Primary Navigation

Vidro Temperado, comum ou laminado?

O vidro é um dos materiais de construção mais importantes em ambientes domésticos e comerciais. Hoje, existem muitos tipos de vidro disponíveis no mercado e cada um oferece uma diferença única. Aqui vamos compartilhar os tipos de vidro mais comuns, seus prós e contras e para que eles são mais utilizados.

Venha conhecer tudo sobre os tipos de vidro temperado, comum ou laminado.

O vidro temperado é o tipo de vidro mais comum usado em balaustradas ou aplicações estruturais semelhantes. Ele é aquecido a cerca de 700 graus Celsius por condução, convecção e radiação. O processo de resfriamento é acelerado por um jato de ar uniforme e simultâneo em ambas as superfícies.

As diferentes taxas de resfriamento entre a superfície e o interior do vidro produzem diferentes propriedades físicas, resultando em tensões de compressão na superfície equilibradas por tensões de tração no corpo do vidro. Este processo torna o vidro quatro a cinco vezes mais forte e seguro do que outros tipos mais comuns.

Já o vidro laminado pode ser mais abrangente, pois um vidro temperado pode ser um laminado. O produto acabado mais comumente usado são duas folhas de vidro temperado, laminadas em conjunto com uma camada intermediária de PVB com espessura fina.

Quando duas folhas finas de vidro “float” são coladas, é chamado de laminado. Se for danificado, uma ou ambas as folhas de vidro podem rachar, mas não quebrarão por inteiro e o vidro em si também não quebrará.

O vidro comum é um vidro transparente básico que é frequentemente usado para janelas e portas. Permite ampla entrada de luz e pode ser transparente ou colorido. É basicamente usado como vidro base para formar variedades de vidro mais técnicas. O vidro recozido é o padrão mínimo para o vidro instalado em uma casa.


Vantagens e usos

O vidro laminado oferece vantagens como durabilidade e é forte o suficiente para ser usado em muitas áreas de tráfego intenso, onde a segurança e a confiabilidade são fundamentais. O vidro laminado, quando atingido, tende a rachar em um padrão circular, tipo teia de aranha, mas raramente quebra completamente.

Com o vidro temperado, como resultado de sua segurança e resistência, ele abrange benefícios diversos e é usado em uma variedade de aplicações exigentes, incluindo veículos de passageiros janelas, portas de chuveiro, portas e mesas de vidro arquitetônico, bandejas de geladeira, protetores de tela móveis.

Diferença entre eles e onde usar

O vidro laminado e o vidro temperado são chamados de vidro de segurança porque atendem aos requisitos de várias organizações. Eles são fortes, mas funcionam de maneiras diferentes e são melhor usados ​​em diferentes situações.

O vidro laminado é forte, mas não tão forte quanto o vidro temperado. Um dos pontos positivos é que ele pode ser cortado e suas bordas podem ser polidas após a laminação. Certos tipos de vidro laminado podem até se qualificar como vidro resistente a ladrões e balas.

O vidro comum é mais barato que o temperado, e este é relativamente mais barato que o vidro laminado. Em edifícios de escritórios, o vidro plano temperado é usado em portas de vidro, divisórias de ambientes, vidros de elevadores ou patamares de escadas.

O vidro temperado é usado para fazer cabines telefônicas, paradas de ônibus de vidro, fachadas, piscinas, escadas rolantes e até painéis solares. Já o comum em locais de menor acesso e algumas telas e janelas. Também fornece maior visibilidade e transmissão de luz sem opacidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.