Primary Navigation

Como colocar cacos de vidro no lixo?

Acomodar os pedaços de vidro em recipientes de difícil perfuração – como caixa de leite, caixa de papelão, garrafa pet – e identificar o lixo como vidro quebrado são alguns dos cuidados essenciais no momento de colocar cacos de vidro no lixo, pois essa ação evita acidentes com os profissionais da indústria. É importante também que o vidro esteja livre de terra, tampas e sujeiras diversas (rótulos podem ficar), pois esse cenário facilita o processo de reciclagem do material.

 

Veja nesse texto mais dicas sobre como colocar cacos de vidro no lixo ou como descartar pedaços grandes de vidro. Lembramos que toda atividade com vidros deve ser realizada com muita paciência e seriedade, principalmente quando o assunto é vidro quebrado, tendo em vista que alguns modelos geram lascas pontiagudas capazes de ferir gravemente. Cuidado, negligenciar isso pode custar caro!

Onde descartar restos de vidro?

A principal alternativa é encaminhar os restos de vidro para os centros de reciclagem – ou possibilitar que isso ocorra, direcionando os cacos de vidros aos catadores, por exemplo. Para isso, como já comentado no começo do artigo sobre como colocar cacos de vidro no lixo, é preciso acomodar os cacos de vidro em embalagens que dificultem acidentes com os profissionais responsáveis pela destinação do seu lixo. Sendo assim, descarte os restos de vidro em:

 

– Caixa de papelão

 

– Caixa de leite

 

– Garrafa pet

 

– Folhas de jornal

 

– Plástico bolha

 

Em todos os casos é preciso que o pacote esteja identificado como sendo caco de vidro, e isso serve inclusive para os vidros não recicláveis, como o vidro temperado, espelho, etc. No caso de pedaços grandes de vidro, envolva com papelão ou plástico ou bolha, por exemplo. Não se esqueça de lacrar muito bem o pacote (de qualquer tamanho), para que não abra e ofereça riscos aos catadores durante o manuseio.

Como colocar vidro na lixeira?

Dispensar o vidro de maneira correta é primordial para a indústria do vidro, pois esse ato colabora de diversas formas para a cadeia produtiva. Considere, principalmente, que devemos descartar resto de vidro com segurança para evitar que os catadores se machuquem durante seu ofício. Segurança em primeiro lugar e, por isso, é importante saber como colocar cacos de vidro no lixo.

 

Além disso, você sabia que o vidro é um material que não apresenta perdas em seu processo de reciclagem? Isso quer dizer, por exemplo, que 10kg de caco de vidro, após todo o processo de reciclagem, resultará em 10 kg de vidro novo? Ou seja, entender como colocar cacos de vidro no lixo é vantajoso e também pode evitar a retirada de recursos da natureza e o despejo de toneladas de CO2 na atmosfera.

 

Pra se ter uma noção dos números e o quão importante é esse procedimento para o meio ambiente, há dados indicando que a cada 10% de caco de vidro que é agregado no processo de fabricação do produto, evitamos a emissão de CO2 na atmosfera em aproximadamente 05% e diminuímos o consumo de energia em 2,5%. Interessante, não?

 

Em outras palavras, saber como colocar cacos de vidro no lixo contribui com o processo de reciclagem do vidro, o que diminui a poluição do ar, economiza energia, preserva nossos recursos naturais e, como evita que o vidro vá parar na natureza, reduz a poluição da água e solo, por exemplo. Além disso tudo, a reciclagem permite que algo que seria inutilizado tenha um novo ciclo produtivo, por isso considere encaminhar seus cacos de vidro para a reciclagem. Todos agradecemos. Acompanhe o blog do Barato com Qualidade para mais informações sobre o mundo do vidro!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.