Primary Navigation

O que precisa pra colocar uma porta de vidro?

O que precisa pra colocar uma porta de vidro?

A instalação da porta de vidro deve ser realizada de maneira cirúrgica para garantir os fatores estéticos, funcionais, estanqueidade, dentre outros. Para saber o que precisa pra colocar uma porta de vidro devemos considerar antes o modelo que será instalado. Uma porta de vidro tradicional, por exemplo, exige técnicas diferentes do que as requeridas para a instalação de uma porta de vidro pivotante. Destacamos ainda que é preciso adequar toda a estrutura às normas da ABNT.

Sendo assim, nossa equipe preparou um artigo indicando o que precisa pra colocar uma porta de vidro, considerando os modelos mais requisitados no mercado. Porém, lembre-se de que a instalação da porta de vidro deve ser realizada por pessoas habilitadas e em conformidade com as normas regulamentadoras para evitar que o barato saia caro! Veja abaixo algumas considerações:

Como colocar porta de vidro de abrir

A porta de vidro de abrir inicia nosso artigo sobre o que precisa pra colocar uma porta de vidro, pois são os modelos mais procurados na indústria. Com uma medida padrão (210 cm x 080 cm), a instalação da porta de vidro de abrir é considerada simples para quem possui experiência na área. Resumidamente, será preciso realizar a medição e marcação, considerando fatores como área de abertura, altura, etc. Após a marcação é preciso instalar as dobradiças e realizar a fixação da estrutura.

Como colocar porta de vidro de correr

A instalação da porta de vidro de correr é indicada para ambientes que desejam aproveitar o máximo de espaço disponível. Indicando resumidamente o que precisa pra colocar uma porta de vidro de correr, além da marcação e medição de fatores como abertura, é necessário ainda corrigir o nivelamento do solo e das paredes para facilitar a abertura e fechamento da porta.

A estrutura que acomodará o vidro consiste em um trilho na parte inferior e outro na superior. É imprescindível que ambos trilhos estejam completamente alinhados, pois caso contrário o usuário encontrará problemas para fechar e abrir a porta, além de colocar todo o trabalho em risco e/ou ter prejuízos com uma nova instalação. Para finalizar, o instalador precisa garantir a estanqueidade no momento da instalação (fixação) da porta.

O que precisa pra colocar uma porta de vidro?

Como instalar porta de vidro pivotante

Dando continuidade ao nosso texto sobre o que precisa pra colocar uma porta de vidro, as portas pivotantes de vidro são indicadas para projetos singulares devido ao seu design sofisticado. Para instalar porta de vidro pivotante é preciso instalar pinos de sustentação (na parte de baixo e de cima), pois esse modelo não utiliza dobradiças para abertura e fechamento. Estes pinos devem estar totalmente alinhados, pois criarão um eixo vertical para abrir e fechar a porta.

Instalação de porta de vidro

A melhor alternativa para esses casos é procurar consultoria especializada no assunto. Profissionais qualificados sabem o que precisa pra colocar uma porta de vidro, independente do modelo. Considere que se trata de uma estrutura que ficará responsável pelo controle de diversos agentes (como intempéries e pessoas) e, além disso, se utilizado vidros errados, a estrutura pode ser perigosa. Por estes e outros motivos a porta de vidro deve ser instalada conforme determina as diretrizes regulamentadoras.

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual vidro colocar na porta?

Segundo determina a ABNT, se a porta possuir vidros instalados abaixo de 1,10 m em relação ao piso deve-se colocar vidros de segurança. No caso de portas com vidros acima de 1,10 m, além dos vidros de segurança, também é possível colocar os vidros comuns – desde que encaixilhado ou colado por todo o perímetro.

– Como tornar a porta de vidro mais segura?

A principal dica para tornar a porta de vidro mais segura é manter a projeção e instalação da estrutura dentro das normas da ABNT. Além disso, é preciso cuidado dos usuários para evitar impactos violentos – principalmente nas bordas do vidro – e realizar manutenções preventivas regularmente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.