Primary Navigation

Vidro reflexivo

Vidro reflexivo: O que é? Tudo o que você precisa saber!

Também denominado de vidro refletivo ou vidro espelhado, os vidros reflexivos são alternativas para projetos que desejam aliar eficiência energética, estética, privacidade, alívio visual e conforto térmico nas edificações. O vidro reflexivo ganha seu poder de espelhamento graças à uma camada ultrafina de óxido metálico, tecnologia que controla a intensidade da luz e a entrada de calor, além de evitar que as pessoas do lado de fora consigam visualizar o interior das edificações.

Vidros refletivos

Quando bem aplicado, o vidro espelhado é um elemento capaz de valorizar qualquer imóvel. Isso acontece porque as características do modelo trazem, além de uma estética singular, outros benefícios bem vindos e frequentemente requisitados pelos clientes no geral, como por exemplo, a projeção de estruturas que garantam privacidade e propiciem confortos – como ampla iluminação e bloqueio do calor extremo.

Alcançar essas características é possível graças à capacidade de reflexão do vidro, que recebe uma camada metalizada em uma de suas superfícies. Essa camada fica responsável tanto por impedir que os usuários externos tenham visão do interior dos ambientes quanto por barrar raios solares intensos ao mesmo tempo em que possibilita a passagem de luz natural. O resultado são ambientes confortáveis – térmico e visualmente – e com alto grau privativo.

Isso acontece porque a camada metalizada deposta em uma das faces do vidro tem a capacidade de refletir a luz, espelhando as imagens e grande parte do calor dos raios solares; porém, a camada de óxido de metal possibilita a passagem de luz aos ambientes. Com esse cenário é possível, por exemplo, eliminar o uso de cortinas e diminuir drasticamente o uso de luzes artificiais.

O uso do vidro espelhado deve ser orientado por equipes experientes. É importante ter responsabilidade no momento de instalar vidro reflexivo porque, se usado em demasia, o modelo pode trazer desconforto visual. Além disso, seu uso precisa ser consciente, tendo em vista que os vidros reflexivos podem confundir a visão das aves, se tornando uma ameaça quando utilizados sem critérios nas rotas dos passarinhos.

vidro-reflexivo2

Conheça mais sobre o vidro reflexivo

Além do vidro refletivo incolor, esse modelo pode ser encontrado em diversas cores, como:

– Vidro refletivo de bronze

– Vidro refletivo fumê

– Vidro refletivo preto

– Vidro refletivo champagne

Ainda, o vidro espelhado é bem vindo na decoração e pode ser utilizado em estruturas variadas, como é o caso do:

– Vidro refletivo para pergolado

– Vidro reflexivo para cobertura

– Vidro refletivo para box/banheiro

– Vidro reflexivo para janela

– Vidro refletivo para fachada

É bom lembrar ainda que o vidro espelhado aceita beneficiamentos, situação que amplifica sua utilização na arquitetura, pois poderá receber laminação e passar pelos fornos de têmperas – se transformando em um dos tipos de vidro de segurança – para atender às diretrizes das principais normas da ABNT.

Destacamos sempre que arquitetura com vidros é coisa séria, de modo que o manuseio e aplicação do vidro reflexivo – e de outros tipos de vidros – deve ser realizado por profissionais especializados capazes de adequar toda a obra às normas da ABNT para garantir tanto a beleza quanto a funcionalidade e segurança que os vidros podem oferecer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.