Primary Navigation

Qual a melhor porta de vidro para sala?

A melhor porta de vidro para sala dependerá, principalmente, do espaço disponível no ambiente e dos desejos do usuário. Para isso a indústria oferece modelos como a porta de correr – considerada uma das melhores, porta sanfonada, porta pivotante, além das portas de abrir (tradicionais). A melhor opção é contar com consultoria especializada no assunto, pois a definição de qual a melhor porta de vidro para sala deve considerar também as normas regulamentadoras da ABNT.

 

Segundo consta na ABNT NBR 7199, as portas devem ser fabricadas com vidros de segurança (laminado, temperado ou aramado) ou, no caso de vidros instalado acima de 1,10 m em relação do piso, pode-se utilizar vidros comuns encaixilhados ou colados por todo o seu perímetro. Os vidros duplos também podem ser aproveitados desde que sejam compostos por um dos vidros indicados. Fique atento às normas regulamentadoras, pois arquitetura com vidros é coisa séria!

 

Ainda falando sobre qual a melhor porta de vidro para sala, destacamos que é possível aplicar beneficiamentos diversos nos vidros indicados para portas, criando modelos como os vidros fantasia (vidro impresso), vidro jateado e/ou acidado, vidro colorido, vidro de controle solar e até a porta de vidro inteligente (smart glass) – que altera sua aparência entre opaco e transparente em uma fração de segundo.

Tipos de porta de vidro

 

Como é fácil perceber, ao estudar qual a melhor porta de vidro para sala, as possibilidades de configuração da estrutura são inúmeras, por isso não hesite em procurar um profissional gabaritado no caso de dúvidas. Abaixo listaremos alguns dos modelos de porta de vidro mais populares no mercado.

 

Porta de correr

 

A porta de correr é classificada com um dos melhores modelos. Sua configuração é alternativa para ambientes com pouco espaço ou para integração de ambientes, por exemplo. Com uma porta de correr o ambiente ganha espaço, funcionalidade e estética facilmente.

– Porta Pivotante

Continuando nossa lista sobre qual a melhor porta de vidro para sala, as portas pivotantes se abrem e fecham através de um pivô, ou seja, a folha da estrutura gira em torno de um eixo vertical ao invés das dobradiças tradicionais. A porta pivotante é um modelo sofisticado e, devido ao seu modo de abertura, alternativa para ambientes com mais espaço.

– Porta sanfonada

Também denominada de porta camarão, esse tipo de porta se descola semelhante à uma sanfona, com as lâminas da estrutura se recolhendo uma sobre as outras através de um trilho. Este é outro modelo indicado para compor decoração de ambientes pequenos, pois ocupa pouco espaço.

 

– Porta de abrir

 

A porta de abrir é tradicional e a mais popular do mercado. Raramente referida como ‘porta de giro’, a abertura e fechamento deste modelo é realizado através de dobradiças. A porta de abrir é muito eficiente e alternativa para qualquer tipo de projeto, razão pela qual precisava figurar em nossa lista sobre qual a melhor porta de vidro para sala.

 

Já se seu projeto é inovador ou tecnológico, que tal apostar nas portas com vidro inteligente? Também denominado de vidro polarizado ou smart glass, esse modelo possui a capacidade de alterar sua aparência entre cristalino e translúcido rapidamente, através de um interruptor, celular e até mesmo comando de voz. Legal, né?

 

E para finalizar nosso artigo sobre qual a melhor porta de vidro para sala, reforçamos que a esses modelos (layout) é possível atribuir vidros com distintas funções, cores e aparências. Consulte um profissional habilitado para evitar que o barato saia caro e aproveitar todos os benefícios que a porta de vidro pode oferecer para sua edificação.

 

FAQ – Perguntas e Respostas

 

– Qual o melhor vidro para porta de correr?

 

O melhor vidro para porta de correr são os vidros de segurança, ou seja, vidro laminado, vidro temperado ou vidro aramado. Esses modelos de vidro são mais resistentes e oferecem segurança aos usuários até mesmo nos casos de estilhaçamento. Não se esqueça de consultar as normas da ABNT.

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.