Primary Navigation

Qual vidro utilizar em cobertura

Qual vidro utilizar em cobertura?

Qual o vidro usar em cobertura? –  Segundo as normas da ABNT, os vidros indicados para cobertura é o vidro laminado e suas variações, como o laminado de temperado. O aramado também é um tipo de vidro para utilizar em coberturas, segundo a NBR 7.199, literatura que versa sobre a utilização de vidros na construção civil. A mesma regra se aplica para as claraboias, fachadas inclinadas, marquises e vidros instalados a partir de 1,1 m de altura.

Qual vidro usar em cobertura?

Adequar a cobertura de vidro a todas as diretrizes da norma 7199 da ABNT é o que garante que a estrutura seja tanto funcional quanto segura, tendo em vista que os modelos de vidros indicados para cobertura são considerados vidros de segurança, pois não oferecem grandes riscos físicos aos usuários em casos de estilhaçamento.

É de suma importância saber corretamente qual vidro utilizar em cobertura, pois no caso de quebra dos vidros para cobertura, por exemplo, é essencial que os estilhaços não se desvencilhem da estrutura, pois a força de um pedaço de vidro caindo de vários metros de altura pode causar até a morte de uma pessoa.

O vidro laminado possui uma película especial em seu interior que, além de resistência, é capaz de conservar os estilhaços de vidro grudados em si nos casos de quebra, mantendo o vão fechado até a manutenção da cobertura de vidro.

Vidro para cobertura – temperado ou laminado?

Já se a cobertura exigir furos no vidro é preciso recorrer ao vidro laminado de temperado. Nesse momento convém lembrar que vidros não temperados que recebem furos correm o risco de se partir devido à dilatação da chapa que ocasiona fissuras seguidas de quebras com o decorrer do tempo. Por isso existe a necessidade de uma placa de vidro com laminação e têmpera.

Vale lembrar que o vidro, depois de submetido ao processo de têmpera, não pode mais sofrer cortes ou furos, pois essa ação quebraria por completo a chapa de vidro. Além disso, o vidro temperado não pode ser aplicado sozinho na cobertura, sempre deve existir a laminação (laminado de temperado).

Por este e outros motivos é muito importante contar com o auxílio e consultoria de empresas especializadas no assunto. O uso do vidro errado na cobertura pode ocasionar acidentes sérios!

Cobertura de pergolado

Qual vidro utilizar em cobertura de pergolado? A cobertura de pergolado é uma estrutura popular em projetos arquitetônicos arrojados.  O vidro para cobertura de pergolado é capaz de imprimir um aspecto clean à estrutura de madeira, sem grandes interferências visuais. Não por acaso o pergolado é opção corriqueira para:

– Cobertura de vidro para garagem

– Cobertura de vidro para quintal

– Cobertura de vidro para corredor

– Cobertura de vidro para lavanderia

– Cobertura de vidro para varanda

– Cobertura de vidro para piscina

A escolha do vidro para cobertura de pergolado deve seguir as mesmas instruções citadas na ABNT NBR 7199.

Qual vidro utilizar em cobertura
Qual vidro utilizar em cobertura

Cobertura de vidro vale a pena

Em todos os tipos de cobertura a escolha do vidro correto possibilita melhor aproveitamento dos recursos naturais ao diminuir o uso de iluminação elétrica e climatizadores de ar. Além disso, uma cobertura de vidro valoriza o imóvel e pode ser fabricada conforme as necessidades do cliente e com diferentes acabamentos.

Sempre lembrando que, para o barato não sair caro, é de suma importância contratar equipes especializadas no segmento que não só saibam qual vidro utilizar em cobertura, mas que sejam capazes de manter toda a obra de instalação da cobertura de vidro dentro das normas técnicas. Segurança é coisa séria!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.