Primary Navigation

Como evitar acidentes com portas de vidro?

A utilização de vidros de qualidades, bem como a instalação realizada em conformidade com as normas da ABNT auxilia a evitar acidentes com portas de vidro. Se a porta estiver abaixo de 1,1m em relação ao solo, é obrigatório o uso de vidros de segurança. Além disso, é necessário atenção redobrada dos usuários para evitar grandes choques, principalmente com objetos pontiagudos e impactos nas bordas da placa de vidro. Acompanhe esse artigo e saiba como evitar acidentes com portas de vidro.

Como proteger minha porta de vidro ?

Com o avanço da tecnologia a indústria foi capaz de fabricar vidros com tecnologias distintas e cada vez mais resistentes. Isso possibilitou a ampla utilização do produto em aplicações como janelas, box e porta de vidro. As portas de vidro são elegantes e funcionais, porém, quem opta por esse modelo de estrutura precisa saber como evitar acidentes com portas de vidro para garantir a durabilidade do produto e anular episódios de estilhaçamento do vidro.

A nossa primeira dica consiste em procurar serviços de empresas especializadas no assunto. Profissionais gabaritados conseguem harmonizar uma necessidade do usuário com as exigências das normas da ABNT para entregar estruturas envidraçadas funcionais, esteticamente impecáveis e totalmente seguras.

Dando continuidade ao nosso artigo sobre como evitar acidentes com portas de vidro, é de extrema importância que não ocorram choques violentos, principalmente, contra as bordas do vidro. Lembre-se: o ponto mais frágil de qualquer vidro sempre será a borda; por isso tome muito cuidado com aquele parafuso encostando na lateral da porta e ao manusear objetos pontiagudos ou que possam danificar o material.

Outra dica para evitar acidentes com porta de vidro: Ao menor sinal de mal funcionamento da estrutura realize uma manutenção preventiva. Fique atento à problemas na hora de abrir ou fechar, ruídos estranhos, desalinhamento da folha de vidro, dentre outros. Caso perceba algo atípico, consulte um profissional especializado. Com segurança não se brinca.

O que diz a ABNT – portas de vidro

Para finalizar nosso artigo sobre como evitar acidentes com portas de vidro, lembramos que, segundo as normas, se a porta de vidro estiver instalada abaixo de 1,1 m em relação ao piso, é obrigatório o uso de vidros de segurança (temperado, laminado, aramado) até em casos de porta de vidro duplo e independente do pavimento. Caso a porta esteja acima de 1,1m em relação ao piso também pode ser utilizado vidro comum ou impresso, desde que encaixilhado ou colado por todo o perímetro.

Os vidros de segurança exercem um papel fundamental para evitar acidentes diversos. Considere que os modelos citados recebem essa denominação por possuírem uma série de fatores de proteção, como resistência elevada a impactos e flexão (o que dificulta episódios de quebra) e a capacidade de se fragmentar de maneira segura aos usuários. Caso opte pelo vidro temperado, considere a utilização de película de segurança e aumente os fatores de proteção para todos os usuários.

Não se esqueça que arquitetura com vidros é coisa séria, por isso, sempre desconfie de orçamentos fora da realidade ou destoantes dos valores praticados na sua região, porque o barato pode sair muito caro. Na dúvida sempre procure consultorias especializadas ou empresas que reconhecidamente saibam como evitar acidentes com portas de vidro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.