Primary Navigation

Saiba qual o vidro certo para cada instalação

Glazing

A fachada de vidro estrutural glazing apresenta estética singular. Nesse modelo as placas de vidro são acomodadas e coladas em caixilhos especiais pelo lado de fora da estrutura de sustentação da fachada. Essa técnica faz com que a junções entre as placas de vidro sejam quase imperceptíveis, trazendo inovação e muito valor estético às edificações.

Muito utilizado em revestimento de fachadas prediais e residenciais, o glazing também oferece resistência e segurança às estruturas. Além da utilização de vidros de segurança, esse tipo de fachada utiliza silicone estrutural especial para colar o vidro e transferir toda a carga da fachada para a estrutura de sustentação.

O silicone estrutural ainda fica responsável por garantir a estanqueidade da fachada, trazer flexibilidade para a estrutura e se acomoda facilmente aos processos de dilatação e/ou contração do vidro. Interessante, não? Não é por acaso que o vidro estrutural glazing está cada vez mais popular e é considerado a menina dos olhos dos profissionais da arquitetura e construção civil.

Vidro estrutural glazing

A fachada glazing deixa qualquer edificação mais leve e clean a partir do momento em que esconde suas estruturas metálicas de sustentação da visão dos usuários. Além dos fatores estéticos que agradam até os clientes mais exigentes, as fachadas envidraçadas glazing possuem outros benefícios e particularidades.

Considerando a existência de vidros especiais, precisamos destacar que a fachada com vidro estrutural glazing pode ser agraciada com características como conforto térmico, privacidade, alívio acústico, segurança, valorização do imóvel, dentre outros. Para isso, basta realizar um estudo direcionado para definir qual o melhor tipo de vidro a ser utilizado na estrutura. Como exemplos podemos citar os:

– Vidros de conforto térmico;

– Vidro acústico

– Vidro extra clear

– Vidro laminado SentryGlas®

– Vidros coloridos

– Vidro refletivo

Saiba qual o vidro certo para cada instalação

O vidro refletivo, também chamado de vidro espelhado, é uma ótima alternativa para composição da fachada glazing, pois além de possuir beneficiamentos térmicos, o modelo traz privacidade e contribui para a camuflagem dos caixilhos, pilares e vigas da estrutura de sustentação. De uma forma ou de outra, os vidros indicados para compor a fachada glazing devem ser:

– Laminados

– Aramados

– Insulados (composto pelos vidros indicados)

– Temperado (com ressalvas)

– Vidro comum (com ressalvas)

Na instalação de fachadas os vidros temperados (sem laminação) só podem estar presentes quando forem instalados ACIMA da cota de 1,10 m em relação ao piso ou, no caso de estar ABAIXO da cota de 1,10 m em relação ao piso devem estar no pavimento térreo, com desnível MENOR que 1,5 m ou totalmente plano.

Já o vidro float – vidro comum – só pode ser utilizado em fachadas quando o vidro estiver ACIMA da cota de 1,10 m em relação ao piso e, ainda assim, deve ser colado por todo o seu perímetro. Essas condições ocorrem, principalmente, devido ao tipo de fragmentação dos dois modelos citados.

Glazing fachada

Apesar de inovador, o envidraçamento de fachadas glazing existe há muitos anos. Com o avanço da tecnologia e maior acesso aos recursos estruturais e beneficiamentos do vidro, o modelo se popularizou e passou a compor projetos arquitetônicos singulares capazes de atribuir uma assinatura única aos profissionais e transformar um prédio em referência geográfica, por exemplo.

Entretanto, é válido destacar que, por se tratar de arquitetura com vidros em painéis especiais, é muito importante que todo o projeto seja elaborado por equipes especializadas e, principalmente, profissionais responsáveis, pois esse tipo de estrutura não aceita erros de cálculos, negligência ou imprudência técnica.

Cuidado para o barato não sair caro! Realize uma consultoria especializada com profissionais especializados em instalação de glazing, capazes ouvir, estudar e alinhar os desejos dos clientes com as normas da ABNT, pois dessa forma existe a certeza de que seu dinheiro será investido em uma estrutura que, além de bela, será muito segura e funcional!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.