Primary Navigation

tipos-de-vidro

Quais os tipos de vidro e como utilizá-los

Os modelos de vidros oferecidos pela indústria vidreira são numerosos – sem contar com a possibilidade de combinação de tipos e customizações diversas. Entretanto, existem modelos de vidro que são figuras carimbadas em diversos segmentos devido às suas características singulares. Ficou curioso? Acompanhe o texto para saber quais os tipos de vidro e como utilizá-los.

Principais tipos de vidro e aplicações

O leque de opções oferecidos pelo mercado é, definitivamente, muito amplo. Isso faz com que o produto seja cada vez mais utilizado em diferentes comércios, seja por opção do usuário ou fabricante, seja por exigência das normas da ABNT. Dentre opções disponíveis, o mercado oferece modelos para trazer segurança, estética, inovação e praticidade. Veja abaixo alguns dos principais tipos de vidro e como utilizá-los.

– Vidro laminado: Vidros laminados são tipos de vidro indicados para aplicações onde o cliente deseja unir segurança e resistência. Devido à sua composição, o vidro laminado é mais resistente que o vidro comum e, quando quebrado, não espalha os estilhaços nem se desprende da estrutura. Por esse motivo o vidro laminado é a opção indicada para compor coberturas, telhados de vidro, etc.

É importante lembrar que o laminado é o tipo de vidro indicado para diversas outras finalidades, segundo a ABNT. Esse modelo de vidro aceita customizações (como furos e cortes), multilaminação (como vidros blindados) e aplicação de películas (interlayers) especiais, como o SentryGlas®.

– Vidro temperado: Outro modelo indicado para quem deseja resistência e segurança. O vidro temperado tende a ser, em média, 05x mais resistente que o vidro comum e, quando se quebra, parte-se em pequenos pedaços de vidro, incapazes de causar grandes ferimentos aos usuários. Entretanto, devido às suas características, esse modelo não pode ser furado ou cortado depois da têmpera.

O vidro temperado pode ser utilizado em aplicações comuns ou estruturas complexas, como muros de vidro ou guarda-corpos – sempre sob a orientação das normas da ABNT. Também pode ser aplicado com laminação (vidro laminado de temperado), cenário que traz ainda mais resistência e segurança para o modelo.

– Vidro Fantasia: O vidro fantasia, também conhecido como vidro impresso, é submetido à um procedimento que traz texturas para a placa de vidro. Por esse motivo é frequentemente utilizado em artigos decorativos ou em estruturas que visam garantir a privacidade e entrada de luz (como janela), pois as texturas proporcionam esse cenário. Os vidros canelado e  pontilhado, por exemplo, são tipos de vidro fantasia.

Quais os tipos de vidro e como utilizá-los

– Vidros serigrafados: Amplamente utilizado em decoração de espaços, o vidro serigrafado recebe uma camada de tinta que adere à superfície do vidro através do calor dos fornos de têmpera – o que o torna um vidro temperado, consequentemente. A serigrafia pode ser aplicada em toda a placa de vidro ou em partes. Vale destacar que a tinta não permite visualização nem passagem de luz, tornando o modelo em alternativa para divisórias e outras estruturas do gênero.

– Vidro colorido: Diferentemente do vidro serigrafado, o vidro colorido permite visualização e passagem de luz pela placa, pois o modelo ganha sua tonalidade durante sua fabricação, diretamente na massa. Com diversas cores disponíveis, esse é um dos tipos de vidro que pode ser utilizado em estruturas que mereçam destaque ou para enriquecer detalhes decorativos, pois a cor desse tipo de vidro não desbota ou descasca com o tempo.

– Vidro de segurança: O vidro laminado, vidro temperado e o vidro aramado são classificados como vidros de segurança. Essa categoria de vidro é indicada para diversas finalidades. Sua aplicação é definida pelas normas da ABNT e, dentre suas particularidades, os vidros de segurança se destacam por não oferecerem riscos físicos aos usuários em casos de estilhaçamento.

– Vidro autolimpante: O vidro auto-limpante dá continuidade à nossa lista sobre quais os tipos de vidro e como utilizá-los. Detentor de uma tecnologia única, os vidros autolimpantes se limpam sozinhos, ou melhor, precisam somente da ajuda do sol e da chuva – os raios UV desprendem os compostos orgânicos e a água da chuva lava toda a sujeira do vidro. São indicados para utilização em fachadas, coberturas e outras estruturas externas de difícil acesso para higienização.

– Vidro duplo: Também denominado de vidro insulado, esse modelo possui uma estrutura específica que permite a utilização de duas ou mais placas de vidro no mesmo elemento. A estrutura do vidro insulado também garante conforto térmico e acústico aos ambientes. Além disso, é possível utilizar tipos de vidro diferentes, trazendo combinações exclusivas e pensadas para sanar necessidades específicas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.