Primary Navigation

Como saber se o vidro é temperado ou não?

A melhor forma de saber se o vidro é temperado ou não é através do Tempertest, uma ferramenta composta por duas películas polarizadas que revelam manchas presentes somente nos vidros temperados. Esta é a maneira mais eficiente de como saber se o vidro é temperado ou não, porém, também é possível observar o vidro com um óculos de sol polarizado a partir de um ângulo específico. Além disso, é obrigatório que o fabricante identifique os cantos dos vidros temperado.

Alguns profissionais mais experientes afirmam ter como saber se o vidro é temperado ou não através de outros métodos, como a presença de ondulações e imperfeições que podem surgir pela manipulação do vidro pelas pinças, deflexões e até mesmo o som que a placa de vidro pode emitir, porém, esses métodos podem falhar, tendo em vista que a tecnologia já consegue corrigir a maioria das imperfeições e, quando instalados, o som que emana de um vidro temperado pode mudar devido a presença de laminação, película, material da estrutura etc.

A última das dicas de como saber se o vidro é temperado ou não só é possível constatar depois que a chapa é quebrada, pois é preciso analisar os cacos. Devido ao processo de fabricação, os vidros temperados se mantém sobre tensão constante, de modo que, quando fragmentado, se estilhaçam em pequenos pedaços de vidro não pontiagudos e incapazes de provocar ferimentos graves nos usuários – diferentemente dos vidros comuns.

Qual a diferença do vidro temperado para o vidro normal?

Ainda comentando sobre como saber se o vidro é temperado ou não, existem diferenças significativas entre o vidro temperado e o vidro normal. O vidro temperado é, em média, 05 x mais resistente que um vidro comum da mesma espessura e tamanho. Além disso, os vidros temperados são classificados como vidros de segurança por serem altamente resistentes e se quebrarem de maneira segura aos usuários, diferentemente dos vidros comuns, que quando quebrados oferecem verdadeiras lâminas de vidro capazes de ferir gravemente uma pessoa.

A resistência do vidro temperado abrange impactos mecânicos e fatores relacionados à flexão, torção e resistência às variações térmicas – não por acaso o vidro temperado é o principal modelo de vidro para box de banheiro. Entretanto, é importante lembrar que o vidro temperado só é produzido graças ao vidro comum, que é submetido à um processo de têmpera, tensiona as moléculas e agrega todos os fatores de resistência e outras vantagens do vidro temperado relacionadas acima.

Lembramos ainda que o uso tanto o vidro temperado quanto o vidro normal e outros modelos é regulamentado pela ABNT. Para finalizar nosso artigo sobre como saber se o vidro é temperado ou não, é importante saber identificar os diferentes tipos de vidro, pois para cada aplicação existe um modelo indicado. Sendo assim, fique atento para o barato não sair caro. Deposite sua confiança em empresas sérias e garanta a segurança e todos os outros benefícios que o vidro pode oferecer ao seu projeto.

FAQ – Perguntas e Respostas

– O que faz o vidro temperado quebrar?

O vidro temperado pode quebrar por diversas razões. Por isso, muito cuidado com as bordas do vidro e com impactos que geram fissuras capazes de liberar a tensão do vidro. A presença de níquel sulfeto na massa do vidro temperado também pode fazer o vidro quebrar.

– Qual a temperatura que o vidro temperado aguenta?

O vidro temperado suporta grandes variações de temperatura. Estudos mostram que, de uma face para a outra, o vidro temperado suporta entre 200°C a 300°C, diferentemente do vidro comum, por exemplo, que suporta temperaturas que variam entre 50°C e 60°C.

– O que corta vidro temperado?

Após ser submetido à tempera, o vidro não pode ser cortado ou furado, pois isso liberaria a tensão que agrega resistência ao modelo, inutilizando a chapa por completo. Sendo assim, as medidas e dimensões do vidro temperado devem ser especificadas de maneira cirúrgica.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.