Primary Navigation

Como Limpar Vidros e Espelhos

A limpeza de vidros e espelhos não deve ser uma tarefa difícil. Na maioria dos casos, um pano de algodão umedecido com álcool ou com água e sabão neutro é suficiente para manter o espelho ou o vidro limpo e impecável. Em outras ocasiões pode ser preciso recorrer a soluções específicas – como desengordurantes, porém, o ideal é sempre evitar produtos abrasivos que possam danificar o vidro ou espelho. Entenda mais sobre como limpar vidros e espelhos abaixo!

Sempre seque o espelho ou vidro imediatamente

Uma dica muito interessante sobre como limpar vidros e espelhos consiste em secar o material imediatamente após a aplicação do produto de limpeza – pois essa ação evita manchas na superfície do vidro ou do espelho. Considere realizar a limpeza desses materiais em dias nublados, pois nos dias quentes os produtos de limpeza costumam secar rapidamente, ocasionando em manchas que acabam dificultando e prolongando a tarefa.

Evite jogar água ou produtos diretamente nos espelhos

Falando de espelhos, necessariamente, o mais indicado é umedecer o pano com a solução de limpeza antes de aplicá-la; e nunca jogar água ou os produtos diretamente no espelho, pois isso pode danificar o material ao trazer manchas escuras de oxidação impossíveis de serem retiradas. Para facilitar ainda mais a tarefa, aconselhamos aplicar os produtos e/ou outras soluções em um pano de algodão que não solte fiapos.

Faça limpezas periódicas

Ainda falando sobre como limpar vidros e espelhos, realize a limpeza dos vidros e espelhos periodicamente, conforme o fluxo de materiais orgânicos (poeira) presentes na sua região, pois caso a sujeira se acumule pode ser necessário recorrer a mangueiras e/ou baldes (no caso de vidros, pois não é indicado direcionar jatos de água em espelhos).

Combine movimentos para limpeza perfeita

Especialistas ainda afirmam que a limpeza do espelho ou vidro exige movimentos certos, no caso:

Limpeza de espelho: Como limpar espelho para não ficar manchado? Realize movimentos circulares com uma esponja macia e detergente (ou álcool) até remover todos os pontos de sujeira. Seque com um papel toalha, também realizando movimentos circulares para garantir o brilho e nitidez do espelho.

Limpeza de vidros: Como limpar vidros manchados? No caso de vidros transparentes o indicado é realizar movimentos circulares até remover toda a sujeira e, antes de secar, utilizar o pano úmido para fazer movimentos horizontais (em uma superfície) e verticais (na outra superfície). Essa técnica tende a revelar manchas, facilitando a limpeza final.

Evite produtos abrasivos

Ainda fornecendo dicas de como limpar vidros e espelhos, é de extrema importância que não utilizemos produtos abrasivos – como ácidos – ou materiais que possam causar danos à superfície do vidro ou espelho – como esponja de aço, lixa ou o lado abrasivo da esponja tradicional. No caso de limpezas muito pesadas, recorra a soluções específicas comercializadas em vidraçarias e evite danificar suas peças.

Veja dicas para limpar vidros e espelhos

– Para limpeza leve uma solução contendo algumas gotinhas de detergente e água morna é capaz de limpar com perfeição a superfície de vidros e espelhos. A finalização pode ser com pano seco e papel toalha, pois auxilia a trazer de volta o brilho natural dos materiais.

– Utilize panos secos que não soltem fiapos. Uma boa alternativa sobre como limpar vidros e espelhos consiste em utilizar panos de algodão ou de microfibra. Na falta desses, recorra a papel toalha de boa qualidade, como já comentado acima.

– Lembre-se de que espelhos possuem uma camada de prata em sua composição que, se entrar em contato com a água, pode oxidar e trazer manchas pretas na superfície do espelho. Para dificultar esse cenário evite direcionar jatos de água diretamente aos espelhos.

Essas são técnicas infalíveis! Seguindo essas dicas básicas de como limpar vidros e espelhos é possível manter os materiais (e suas devidas aplicações) sempre bonitos e impecáveis, chamando a atenção de todos à volta. Acompanhe artigos como esse em nosso site!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.