Primary Navigation

Como proteger vidro de box?

Como proteger vidro de box?

Higienizar o vidro de box com elementos apropriados, realizar manutenções preventivas, optar por vidros de qualidade indicados pelas normas da ABNT e utilizar película de segurança são algumas das formas de proteger vidro de box. Além disso, é preciso muita atenção dos usuários para evitar grandes impactos contra o box, principalmente nas bordas dos vidros do box e/ou com objetos pontiagudos. Acompanhe esse artigo para aprender truques e dicas de como proteger vidro de box!

Cuidados e proteção com o vidro do box

O box de banheiro em vidro é figura constante nos mais diversos projetos arquitetônicos. Isso acontece porque o modelo une particularidades distintas em uma mesma estrutura, trazendo versatilidade, durabilidade e segurança para o box de banheiro. Além disso, o vidro oferece estética diferenciada capaz de mudar por completo a decoração do ambiente e agradar até o mais exigente dos usuários.

Entretanto, caso os usuários não tenham os cuidados necessários, algumas das particularidades do box de vidro podem ser anuladas, como a aparência única, deslize suave das chapas de vidro e até mesmo a segurança dos usuários – tendo em vista que se fabricado com vidros errados o box do banheiro pode se quebrar com facilidade e oferecer riscos físicos. Por isso é muito importante saber como proteger vidro de box. Veja abaixo algumas dicas e truques para manter o box limpo e protegido.

– Instale vidros indicados

Optar pelos vidros indicados para box de banheiro é uma das alternativas de como proteger vidro de box. Isso acontece porque as normas indicam que os vidros para box de banheiro devem ser laminados ou temperados, dois modelos classificados como vidros de segurança por, dentre outras particularidades, serem mais resistentes e seguros aos usuários. A ABNT NBR 14207 é a norma que dita diretrizes para o uso do vidro em box de banheiro.

– Reforce com película de segurança

O vidro temperado é o vidro mais indicado para box de banheiro, pois o modelo é resistente tanto à impactos mecânicos quanto às variações de temperatura frequentes em banheiro. Entretanto, esse vidro, caso estilhaçado, deixa o vão livre e espalha os fragmentos de vidro (não cortantes) pelo ambiente, cenário que não ocorre quando instalamos película de segurança para vidro de box de banheiro.

– Evite impactos extremos

Ainda comentando sobre como proteger vidro de box, saiba que, por mais resistente que o modelo de vidro escolhido possa ser, grandes choques e impactos podem causar estresse e estilhaçar a placa de vidro. Reforçamos ainda que as bordas do vidro são as áreas mais frágeis da placa, por isso, preste atenção naquele parafuso saliente do box do banheiro.

– Realize manutenção preventiva

A manutenção preventiva é mais uma das maneiras de como proteger vidro de box. Ao realizarmos manutenções preventivas evitamos mau funcionamento da estrutura, substituímos possíveis peças gastas e/ou quebradas, dentre outros procedimentos que contribuem para a preservação da segurança e aumento o tempo de vida útil do box de banheiro.

– Higienize com os produtos corretos

Limpar corretamente a estrutura é mais uma das formas sobre como proteger vidro de box de banheiro. Dê preferência para o uso de água (de preferência, morna) e sabão; ou, em alguns casos, a utilização de álcool basta. Caso a sujeira esteja mais resistente é possível recorrer à produtos de limpeza específicos, comercializados por grandes vidraçarias. Porém, muita atenção ao limpar o vidro do box, pois o uso de produtos com solvente ou esponjas abrasivas pode danificar o vidro.

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual espessura vidro box?

Conforme consta na ABNT NBR 14207, os vidros para box de banheiro devem conter, no mínimo, 08mm de espessura. Lembramos que os vidros indicados para box devem ser laminados ou temperados (com ou sem película de segurança).

– O que faz o box de vidro quebrar?

A utilização de vidros em desconformidade com a NBR 14207 é um dos motivos que faz o box de vidro quebrar. O vidro ideal para box de banheiro é o temperado, que oferece proteção contra impactos e também é resistente contra choques térmicos, diminuindo as possibilidades de quebra do vidro do box.

– Porque o box de vidro quebra?

Apesar de não ser comum, a principal causa de quebra do vidro do box é a variação de temperatura (choque térmico) e impactos fortes nas bordas do vidro. Para diminuir ou anular esses episódios o indicado é instalar vidro temperado no box de banheiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *