Primary Navigation

vidro-polarizado

Vidro Polarizado

Vidro polarizado, vidro privativo, vidro inteligente ou smart glass. Esses são os nomes do modelo de vidro capaz de alternar sua aparência – entre opaco e transparente – em frações de segundo através de um impulso elétrico (interruptor), controle remoto, smartfone ou até mesmo comando de voz. Devido a sua capacidade de integrar ambientes e também garantir privacidade visual, os vidros polarizados costumam participar de ambientes inovadores, imponentes, modernos e altamente funcionais.

Vidro polarizado o que é

Os vidros polarizados são modelos de vidro inteligente. Sua tecnologia permite que o usuário alterne a aparência do vidro através da energia elétrica, celular ou comando de voz. Isso quer dizer, por exemplo que é possível criar janelas transparentes que se transformam em janelas privativas em um piscar de olhos. O mesmo acontece com portas, divisórias de vidro e outras estruturas envidraçadas, que podem trazer privacidade aos locais rapidamente.

Essa característica habilita o vidro privativo inteligente a participar de diversas estruturas, residenciais ou empresariais. Não é por acaso que a procura por esse modelo apresentou aumento ultimamente, impulsionada principalmente pelo mercado de arquitetura e decoração de interiores – mesmo com alta tecnologia agregada que eleva o valor do produto.

Vale destacar que, apesar de pouco conhecido, o smart glass é produzido há mais de 10 anos em terras brasileiras. Atualmente, é possível afirmar que nós podemos usufruir de vidros polarizados com tecnologia e qualidade dos produtos vindo do exterior. Agora que já sabe o que são vidros polarizados, entenda mais como essa tecnologia é aplicada no vidro e como funciona o vidro polarizado inteligente.

Vidro Polarizado
Vidro Polarizado

Como funciona vidro polarizado

Os vidros polarizados são fabricados com o auxílio de um display de cristal líquido (LCD) milimétrico que vai acomodado entre as placas de vidro. Os cristais líquidos carregam partículas suspensas capazes de interagir com uma corrente elétrica. A partir do momento em que a tela de cristal líquido recebe um impulso elétrico, essas partículas se organizam ou desalinham, alterando a aparência visual do vidro.

Nesse momento é importante destacar que o fato de o vidro estar ligado a corrente elétrica não traz perigos (como choque elétrico) aos usuários, pois toda a fiação estará bem protegida, habilitando, inclusive, que o smart glass fique exposto a chuvas e radiação solar. Isso permite que o vidro polarizado inteligente seja utilizado em outras aplicações além de residências e espaços corporativos.

Por isso é importante contratar equipes especializadas para garantir a correta instalação, plena funcionalidade e afastar perigos de choque e/ou outros malefícios aos usuários. Faça uma pesquisa detalhada sobre o preço do vidro polarizado, sobre as empresas especializadas no ramo e desconfie de orçamentos fora da realidade. Cuidado para o barato não sair caro!

No caso dos vidros polarizados, sem o impulso elétrico, normalmente ele se mostraria opaco (branco), evitando a visualização através da placa de vidro. Nesse estado as partículas se encontram desorganizadas na tela de LCD, o que resulta em um vidro translúcido. Quando o vidro recebe um impulso elétrico, essas partículas suspensas se organizam e trazem transparência para o vidro. Por isso o modelo recebeu o nome de ‘vidro inteligente’ ou ‘smart glass’.

Essa tecnologia é uma das mais revolucionárias aplicadas no vidro pela indústria. É importante lembrar que é possível combinar o vidro privativo inteligente com outras tecnologias, como o vidro insulado, garantindo ainda mais propriedades privativas aos ambientes – tendo em vista que o vidro insulado oferece maior conforto acústico ao impedir o trânsito de grande parte das ondas sonoras.

Onde usar vidros polarizados

Já sabemos como funciona o vidro polarizado, agora vamos entender onde usar vidro privativo inteligente. As características do modelo permitem que ele participe de:

– Automação residencial e corporativa;

– Ambientes privativos residenciais e empresariais.

– Salas de alto escalão (diretoria, presidência);

– Salas de reuniões;

– Gabinete da Presidência;

– Quartos, salas, jardins internos e externos;

– Divisórias de ambientes, inclusive espaços úmidos – como banheiro, lavanderia, cozinhas;

A tecnologia do vidro privativo permite ainda que o modelo funcione como tela de cristal líquido para projeção de imagens – e de alta qualidade! Destacamos que é possível dar adeus às cortinas ou persiana entre vidros, pois a tecnologia deste modelo consegue entregar os mesmos resultados, porém, com um toque a mais de modernidade e funcionalidade; afinal de contas, além de toda a tecnologia que o vidro polarizado inteligente agrega aos espaços, o ambiente ainda fica livre da poeira que insiste em se alojar em cortinas e persianas.

Como vimos, com um pouco de criatividade os vidros polarizados conseguem mudar por completo a atmosfera de um ambiente, trazer imponência aos espaços e valorizando uma edificação de diversas formas. Entretanto, reforçamos aqui que toda a estrutura deve garantir a segurança dos usuários, além de, claramente, a estética e funcionalidade da aplicação. Quando projetado por equipes responsáveis o vidro polarizado inteligente consegue agradar até o mais exigente dos usuários!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.