Primary Navigation

Guarda-corpo de Vidro

Qual vidro utilizar em guarda-corpo?

Qual tipo de vidro para guarda-corpo? Resumidamente, segundo consta na NBR 7199 (norma ABNT para guarda-corpo de vidro), o vidro para utilizar em guarda corpo deve ser vidro de segurança, com ressalva para o temperado – que não pode ser utilizado sem laminação. É muito importante manter toda a projeção do guarda corpo de vidro dentro das normas técnicas para garantir funcionalidade, proteção e propriedades estéticas ao ambiente.

Tipos de vidro para guarda corpo

Em dúvidas sobre qual vidro utilizar em guarda-corpo? Veja abaixo as principais características dos tipos de vidros indicados para utilizar em guarda-corpo pela NBR 7199 da ABNT:

Guarda corpo de vidro laminado

O vidro laminado é o principal tipo de vidro indicado para guarda-corpo. Isso acontece porque ele oferece características de segurança não encontradas no vidro comum, por exemplo. O vidro laminado é fabricado a partir da junção de duas ou mais placas de vidro unidas a uma película de PVB muito resistente.

Além da resistência proporcionada pela junção de duas ou mais chapas de vidro, nos raros casos de quebra do vidro laminado a película de PVB fica responsável por segurar todos os estilhaços suspensos no guarda corpo, impedindo que os mesmos se espalhem pelo ambiente e pavimento inferior, praticamente anulando os riscos físicos aos usuários.

Outra propriedade singular proporcionada pela película PVB está no fato de que o vidro laminado, mesmo depois de quebrado, é capaz de manter o vão fechado para impedir acidentes mais sérios até a manutenção da estrutura. O vidro comum, por exemplo, quando quebrado se parte em grandes lâminas de vidro que se espalham pelo ambiente, deixando o vão do guarda corpo livre e gerando perigo de cortes sérios aos ocupantes.

Guarda corpo de vidro aramado

O vidro aramado, apesar de menos popular, também é um dos tipos de vidro para guarda corpo. Esse modelo de vidro conta com uma rede metálica em seu interior que fica responsável por manter todos os cacos de vidro suspenso ao guarda-corpo nos casos de quebra, mantendo o vão fechado e reduzindo os riscos de acidentes sérios até a manutenção da estrutura.

Guarda corpo de vidro temperado

O vidro temperado, apesar de estar na categoria de vidros de segurança, não pode ser utilizado de maneira solitária no guarda-corpo. Mesmo sendo um vidro extremamente resistente, o uso do vidro temperado para guarda corpo sempre deve ser acompanhado de laminação, cenário que garantiria a segurança completa dos usuários do local.

A laminação é necessária porque o vidro temperado, quando quebrado, se estilhaça por completo. Apesar dos cacos resultantes não oferecerem grandes riscos físicos às pessoas, o vão do guarda-corpo ficaria livre, facilitando a ocorrência de acidentes graves. O vidro laminado de temperado – como é conhecido o modelo – também é opção para ambientes onde haja chances de grandes impactos, como tumultos e aglomerações.

Estruturas insuladas também podem compor guarda-corpo de vidro. Nesse caso também existem ressalvas, pois o guarda corpo de vidro duplo só pode ser composto por placas laminadas e/ou aramadas, conforme demonstrado na NBR 7199 da ABNT.

Qual vidro utilizar em guarda-corpo
Qual vidro utilizar em guarda-corpo

Norma ABNT para guarda-corpo de vidro

Como o próprio nome indica, a principal responsabilidade do guarda-corpo é resguardar a segurança das pessoas, oferecendo proteção contra queda acidental para os usuários daquele pavimento e para os transeuntes do patamar logo abaixo. Considerando a importância do guarda-corpo para a proteção de todos, não é possível fabricá-lo com materiais que não apresentem características de segurança.

Analisando esse cenário, é preciso seguir à risca todas as normas indicadas na ABNT NBR 7199, que versa sobre a utilização dos vidros na construção civil e define as diretrizes para projeto, execução e aplicações do vidro na arquitetura. Esta é a norma que indica qual vidro utilizar em guarda-corpo e diversas outras estruturas envidraçadas.

Segurança na arquitetura é coisa séria. Não é possível optar pelos materiais mais baratos que não apresentem propriedades de segurança básicas. Por isso é importante contratar equipes especializadas que saibam como instalar guarda corpo de vidro mantendo a obra dentro das normas, garantindo assim todas as vantagens (funcionais, protetivas e estéticas) da estrutura para a edificação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.