Primary Navigation

quais os perigos do box de vidro

Quais os perigos do box de vidro?

Os perigos mais frequentes do box de vidro estão relacionados a má instalação da estrutura e escolha errada dos insumos. A definição do vidro errado, por exemplo, pode trazer perigos físicos e baixa durabilidade da aplicação. Entretanto, quando fabricado dentro das normas da ABNT os profissionais conseguem anular os perigos do box de vidro e construir estruturas que agradam esteticamente e oferecem segurança, estanqueidade, modernidade, etc.

Por esse e outros motivos sempre devemos procurar profissionais qualificados e, nesse caso, que saibam quais os perigos do box de vidro. É importante salientar que a instalação de box de banheiro requer atenção especial não somente com a definição dos vidros, mas também para os insumos e conhecimento das normas técnicas a fim de anular as principais desvantagens da estrutura. Saiba um pouco mais no texto a seguir.

É perigoso box de vidro?

Antes de responder se box de vidro é perigoso é preciso fazer algumas observações. O mercado vidreiro oferece diversos tipos de vidros, com características e qualidades diferentes. Isso acontece porque cada aplicação requer um tipo de vidro distinto, com singularidades para satisfazer alguma necessidade específica. É por isso, por exemplo, que além do vidro comum o mercado oferece os vidros laminados, vidros temperados, vidros insulados, dentre dezenas de outros tipos.

Além disso, a ABNT, em sua norma NBR 14207 dita as principais referências para box de banheiro fabricados com vidros de segurança. Conforme consta nas normas regulamentadoras, é possível utilizar vidros laminados e vidros temperados (com ou sem película) na aplicação. Se a opção for pelo vidro laminado, é necessário que a chapa seja composta por 2 placas de 04 mm cada, no mínimo; se o desejo for pelos vidros temperados, o indicado é que a placa seja de 08 mm. Continue lendo sobre quais os perigos do box de vidro.

Qual o vidro mais seguro para box de banheiro?

Os vidros temperados para box são os mais procurados, pois além de ser em média 05 vezes mais resistentes que o vidro comum da mesma espessura, esse modelo é submetido à um processo térmico para aumentar sua resistência – característica perfeita para participar de ambientes com variações de temperaturas e choques térmicos como os que ocorrem nos banheiros. Entretanto, o indicado é utilizar película de segurança, pois o vidro temperado se estilhaça por completo em casos de quebra.

O vidro laminado também é mais resistente que o vidro comum e se destaca por, mesmo depois de quebrado, manter o vão fechado e intransponível até a manutenção – outra característica bem vinda para box de banheiro. Vale destacar que esse modelo não é submetido a choques térmicos durante sua fabricação, porém, também é mais resistente que o vidro comum da mesma espessura.

Ainda comentando sobre quais os perigos do box de vidro, tanto o vidro laminado e vidro temperado são classificados como vidros de segurança pelas normas da ABNT por, dentre outros motivos, terem a capacidade de se quebrarem de maneira segura aos usuários. Isso quer dizer que, se fabricado com vidros indicados pelas normas, o box de vidro não é perigoso. Analise bem suas escolhas e cuidado para o barato não sair caro!

Existem diversos motivos que podem fazer o box de vidro quebrar. Por isso os cuidados devem começar muito antes da instalação do box, ou seja, durante a fabricação, armazenamento, transporte e instalação do produto. Além disso, vidros de má qualidade podem sofrer com o choque térmico que ocorre nos banheiros, cenário que causa tensão nas superfícies e podem trazer rachaduras para a placa de vidro. Sendo assim, contrate profissionais que sabem quais os perigos do box de vidro e se comprometam em anulá-los ao manter toda a obra dentro das normas regulamentadoras da ABNT.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.