Primary Navigation

Cobertura de vidro - Vantagens e Desvantagens

Vantagens e desvantagens da cobertura de vidro

Carregada de particularidades distintas, as coberturas em vidro são capazes de transformar por completo um ambiente – seja ele interno ou externo. Entretanto, é importante saber as vantagens e desvantagens da cobertura de vidro e qual a melhor maneira de aproveitar os benefícios e/ou evitar os inconvenientes que podem surgir a partir o uso dessa estrutura. Por esse motivo preparamos esse texto com as principais vantagens e desvantagens da cobertura de vidro; veja abaixo.

Telhado de vidro

Todos sabemos de todos os benefícios que o vidro é capaz de proporcionar à arquitetura. O uso da tecnologia correta propicia a criação de estruturas envidraçadas únicas, com todos os predicados de segurança e estética trabalhando em harmonia. Resumidamente, o uso do vidro na arquitetura é capaz de agradar até o mais exigente dos consumidores.

Com as coberturas de vidro isso não seria diferente. Os diferentes tipos de vidros existentes são capazes de trazer particularidades distintas à cobertura – e ao espaço onde ela estiver instalada. Graças ao material a cobertura em vidro é capaz de proteger a área das intempéries enquanto decora e traz conforto para o ambiente.

Com a cobertura de vidro é fácil amplificar a oferta de luz natural nos ambientes e criar barreiras contra ruídos, por exemplo. Em contrapartida, a tecnologia aplicada nos vidros atualmente permite aos profissionais diminuir – ou até mesmo eliminar – todas as desvantagens da cobertura de vidro. Basta utilizar o vidro indicado para cada aplicação e necessidade.

Cobertura de vidro: Vantagens e desvantagens

É preciso destacar que, para que todas as vantagens da cobertura de vidro estejam presentes e as desvantagens sejam anuladas ou minimizadas, é de suma importância contratar os serviços de equipes qualificadas, capazes de adequar todo o projeto de cobertura com vidro dentro das normas e diretrizes da ABNT.

Somente um projeto dentro das normas é capaz de garantir a segurança e funcionalidade da estrutura. Além disso, a experiência do profissional habilita o mesmo a indicar tipos de vidros para cobertura que ofereçam a estética desejada pelo usuário e agreguem conforto ao espaço. E sempre que uma oferta estiver fora do contexto, desconfie! Conheça abaixo as principais vantagens e desvantagens da cobertura de vidro:

Vantagens e desvantagens da cobertura de vidro
Vantagens e desvantagens da cobertura de vidro

Vantagens da cobertura de vidro

– Iluminação natural: A transparência do vidro permite ampla entrada de luz natural nos ambientes. Essa é uma das principais vantagens da cobertura de vidro, pois proporciona bem estar, destaca a decoração e ainda pode trazer economia de dinheiro – ao diminuir o uso de luzes artificiais.

– Amplitude aos espaços: Com a cobertura em vidro fica fácil alcançar amplitude nos espaços. Isso ocorre porque o vidro, de certa forma, dá a sensação de ausência de limites no local. Além disso, a vasta iluminação natural também auxilia na missão de amplificar o espaço dos ambientes.

– Agregar ambientes: O que você acha sobre a ideia de transportar um cenário exterior para dentro de casa? Com o telhado de vidro é possível, por exemplo, apreciar aquela bela noite estrelada de dentro de casa.

– Conforto acústico: Por ser um material totalmente sólido, o vidro, naturalmente, cria uma barreira contra o som. Além disso, o mercado vidreiro oferece películas especiais para trazer ainda mais conforto acústico para o ambiente. Interessante, não?

– Baixa manutenção: Você sabia que o vidro apresenta deterioração que beira a zero? Isso quer dizer o material não se desgasta com facilidade, cenário que fará com que os vidros para cobertura durem muitos anos. Além disso, o material exige pouco esforço e insumos para realizar a limpeza.

– Resistência: O vidro laminado – tipo de vidro para usar na cobertura segundo a ABNT – é fabricado a partir de duas placas de vidro (ou mais) unidas por uma película especial. Nos raros casos de estilhaçamento, a película fica responsável por manter todos os pedaços unidos e o telhado fechado até a manutenção da cobertura de vidro.

– Estética: As características minimalistas do vidro permitem que a cobertura em vidro exerça funções estéticas com maestria. Isso quer dizer que a cobertura de vidro se encaixará em qualquer tipo de decoração com muita facilidade.

Desvantagens da cobertura de vidro

As desvantagens da cobertura de vidro estão relacionadas, geralmente, a má execução da obra. Detalhes como uso do vidro errado ou inexperiência dos profissionais contratados para instalar a estrutura interferem diretamente nas vantagens e desvantagens da cobertura de vidro, como por exemplo:

– Aquecimento: Quando não planejado corretamente, o telhado de vidro pode trazer aquecimento excessivo ao ambiente. Isso acontece devido ao uso errado do vidro durante a projeção da estrutura. É importante lembrar que o mercado vidreiro oferece vidros capazes de oferecer conforto térmico ao barrar os raios UV e evitar o aquecimento excessivo do local.

– Estanqueidade: A instalação da cobertura de vidro deve ser cirúrgica a fim de garantir a vedação da estrutura. Além disso, é preciso utilizar os insumos indicados para cada situação para evitar vazamentos e outros problemas de estanqueidade.

– Preço da cobertura de vidro: O valor da cobertura feita de vidro é mais alto se comparado com coberturas similares. Entretanto, o vidro agrega vantagens aos locais que não seriam possíveis de alcançar com o uso de outros materiais. Trata-se de um investimento.

Como já comentamos, para diminuir as principais desvantagens da cobertura de vidro, basta adequar a estrutura às normas da ABNT e contar com o auxílio de profissionais aptos a oferecer a melhor opção para sua necessidade. Em caso de dúvidas, mantenha contato com nossa equipe!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.