Primary Navigation

quais-os-atributos-um-vidraceiro-deve-ter

Quais os atributos o vidraceiro deve ter?

Uma profissão que requer muita habilidade e atenção – seja no momento de medir, cortar, transportar ou instalar o vidro. Não é por acaso que a profissão de vidraceiro ainda resiste no mercado de trabalho, mesmo com todo o avanço da tecnologia. Resumidamente, o vidraceiro é a pessoa que prepara, instala e realiza a manutenção do vidro, mas, de uma forma mais ampla, você sabe quais os atributos o vidraceiro deve ter?

Quais as habilidades que um vidraceiro precisa ter?

O profissional vidraceiro precisa desempenhar diversas habilidades e os bons profissionais estão cada vez mais raros. Ainda mais se considerarmos que os vidros se tornaram materiais indispensáveis para diversos segmentos da sociedade; e a capacitação e cursos para formar vidraceiros não são tão acessíveis, pois geralmente se concentra nos grandes centros comerciais.

O mercado da arquitetura e construção civil foi um dos segmentos agraciados com os benefícios do vidro. O uso do produto se popularizou graças à segurança elevada, estética singular e até mesmo economia gerada com a redução do consumo de energia elétrica e durante a realização dos acabamentos da edificação. Esse cenário exigiu a presença de mais vidraceiros no mercado, o que pode ocasionar na oferta de trabalhos de baixa qualidade e preços fora da realidade.

Por esse motivo é importante saber quais os atributos o vidraceiro deve ter, pois isso facilita na hora de contratar equipes responsáveis e capacitadas para tornar real o seu projeto de arquitetura com vidros. Veja abaixo alguns destaques sobre as habilidades esperadas de um vidraceiro.

Qualificação profissional do vidraceiro

Se você deseja saber quais os atributos o vidraceiro deve ter, saiba que no ano de 2020 a ABNT publicou um grupo de diretrizes e requisitos para a qualificação do vidraceiro. A NBR 16823 define as qualidades esperadas pelo vidraceiro, o campo de atuação e classifica suas competências, conhecimento e grau de escolaridade, técnicas, condições de trabalho, ferramentas, materiais necessários, dentre outros.

Quais os atributos o vidraceiro deve ter

NBR 16823 da ABNT

Segundo a norma ABNT 16823, o vidraceiro é o profissional responsável tanto pela instalação quanto pela manutenção dos vidros. Esse universo aborda a venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise dos materiais. Essa organização varia conforme o serviço, procedimentos necessários para execução do serviço, exigência das normas técnicas e respeito ao meio ambiente, saúde dos envolvidos e critérios de qualidade.

Sendo assim, podemos destacar alguns atributos que o vidraceiro deve ter conforme os pontos abordados no texto citado acima:

– Responsabilidade

O vidraceiro precisa ser totalmente responsável, tendo em vista que, quase sempre, todas as etapas de instalação de uma estrutura com vidros passarão por ele – ou por sua equipe. Dessa forma, é preciso responsabilidade para realizar as medições corretamente, indicar o uso dos vidros certo para cada aplicação, transportar e armazenar o produto com seriedade e instalar os vidros de maneira eficiente, considerando tanto os desejos do cliente quanto as normas regulamentadoras da ABNT.

– Conhecimento

Para conseguir desempenhar seus trabalhos com responsabilidade, é de suma importância que o vidraceiro possua conhecimento acumulado. A norma 16283 da ABNT estabelece, através de uma tabela, quais os conhecimentos necessários para o vidraceiro desempenhar seu trabalho com competência e responsabilidade.

Resumidamente, a norma dita que os conhecimentos podem ser absorvidos através de cursos e da experiência profissional, fazendo uma ressalva apenas com relação ao profissional vidraceiro especificador – que específica os vidros e componentes necessários para a estrutura se enquadrar às normas técnicas. Segundo a ABNT, o profissional especificador precisa ter ensino médio completo (ou correspondente), no mínimo.

– Campo de atuação

O profissional vidraceiro deve estar preparado para realizar procedimentos relacionados a:

– Instalação e manutenção de box padrão

– Sistemas autoportantes

Esquadrias

– Revestimentos decorativos verticais

– Revestimento de móveis

Vale lembrar que o campo de atuação do vidraceiro não está limitado a esses serviços, pois o mesmo pode buscar especialização em sistemas mais complexos, como coberturas de vidro, guarda-corpo e fechamento de sacadas com vidro.

– Competências

A classificação de competências é outro fator que define quais os atributos o vidraceiro deve ter, tendo em visto que existem quatro unidades de competência:

– Vendedor: Responsável por vender, estudar e expor todos os dados necessários para elaborar uma proposta comercial.

– Especificador: Profissional que vai determinar os vidros corretos e componentes indicados para manter a obra dentro das normas da ABNT.

– Transportador: Define a melhor maneira de transportar os vidros e os outros materiais da loja até o local de instalação.

– Instalador: Responsável pela instalação e manutenção do vidro, sempre submetendo toda a instalação às normas da ABNT.

Ainda comentando sobre quais os atributos o vidraceiro deve ter, destacamos que um mesmo profissional pode realizar todas as competências acima descritas. Além disso, cada uma dessas tarefas possui uma tabela definindo os padrões de competência e desempenhos necessários para sua execução.

É importante contratar os serviços de equipes capacitadas, pois a arquitetura com vidros é coisa séria. Ao contratar profissionais para instalação de vidros, certifique-se de que está contratando serviços especializados, responsáveis e com conhecimento adequado para evitar que o barato saia caro e coloque em risco a sua segurança e dos demais usuários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.