulamentadoras da ABNT.

Qual espessura vidro box?

08 milímimetros, em média. Entretanto, a espessura depende de outros fatores, como estética desejada, tamanho do vão, estrutura do box, dentre outros. Vale destacar que o vidro indicado para box é o temperado ou laminado, conforme indica a NBR 14207 da ABNT.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *