Primary Navigation

relação entre o condomínio e sacada de vidro

Sacada Envidraçada: Maneira de redefinir o Ambiente

Nos últimos anos, a sacada envidraçada tem apresentado um crescimento considerável, impulsionado principalmente pela arquitetura moderna, que atribui importância à utilização racional do espaço, e aposta nas grandes varandas e balcões concebidos para garantir uma maior interação social.

Fechar a varanda com vidro pode trazer alguns benefícios para a família. Em suma, a utilização de janelas de vidro nas sacadas pode proteger o meio ambiente de intempéries e ruídos extremos, ampliar o ambiente e torná-lo mais ventilado e portátil, todos altamente seguros, inovadores e modernos.

Vale lembrar que, neste caso, a ampliação do ambiente não é apenas visual, pois na verdade a estrutura legalmente aumenta a área social da área interna da propriedade, seja uma casa ou um apartamento. Por exemplo, esse fato acarretará custos adicionais, como aumento de impostos e emissão de novos documentos.

Por outro lado, ressaltamos que o vidro da sacada não carece de autorização da prefeitura, embora o vidro seja cauteloso, o vidro pode fazer com que a sacada ou sacada se destaque independentemente do tamanho. Essas peculiaridades, além de garantirem o conforto dos usuários, também interagem positivamente com o valor agregado do imóvel.

Ressaltamos que embora não seja necessária a aprovação da prefeitura, o vidro da varanda deve ser supervisionado por técnicos qualificados. Este documento é de responsabilidade da empresa fornecedora da estrutura.

É importante ressaltar que para garantir todos os benefícios do vidro de varanda, é necessária a contratação de empresas profissionais, pois estas se dedicam à qualidade do seu projeto. A empresa certa também ajustará toda a obra dentro do conjunto das normas regulatórias vigentes.

Afinal, o cumprimento das normas regulatórias para vidros de sacada é fundamental, pois o uso arbitrário de vidros nessas estruturas pode danificar todo o projeto, pode fazer com que a temperatura ambiente aumente ou representar riscos físicos aos usuários (e transeuntes), por exemplo.

Envidraçamento de sacadas – norma ABNT

Por meio da norma ABNT 16259, a ABNT define os tipos, sistemas e requisitos de vidros que devem ser utilizados em vidros de sacada. Estas instruções atendem aos aspectos técnicos e garantem o uso razoável da estrutura e a segurança do pessoal. Aqui estão algumas considerações:

– Vidros para sacada envidraçada

Os modelos de vidro indicados por esta norma devem suportar a pressão do vento de acordo com os padrões estabelecidos em cada região do Brasil. Portanto, para varandas fechadas, usamos:

– Vidro laminado conforme ABNT NBR 14697;

– Vidro temperado conforme ABNT NBR 14698.

Ambos são classificados como vidros de segurança. Para vidro temperado, é recomendado o uso de uma película protetora para aumentar a proteção. Além disso, a espessura do vidro deve ser calculada de acordo com a NBR 7199.

Para trazer mais conforto ao seu espaço, você pode escolher óculos escuros. São modelos projetados para bloquear parte do calor do sol sem reduzir a passagem de luz entre os espaços.

Sacada Envidraçada
Sacada Envidraçada

Vidros de controle solar

Indica que o vidro de controle solar pode fechar a varanda com muita luz solar. Essa diferença é fácil de perceber, pois em comparação com outros tipos de vidro, a temperatura interna do ambiente pode ser reduzida em até 70% mesmo em climas quentes.

Além disso, o vidro de conforto térmico é muito adequado para o fechamento de fachadas de edifícios e prédios em países como o nosso, que incluem regiões de alta temperatura e regiões de temperatura mais amena, porque fornecerá o mesmo em qualquer região, preservando a eficácia.

Sistemas de sacada envidraçada

O usuário pode definir o tipo de abertura de sua varanda, que pode ser deslizante, giratória ou mista. A varanda pode ser fechada no guarda-corpo ou do chão ao teto, e o painel de vidro pode ser fixado na parte externa da parede ou na frente do guarda-corpo.

Se houver uma tampa de vidro no parapeito, você precisa prestar atenção a alguns detalhes:

– Todas as alterações feitas no guarda-corpo do projeto devem atender a NBR ABNT 14718 e foram testadas sem a instalação de vidros.

– Quando o sistema de vidro da varanda for instalado no guarda-corpo, deve atender às normas 14.718 e 16259 que são verificadas em todo o ensaio.

Além disso, é importante observar que todo o sistema foi submetido a um teste de resistência, que analisa o nível de corrosão, pressão do vento, impacto e tensões repetidas. Também é importante notar que na instalação de vidros exteriores em um apartamento, as regras possíveis definidas pelo apartamento devem ser seguidas para o estabelecimento de padrões.

Resumindo, ressaltamos que, além do cuidado redobrado na seleção das equipes e do cumprimento das normas da ABNT, os usuários devem fazer a manutenção regular do vidro da varanda. A manutenção irá garantir o bom funcionamento da estrutura, evitando danificar os painéis de vidro e evidenciando possível substituição de peças.

Para esta etapa, também é importante ter uma empresa idônea que saiba como envernizar a varanda, pois isso está relacionado à segurança dos usuários! Não escolha o barato e preze sempre por ter uma equipe profissional! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.