Primary Navigation

Vidro para tampo de mesa

O vidro para tampo de mesa deve ser fabricado, preferencialmente, de vidros laminados ou temperados, porém, a norma ABNT NBR 14488 – Tampo de Vidro para Móveis – indica que vidros comuns também podem ser utilizados em tampo de mesas. Além disso, a norma não determina espessuras obrigatórias, mas estabelece espessuras mínimas de acordo com as características da placa de vidro, da base da mesa e formas de uso.

Como sabemos, o vidro é um material muito seguro, desde que especificado corretamente. Destacamos que os vidros de segurança (laminado e temperado) são comprovadamente mais resistentes que os vidros comuns (sem processamento); e além da resistência elevada, ambos os modelos se destacam por se quebrarem de maneira segura aos usuários, razão pela qual esses tipos são os mais indicados como vidro para tampo de mesa.

Espessura dos vidros para mesa

As características dos vidros escolhidos podem determinar se o vidro para tampo de mesa será mais ou menos espesso. Destacamos que as espessuras mínimas do tampo da mesa de vidro podem ser observadas em uma tabela apresentada pela NBR 14488 e leva em considerações fatores como:

– Tipo de vidro escolhido (laminado, temperado ou comum?)

– Presença ou não de apoios intermediários

– Dimensão do vão a ser preenchido (medidas do vidro para tampo de mesa).

– Altura de instalação (altura da mesa).

– Forma de utilização

Considere, por exemplo, que vidros mais resistentes oferecem maior autonomia criativa na medida em que podem ser aplicados em espessuras menores sem comprometer a resistência e a segurança do tampo da mesa em vidro. Da mesma forma, a presença de superfícies de apoio na base das mesas permitem a utilização de vidros mais finos, e vice versa. Na dúvida, faça um orçamento com um especialista. Cuidado para o barato não sair caro!

Tampos de vidro e base de mesas

Naturalmente, o tampo de mesa de vidro possui a capacidade de impactar visualmente. Essa característica habilita o modelo a participar de decorações inovadoras e singulares. Reforçamos a segurança oferecida, pois como já destacamos por aqui, o vidro para tampo de mesa pode ser fabricado com vidros de segurança, que além de muitos resistentes, nos raros casos de quebra se estilhaçam de maneira segura a todos.

Considerando essas vantagens, o mercado vidreiro investe na fabricação de modelos com diferenças em seus tamanhos e formatos. Como destaque, além do tampo de vidro temperado para mesa, citamos modelos com:

– Tampo de vidro para mesa 160×90

– Tampo de vidro para mesa 180×90

– Tampo de vidro para mesa 160×80

– Tampo de vidro para mesa 120 x 80

– Tampo de vidro para mesa quadrada

Outro fator a se considerar na hora de escolher o tipo de tampo de mesa de vidro consiste no acabamento da borda da placa de vidro. O tampo de vidro laqueado para mesa é um exemplo de modelo com acabamento indicado para evitar acidentes, considerando que o vidro laqueado recebe beneficiamentos para anular ângulos retos e possíveis fissuras presentes nas bordas – aumentando a resistência e durabilidade do tampo de vidro.

O que mais considerar nos tampos de vidro para mesa?

Para finalizar nosso artigo, lembramos que o vidro aceita a realização de furos e cortes, o que facilita que o tampo se encaixe em qualquer base de mesa. Entretanto, se a escolha for por tampo de vidro temperado, as medidas devem ser cirúrgicas e os cortes e furos devem ser realizados antes do processo de têmpera, pois o vidro, depois de temperado, não pode ser cortado ou furado.

Outra consideração a se fazer sobre vidro para tampo de mesa consiste no fato de que o produto pode ser utilizado sozinho ou aplicado como revestimento do móvel – o que também traria proteção à mesa. Em todos os casos, o indicado é procurar serviços especializados para garantir a presença de segurança, funcionalidade e estética que o vidro pode oferecer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.