Primary Navigation

tipos-de-esquadrias

Saiba tudo sobre esquadrias

Responsável por trazer predicados funcionais e estéticos às edificações, a esquadria é um dos itens mais importantes e corriqueiros nos projetos de arquitetura. Capazes de serem fabricadas em diversos materiais e formas, as esquadrias são utilizadas em fechamentos de vãos – como portas, janelas – auxiliando na proteção contra intrusos e intempéries enquanto facilita o controle de entrada de luz natural e ventilação.

O que são as esquadrias?

Resumidamente, ‘esquadria’ é uma expressão genérica dada aos perfis de uma edificação – popularmente falando, são as portas, janelas, portões, fachadas pele de vidro, claraboia, etc. Devem atender a diversos requisitos de desempenho e durabilidade e precisam ser instaladas seguindo as diretrizes das normas regulamentadoras. Além disso, é de extrema importância que sejam realizadas manutenções corriqueiras de acordo com o manual de cada fabricante.

Por isso é importante recorrer à serviços especializados capazes de adequar a instalação da esquadria às normas regulamentadoras e instruir os usuários com relação às manutenções preventivas e corretivas. Também é de extrema importância que as equipes sejam capazes de realizar projeções e especificações para que as esquadrias priorizem a eficiência energética e ofereça maior aproveitamento da luz e ventilação natural.

Tipos de esquadrias?

O mercado oferece uma infinidade de tipos de esquadrias para o segmento da construção civil. A escolha por um ou outro modelo dependerá basicamente das necessidades dos usuários e adequação do projeto às normas da ABNT – sempre lembrando que não é somente questão de estética, é preciso pensar também no desempenho da estrutura.

Dessa forma, abaixo comentaremos sobre os modelos de esquadrias mais procurados no mercado. Entretanto, se você possui uma necessidade específica, consulte um profissional habilitado para garantir um serviço a seu gosto, bonito, duradouro e, principalmente, muito seguro. Sempre desconfie de propostas surreais, cuidado para o barato não sair caro.

Quais são os tipos de esquadrias?

As esquadrias se diferenciam pelo material de fabricação e/ou pelo sistema de abertura e fechamento; também costumam ser nomeadas a partir de suas qualidades únicas para satisfazer uma necessidade específica – como conforto acústico. Vamos começar identificando os tipos de esquadrias mais procurados a partir de seu material de fabricação, ou seja:

– Esquadrias de alumínio

– Esquadrias de pvc

– Esquadrias de madeira

– Esquadrias com vidro

– Esquadrias aço inox

Cada um desses materiais é capaz de oferecer uma particularidade distinta as portas, janelas, etc. As esquadrias de alumínio são muito requisitadas por causa do material que é leve, barato e duradouro. Já as esquadrias de PVC trazem modernidade e resistência. As esquadrias de madeira promovem aconchego e facilitam a harmonização decorativa. Esquadrias de vidro costumam participar de projetos arrojados e inovadores devido ao seu alto grau de singularidade. Cada material também exige um método de manutenção específico, por isso fique atento.

Como já comentamos, a escolha da esquadria também pode ser feita para potencializar ou alcançar uma qualidade específica, como é o caso das:

– Esquadrias a prova de som (esquadrias com isolamento acústico);

– Esquadrias com persianas integradas;

– Esquadrias com vidro duplo;

A esquadria de vidro duplo (vidro insulado) é indicada para promover confortos como acústico e térmico. Além do mais, a estrutura aceita a combinação de folhas de vidro com tecnologias diferentes na esquadria.

Tipos de aberturas das esquadrias

O outro método de classificação de esquadria vem através do tipo de abertura. Lembre-se sempre de que a escolha das esquadrias deve considerar, além da estética, a funcionalidade e o desempenho. Veja abaixo algumas opções disponíveis no mercado:

– Esquadria fixa: Estrutura ideal para fechar vãos sem necessidade de abertura. Pode ser fabricada em vários formatos e costuma estar presente em fachadas, por exemplo.

– Esquadria de eixo vertical: Nessa estrutura as folhas da esquadria se movimentam em torno de eixos verticais fixos. É destinada a uso externo, como em janelas venezianas (janelas de giro), que abrem suas folhas para fora ou para dentro.

– Esquadria projetante: Nesse modelo as folhas se movimentam em eixos fixados em suas extremidades superior ou inferior. É muito comum o uso das esquadrias projetantes em janelas.

– Esquadria basculante: Muito popular em janelas e algumas portas, a esquadria basculante tem suas folhas movimentadas através de um básculo e pivôs fixados em suas laterais.

– Esquadria de correr: Outro modelo popular, a esquadria de correr, como o nome indica, permite que as folhas da estrutura se movam (corram) lateralmente através de trilhos. É uma estrutura indicada para portas e janelas, principalmente.

– Esquadria Maxim-ar: Com a folha fixada na parte superior, esse modelo privilegia a entrada de ar no ambiente. A esquadria maxim ar pode ser confundida facilmente com as esquadrias basculantes, a diferença é que nesse modelo a sua folha se projeta por inteiro para fora do ambiente, oferecendo uma abertura de quase 90°.

Lembramos ainda que existem dezenas de tipos de esquadria, como a esquadria pivotante, guilhotina, sanfonada. Ainda é possível combinar diferentes tipos de aberturas em uma mesma estrutura – como a esquadria de correr com giro; enfim, as possibilidades são inúmeras! Consulte um especialista e encontre o melhor tipo de esquadria para a sua necessidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *