Primary Navigation

Normas do Vidro – ABNT

Você sabe qual a importância das normas do vidro – ABNT para seus projetos arquitetônicos? Falando de maneira resumida, as diretrizes regulamentadoras da ABNT normatizam diversos serviços no Brasil; e no caso dos serviços de vidro, as regras tendem a padronizar os procedimentos para garantir a correta instalação, bom funcionamento, estética, qualidade, durabilidade, segurança, dentre outros.

É válido lembrar que as normas do vidro – ABNT estabelecem padrões tanto para os produtos, ou seja, determinam regras para a fabricação dos vidros, bem como para os serviços – como a instalação; além de determinar outras normas vidraceiro, como prova de carga em estrutura de concreto armado, normas de esquadrias, tipos de tratamentos de superfícies, etc.

Empresas sérias tendem a se comprometer com a harmonização e padronização de seus serviços junto as normas da ABNT. Dessa forma, uma empresa que segue as normas vidraceiro certamente terá melhor reputação, o que consequentemente resulta em maior visibilidade e rentabilidade. Além disso, ao seguir as normas do vidro – ABNT existe a certeza de que os produtos ou serviços oferecerão qualidade.

Principais normas ABNT vidros

Existem diversas normas importantes relacionadas ao setor vidreiro que merecem uma leitura cuidadosa por todos os profissionais do ramo. Ao aplicar essas normas os vidraceiros garante a qualidade dos serviços e facilitam concretização de melhorias e inovações dos processos. Veja abaixo alguns destaques.

Que vidro usar? ABNT NBR 7199

Uma das normas vidraceiro mais populares, a NBR 7199 – Vidros na Construção Civil – Projeto, execução e aplicações do vidro na construção civil indica qual tipo de vidro utilizar conforme a aplicação, além de fixar parâmetros para determinar a espessura do vidro.

ABNT NBR 14696 – Espelhos de prata

Continuando nossa lista sobre normas do vidro – ABNT, a NBR 14696 é a norma que padroniza os requisitos gerais e métodos de ensaios responsáveis pela garantia da durabilidade e qualidade dos espelhos de prata manufaturados.

ABNT NBR 15198 – Instalação de Espelhos

Já a NBR 15198 estabelece requisitos mínimos para o beneficiamento e instalação dos espelhos de prata a fim de garantir a durabilidade e proteção que dos exemplares.

NBR 10821 – Esquadrias para edificações

Dentre as normas do vidro – ABNT, essa fica responsável por normatizar os requisitos adicionais relacionado ao desempenho das esquadrias externas para edificações, independentemente do tipo de material envolvido.

Vidro laminado – NBR 14697

A NBR ABNT 14697 especifica as diretrizes gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários a fim de garantir a segurança e durabilidade do vidro laminado no universo da arquitetura e construção civil, indústria moveleira, dentre outros. A NBR 14697 ainda determina a metodologia de classificação do laminado como vidro de segurança.

Vidro temperado – NBR 14698

Essa norma regulamentadora estabelece os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para que o vidro temperado ofereça a segurança, qualidade e durabilidade esperada nas aplicações arquitetônicas (além dos eletrodomésticos da linha branca e indústria moveleira). A ABNT NBR 14698 também fixa a metodologia de classificação do temperado como vidro de segurança.

ABNR NBR 14718 – Guarda corpo para edificação

Dando continuidade à nossa lista sobre normas do vidro – ABNT, a NBR 14718 especifica os requisitos mínimos e métodos de ensaio para guarda corpos internos ou externos destinados ao uso coletivo ou privados, instalados em edificações habitacionais, industriais, comerciais, religiosas, esportivas, turísticas, culturais, terminais de passageiros, centros de saúde e educacionais.

Normas da ABNT relacionadas aos vidros de segurança

Os vidros de segurança são essenciais para a arquitetura com vidros e possuem diversas normas relacionadas, como:

– NBR 7334

– NBR 9492

– NBR 9493

– NBR 9494

– NBR 9498

– NBR 9497

– NBR 9499

– NBR 9501

– NBR 9502

– NBR 9504

ABNT NBR 14207 – Box de banheiro

Esse texto determina os requisitos para os materiais utilizados na projeção e instalação de box de banheiro de vidro de segurança em casas, hotéis e outras residências.

E para finalizar nosso artigo sobre normas do vidro – ABNT, é importante lembrar que ainda existem outras normas relacionadas ao universo da vidraçaria e arquitetura com vidros, como a NBR 16823, que aborda sobre a qualificação e certificação do vidraceiro, definindo parâmetros e requisitos para a qualificação de profissionais vidraceiros, além de facilitar que estes profissionais trabalhem com qualidade e segurança.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.