Primary Navigation

Saiba qual o vidro certo para cada instalação

Vidro para fachada

Fachadas em pele de vidro é uma tendência que veio para inovar e modernizar edificações dos mais variados estilos, sejam comerciais, residenciais ou empresariais. Afinal, vidro para fachada proporciona uma gama de benefícios e muita versatilidade para criar projetos diferenciados.

No entanto, ao considerar ter fachada em vidro na construção, vale fazer uma boa pesquisa sobre qual tipo de vidro utilizar. Isso porque existem vários modelos, com diferentes vantagens entre si para se adaptar a qualquer obra.

Para instalações em fachadas, especificamente, a norma NBR 7199 – Vidros na Construção Civil indica os vidros laminados, laminados temperados e aramados. Esses tipos de vidro são classificados como vidros de segurança e entregam ótima qualidade no quesito resistência e proteção aos usuários.

Dessa forma, a partir desses materiais, podem surgir diversas variações de vidro para fachada. Quer descobrir quais os modelos mais utilizados? Acompanhe este artigo até o fim!

Qual vidro para fachada?

Há uma diversidade de vidros aplicáveis em fachadas, todas entregando muito requinte e praticidade aos projetos arquitetônicos. Para além da beleza, cada tipo tem funcionalidades próprias. Confira os modelos mais buscados:

Vidro Insulado

Também conhecido como vidro duplo, o vidro insulado é a opção perfeita para quem preza por conforto acústico. Esse modelo de vidro para fachada é feito com duas chapas de vidro intercaladas por um interlayer acústico — dispositivo que tem o papel de isolar o som na área interna.

Por esta razão, o vidro insulado é altamente indicado para compor fachadas de edifícios em centros muito barulhentos, amenizando a poluição sonora no local. A estrutura costuma fazer parte de espaços como escritórios, gravadoras, clínicas, hospitais e outros ambientes que necessitam de mais silêncio.

Vidro colorido

Em projetos que procuram por um apelo mais decorativo, o vidro colorido não deixar a desejar em estética. Para fachadas, o mais recomendado é a pintura serigrafada, já que a tinta é incorporada ao vidro de forma mais eficiente, proporcionado sua maior durabilidade e coloração em ambos os lados da chapa.

O vidro colorido costuma ser encontrado em arquiteturas de museus, jardins de inverno e outras obras que valorizam o visual.

Vidro de controle solar

Em locais muito quentes, especialmente em zonas tropicais em áreas urbanas, o calor intenso pode ser um empecilho na hora de aproveitar a entrada de iluminação natural no ambiente. Entretanto, com a fachada de vidro de controle solar, é possível permitir a passagem de luz solar sem sofrer com a radiação.

Isso porque, neste caso, o vidro é estruturado de forma que reduza a entrada de raios UV, contribuindo para maior conforto térmico no ambiente. Com a redução do calor na construção, outra vantagem deste tipo de vidro é a economia energética diante da menor necessidade de se utilizar ar condicionado, ventilador e outros equipamentos de climatização.

Vidro autolimpante

Sendo mais indicado para instalações em construções localizadas em ambientes com alto índice de poluição — como perto de indústrias e aeroportos —, o vidro autolimpante para fachada é uma boa escolha na hora de facilitar a manutenção do artigo.

Por ser fabricado de forma com que o vidro não acumule sujeira ou manchas em sua superfície, o vidro autolimpante pode ser considerado uma solução inteligente e sustentável, principalmente para projetos de grande porte.

Vidro polarizado

Aliando a possibilidade de escolha entre ter mais privacidade ou total transparência do vidro, o vidro polarizado é uma alternativa para balancear essas funcionalidades. Essa estrutura para fachada traz alta tecnologia, desenvolvida com partículas dispersas em um cristal líquido que reagem a corrente elétrica.

Dessa forma, em seu estado natural o vidro fica opaco, impossibilitando a visibilidade através da peça. Quando as moléculas são provocadas, então o vidro fica transparente. Logo, para instalações em fachadas residenciais ou até mesmo empresariais (como lojas, hotéis, consultórios médicos e hospitais)

Vantagens da fachada de vidro

Por serem fabricados em vidro laminado ou laminado temperado, geralmente, os vidros para fachada apresentam alto nível de segurança. No caso do vidro laminado, a peça é confeccionada com duas chapas de vidro unidas por uma película de polivinil butiral, fazendo com que em acidentes com a quebra da estrutura, os cacos fiquem retidos nesta camada.

Por outro lado, o vidro laminado temperado traz duas ou mais chapas de vidros submetidos ao processo de têmpera e adicionados ao modelo laminado. Com isso, a vidraça assegura ótima resistência a impactos, além da segurança do vidro laminado.

Além do mais, a fachada de vidro também traz como vantagem o seu lindo visual estético, capaz de valorizar qualquer projeto. O vidro laminado utilizado em fachadas ainda conseguem filtrar cerca da entrada de 99% dos raios UV, diminuindo significativamente o desconforto térmico provocado pelo calor. Isso sem contar que a baixa entrada de luz UV no ambiente interno promove a maior durabilidade de móveis, tecidos e carpetes.

Qual a espessura do vidro para fachada?

De modo geral, a espessura do vidro aplicado em fachadas vai depender de fatores como o caimento do telhado, tamanho da chapa, tipo de vidro utilizado, entre outros aspectos. Outro ponto de destaque é que quanto maior o vão, maior será a espessura do vidro para fachada.

É comum se encontrar chapas medindo 10 mm de espessura — isso quando o vão a ser trabalhado mede 2 m X 1,10 m. Porém, é importante lembrar que a espessura vai variar de acordo com cada projeto.

Além disso, é fundamental que o consumidor busque especialistas para realizar a confecção deste produto de forma segura e funcional para atender as necessidades da obra.

Vale a pena ter fachada de vidro na construção?

Ao pôr em análise a relação custo benefício, o vidro para fachada entrega é uma alternativa que vale o investimento. A fachada com envidraçamento proporciona flexibilidade para ser trabalhada em diversos tipos de construções, segurança, conforto e funcionalidades que variam conforme cada seleção de vidro.

Ademais, o vidro é um artigo de simples manutenção, oportuniza mais aproveitamento do espaço e pode ser trocado com mais praticidade do que uma estrutura em concreto na obra. Essas características, por sua vez, entregam economia ao longo do tempo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.