Primary Navigation

Quais os perigos do Box de vidro?

Os perigos e acidentes no banheiro com boxes de vidro geralmente ocorrem devido à especificação equivocada dos elementos da estrutura, principalmente, a escolha errada dos vidros. Segundo consta, os vidros indicados para box de banheiro devem ser laminados ou temperados (com ou sem película), dois modelos considerados vidro de segurança devido a resistência e por se fragmentarem de maneira segura aos usuários. Leia o texto e saiba quais os perigos do box de vidro.

Box de vidro – perigos

Atualmente o mercado vidreiro oferece vidros com categorias distintas e alternativas para satisfazer diversas necessidades. Dentre os tipos de vidros disponíveis, os vidros de segurança se destacam por serem indicados para participarem de diversos tipos de aplicações, conforme exige as normas regulamentadoras. Vale destacar que o uso do vidro na arquitetura e construção civil é regulamentado pela ABNT e, segundo as normas, os vidros a serem utilizados no box de banheiro devem ser de segurança.

Isso acontece justamente para afastar os perigos do box de vidro durante sua utilização. Afinal de contas, os vidros de segurança não levam essa denominação por acaso; são modelos pensados para trazer resistência às estruturas e garantir a proteção dos usuários até mesmo após fragmentação. Por esse motivo a ABNT determina, em sua NBR 14207, que os modelos de vidro a serem utilizados em box de banheiro devem ser:

– Laminados

– Temperados

– Temperados com película

A escolha do tipo correto de vidro para boxes de banheiro é fundamental para garantir a segurança dos usuários. Para saber quais os perigos do box de vidro e como afastá-los, conheça mais sobre as características dos tipos de vidro indicados para box:

Laminado: O vidro laminado é popular e aplicado em diversos segmentos, como indústria moveleira e automobilística. Sua fabricação conta com uma película entre as placas de vidro que fica responsável por manter os fragmentos de vidro suspensos nos casos de quebra, cenário bem quisto para estruturas como box de banheiro. Vale lembrar que o vidro laminado é um modelo de vidro altamente resistente.

Temperado: O vidro temperado é o modelo mais indicado para box de banheiro. Isso acontece porque o modelo é muito resistente a impactos e choques mecânicos (em média, 05x mais que o vidro comum). O modelo também apresenta resistência à flexão e às variações térmicas como as que comumente ocorrem nos banheiros. Justamente, vale lembrar que o vidro temperado ganha suas principais características de proteção graças a um grande choque térmico.

Mas e o vidro comum, pode usar?

Ainda falando sobre quais os perigos do box de vidro, o vidro comum não deve ser aplicado no box de banheiro conforme determina as normas da ABNT. O vidro comum não é classificado como vidro de segurança, pois oferece perigos aos usuários ao gerar verdadeiras lâminas após o estilhaçamento. Além disso, é um vidro menos resistente que os indicados pelas normas e pode se quebrar com alterações de temperatura.

Portanto, cuidado para o barato não sair caro! Fuja de orçamentos ilusórios ou fora da margem do mercado. Ao projetar o box de vidro, procure os serviços de empresas que saibam exatamente quais os perigos do box de vidro, pois somente dessa forma poderão eliminá-los para garantir a segurança de todos os usuários!

FAQ – Perguntas e Respostas

O que faz o box de vidro quebrar?

A escolha errada do vidro para o box – como o vidro comum – pode ocasionar a quebra da chapa. Vale lembrar que os vidros para box de banheiro indicados pelas normas são resistentes e, no caso do vidro temperado, submetido à um grande choque térmico para garantir suas características.

Porque o box de vidro quebra?

Para saber porque o box de vidro quebra é preciso considerar diversos fatores. A escolha errada do vidro pode diminuir a resistência da estrutura. Além disso, a má instalação e impactos violentos na abertura ou fechamento da porta pode ocasionar quebra do vidro do box.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *