Primary Navigation

Quais os tipos de esquadrias de alumínio

As esquadrias de alumínio são muito utilizadas em projetos de arquitetura e construção civil. A esquadria de alumínio é muito valorizada por causa da sua durabilidade, facilidade de manutenção e resistência à corrosão. Devido a sua polivalência e versatilidade, são alternativas para residências e empreendimentos empresariais. Acompanhe esse artigo e vamos conhecer quais os tipos de esquadrias de alumínio disponíveis no mercado.

O uso do alumínio e suas vantagens para a arquitetura

O alumínio é amplamente utilizado em projetos de arquitetura e construção civil por causa das suas várias propriedades e vantagens, como por exemplo:

– Proteção elevada contra corrosão: o que indica a possibilidade de usar em áreas externas expostas a intempéries sem se deteriorar.

– Leveza: o fato de o alumínio ser mais leve que o aço, por exemplo, torna o elemento em alternativa popular para utilização em diversos níveis.

– Durabilidade e resistência: O alumínio é um material muito durável e resistente, o que indica que as estruturas derivadas do alumínio tendem a durar por muitos e muitos anos.

– Versatilidade: O alumínio é um elemento que pode ser facilmente moldado em diferentes formas e tamanho, possibilitando a criação de projetos singulares.

– Sustentabilidade: O alumínio é um material 100% reciclável e pode ser facilmente reaproveitado, o que agrega características sustentáveis à arquitetura e construção civil.

Ainda comentando sobre quais os tipos de esquadrias de alumínio, lembramos que todas essas vantagens acima relacionadas são facilmente transportadas para a esquadria, o que faz com que a esquadria de alumínio seja uma alternativa de ótimo custo benefício para a projeção de portas, janelas, divisórias, fachadas, divisórias de ambientes, etc.

Tipos de esquadrias de alumínio

Veja abaixo alguns modelos de esquadria em alumínio disponíveis no mercado. Para melhor entendimento sobre quais os tipos de esquadrias de alumínio, comentaremos resumidamente sobre a categoria de alumínio utilizado na fabricação das estruturas e os tipos de aberturas mais populares do mercado:

– Esquadrias de alumínio convencionais

Esse modelo inicia nossa lista sobre quais os tipos de esquadrias de alumínio por ser uma das mais populares e comuns no mercado. São formadas por perfis de alumínio extrudado e podem receber diferentes formatos, inclusive redondos. Apresentam boa resistência e estabilidade, o que habilita sua utilização em diferentes projetos.

Esquadrias de alumínio termoacústicas

As esquadrias termoacústicas em alumínio são especialmente desenhadas para oferecer bom isolamento térmico e acústico. Para isso contam com perfis com câmaras de ar internas que funcionam como uma barreira adicional contra as ondas de som e de calor, além de apresentar vedação especial para garantir a estanqueidade total.

– Esquadrias de alumínio com corte térmico

Apesar de menos popular, esse modelo também precisa fazer parte de nossa lista sobre quais os tipos de esquadrias de alumínio disponíveis no mercado. As esquadrias com corte térmico oferecem maior isolamento térmico que outros modelos e são alternativas para regiões com clima frio, pois evita a perda de calor entre o ambiente interno e externo, por exemplo.

– Esquadrias de alumínio de alto desempenho

Indicada para grandes vãos e fachadas envidraçadas, as esquadrias de alto desempenho são opções para projetos que exigem maior resistência e estabilidade das estruturas. Nesse modelo o alumínio é mais espesso e apresenta maior resistência mecânica para suportar até mesmo cargas mais elevadas.

Método de abertura

Além da diferenciação conforme o tipo de alumínio utilizado na fabricação, as esquadrias de alumínio também podem ser classificadas de acordo com o método de abertura. Por isso, para melhor compreender quais os tipos de esquadrias de alumínio, abaixo vamos conhecer os principais modelos dessa categoria.

– Esquadrias de alumínio de correr

As esquadrias de alumínio de correr são aquelas em que as folhas se movem lateralmente, sobre trilhos fixados na parte superior e inferior da esquadria. Elas são ideais para espaços reduzidos, pois não ocupam espaço na área interna ou externa do ambiente.

– Esquadrias de alumínio de abrir

Um dos modelos mais tradicionais, as esquadrias de alumínio de abrir são aquelas em que as folhas se movem para fora ou para dentro do ambiente. As esquadrias de abrir são acessíveis financeiramente e ideais para ambientes que exigem maior ventilação e iluminação natural.

– Esquadrias de alumínio pivotante

A esquadria pivotante dá vida a estruturas (portas, janelas, etc) em que as folhas se movem em torno de um eixo vertical ou horizontal. São alternativas ideais para ambientes requintados e que precisam de maior ventilação, pois facilita a abertura em diferentes ângulos. Além disso, as esquadrias pivotantes também oferecem maior segurança, pois permitem a abertura apenas parcial da folha.

– Esquadrias de alumínio sanfonada

E para finalizar nosso artigo sobre quais os tipos de esquadrias de alumínio, na esquadria sanfonada as folhas se movem como uma sanfona, dobrando-se sobre si mesma. Também são alternativas para ambientes pequenos e decorações funcionais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.