Primary Navigation

Vidro Temperado

Porque o Vidro Temperado pode quebrar?

Existem algumas razões que explicam por que pode ocorrer a quebra instantânea do vidro temperado. Um dos motivos porque o vidro temperado pode quebrar consiste na presença de níquel de sulfeto em sua composição, entretanto, o modelo também pode ceder a grandes cargas ocasionadas por impactos, instalação inadequada, atrito do vidro com o metal, má qualidade, presença de apoio de fixação muito rígidos, etc.

É importante destacar que vidros temperados de qualidade oferecem baixos índices de quebra instantânea, pois além de ter melhores acabamentos e passam por testes prévios para verificar a presença de níquel de sulfeto nas placas de vidro. Além disso, o vidraceiro pode prevenir episódios de quebra ao realizar a especificação adequada e instalação correta. Por esse motivo é importante recorrer a empresas confiáveis especializadas no assunto, que se comprometam a monitorar e controlar para que toda a obra fique dentro das normas da ABNT.

Vidro temperado

Para entender porque o vidro temperado pode quebrar é preciso antes compreender suas particularidades. Isso acontece porque algumas características do modelo; ou até mesmo falhas nas etapas de produção podem facilitar a presença de fissuras ou outros elementos que deixam a placa de vidro temperado suscetível à quebra instantânea, passando a falsa impressão de que o vidro temperado é frágil.

Entenda mais sobre porque o vidro temperado pode quebrar. O vidro temperado é fabricado a partir da submissão da placa de vidro à tempera, ou seja, fornos com altas temperaturas que ficarão responsáveis por aquecer e expandir as moléculas do vidro. Após esse processo, a superfície da chapa de vidro é resfriada e solidificada – com as moléculas interiores ainda expandidas – criando uma tensão que garante a resistência elevada dos vidros temperados.

O que acontece quando o vidro temperado quebra?

Em alguns casos essa tensão pode ser a responsável pela quebra espontânea do vidro temperado. Isso acontece porque, independente do tratamento térmico, quando o vidro sofre algum impacto causador de rachadura, se esse estresse atingir o ponto de tensão, ocorrerá uma liberação de energia, fazendo com que toda a placa do vidro fique estilhaçada em pequenos pedaços de baixo poder de corte.

É importante destacar que essas trincas podem ocorrer a partir das bordas e cantos, áreas frágeis de todo tipo de vidro, entretanto, em outros modelos não existe a liberação de energia, ou seja, não provocam o estilhaçamento do vidro. Por esse motivo devemos adquirir materiais de qualidade, pois um mal acabamento das bordas da chapa ou danos durante a fabricação podem contribuir para a quebra instantânea do vidro temperado. Veja abaixo uma lista do porque o vidro temperado pode quebrar:

– Inclusão de partículas de Níquel de sulfeto na massa do vidro. Essas partículas são invisíveis e podem causar rachaduras no vidro temperado após o aquecimento da placa pelo calor solar. É importante lembrar que existe procedimentos térmicos complementares à tempera que destaca os vidros com probabilidade de quebra instantânea por Níquel de sulfeto.

– Má fabricação. Beneficiamentos de má qualidade não eliminam por completo a presença de pequenas fissuras nas bordas do vidro, cenário que pode contribuir para a quebra do vidro temperado.

– Cargas elevadas ocasionadas por impactos. Apesar de o vidro temperado ser em média 05x mais resistente que o vidro comum, pode sofrer estresse e estilhaçar dependendo da força do impacto – principalmente em seus cantos e bordas.

– Má instalação do vidro temperado. Uma instalação realizada fora das normas regulamentadoras da ABNT expõe os vidros temperados a situações que colaborariam para sua quebra instantânea, como contato com metais e fixações muito rígidas capazes de gerar uma carga concentrada na placa.

Para diminuir a ocorrência de quebra instantânea do vidro temperado é de extrema importância recorrermos à serviços especialistas que sabem porque o vidro temperado pode quebrar, pois quando utilizado produtos de qualidade e instalado da maneira correta os episódios de quebra do vidro temperado são mínimos. Não opte pelo barato, e escolha sempre uma equipe especializada para trabalhar em seus projetos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.