Primary Navigation

Como limpar o espelho sem danificar

Dicas de como limpar o espelho sem danificá-lo.

Dicas de como limpar o espelho sem danificá-lo – Saber como limpar espelho pode evitar riscos, avarias e, inclusive, a terrível mancha preta no espelho – que se revela por dentro do produto, fruto da oxidação da camada refletora. Realizar a correta limpeza do espelho garante que o produto mantenha suas características intrínsecas em destaque, cultivando sua beleza e funcionalidades por muito mais tempo. Se você ficou curioso, veja abaixo algumas dicas de como limpar o espelho sem danificá-lo.

Como limpar espelho?

A limpeza do espelho, apesar de simples, é capaz de danificar o espelho se realizada de maneira inadequada. Não saber como limpar o espelho pode proporcionar avarias, como riscos e outros problemas estéticos. Você sabia, por exemplo, que em alguns casos as manchas dentro do espelho aparecem devido a limpeza errada do produto?

Para compreender como a limpeza inadequada pode proporcionar manchas no espelho, é preciso entender que a camada refletora do espelho é composta por uma película de prata, um metal que se exposto ao oxigênio corre o risco de oxidar, ou seja, a película de prata pode enferrujar – o que resulta nas manchas escuras dentro do espelho. E essas manchas, infelizmente, não saem.

Entretanto, se não tem como limpar espelho manchado, é possível evitar que as manchas apareçam. Para dificultar o aparecimento de manchas no espelho, além de adquirir produtos de boa qualidade, é preciso impedir o acúmulo de água e umidade nas bordas e traseira do espelho, por exemplo. Sendo assim, nossa primeira das dicas de como limpar espelho consiste em não usar jatos de água diretamente na superfície do espelho.

como limpar o espelho sem danificá-lo
como limpar o espelho sem danificá-lo

Qual é o melhor produto para realizar a limpeza do espelho?

O melhor método para limpar espelho é com um pano levemente umedecido com água morna – se possível – e sabão (ou detergente neutro). O pano com álcool também é uma das maneiras de limpar o espelho sem danificá-lo. Além disso, se for possível a utilização de um pano de microfibra, é aconselhável. O pano de microfibra não solta fiapos, o que facilita a limpeza e pode evitar riscos no espelho.

Se preferir limpar o espelho com produtos específicos, tente evitar produtos abrasivos, ácidos ou alcalinos demais. Limpadores com esses predicados não são amigos da proteção da camada de prata do espelho e podem rompê-la, expondo a prata à oxigenação. Para evitar esse tipo de problema, procure por limpadores especiais para espelhos, comercializados em algumas vidraçarias.

As lojas especializadas no segmento também comercializam produtos indicados para limpeza mais robustas do espelho. Tenha cuidado com os limpadores de vidro vendidos em supermercados, pois algumas marcas podem interagir negativamente com seu espelho. De uma forma ou de outra, a limpeza do espelho precisa ser realizada com paciência e cuidado.

O que não usar para limpar ou tirar manchas do espelho?

Como já comentamos, a escolha dos produtos errados para limpar espelho pode danificar o produto e comprometer toda a sua funcionalidade e estética. Veja abaixo o que deve ser evitado para limpar o espelho sem danificá-lo:

– Pano capaz de deixar resíduos (fiapos);

– Água sanitária / cloro

– Amoníaco

– Lado abrasivo da esponja

Em hipótese algum tente limpar espelho com bombril (palha de aço). Além disso, a utilização de jornal para secar o espelho é controversa, tendo em vista que existem jornais que deixam resíduos no espelho e dificulta a sua manutenção. Entretanto, em alguns casos trata-se de uma alternativa para secar os espelhos com eficiência.

O que usar para limpar espelho sem danificá-lo.

Além do pano apropriado, água e sabão ou detergente neutro, a limpeza do espelho pode ser realizada com álcool puro ou diluído em água. Como também já comentamos, algumas vidraçarias vendem limpadores de espelho especiais, que limpam e aumentam a durabilidade do seu espelho. Veja abaixo o que mais pode ser utilizado para lavar o espelho:

– Borrifador de água

– Papel toalha de boa qualidade

– Esponja macia

– Luvas de borracha

– Rodinho de vidro

Outra dica sobre como limpar espelho consiste em secar o utensílio rapidamente, para evitar o acúmulo de umidade. Cuidado ao usar o rodo de vidro para não represar água nas frestas da moldura, se houver. Como já comentamos, a água pode enferrujar a prata e oxidar nos cantos (espelho oxidado nas bordas). Entretanto, caso isso ocorra, utilize um secador de cabelos para evaporar a água das frestas da moldura! Interessante, não?

Limpeza de espelho

Como vimos, saber como limpar o espelho sem danificá-lo não exige tanto esforço, apenas paciência e dedicação. Com o uso dos produtos certos e técnicas apropriadas é possível limpar espelho sem prejudicar sua aparência e funcionalidade com riscos e outras avarias.

Também vimos que não tem como limpar espelho manchado por dentro e que a limpeza correta do produto é uma das formas de evitar o aparecimento das manchas escuras que inviabilizam o uso do espelho. Se achou interessante e deseja saber mais dicas sobre o uso do vidro na arquitetura, acesse nosso site!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.