Primary Navigation

Espelho manchado

Porque espelhos mancham?

Porque espelhos mancham? A principal causa das manchas no espelho está na oxidação da película de prata que transforma o vidro comum em espelho. A oxidação do espelho pode decorrer da falta de critérios no processo de fabricação ou no manuseio do produto, tendo em vista que as manchas escuras no espelho aparecem quando a película de prata fica exposta ao ar, ou seja, sujeita a oxidação.

Porque o espelho oxida?

A prata é o principal elemento utilizado para transformar o vidro em espelho. Acontece que esse tipo de metal, quando exposto ao oxigênio (água, ar), tende a criar uma camada de óxido que escurece com o passar do tempo, deixando o espelho todo manchado. Não por acaso a maior incidência de espelhos com mancha está nos modelos instalados nos banheiros, um ambiente mais úmido, propício à oxidação da prata.

Para evitar esse processo é preciso proteger a camada de prata do espelho com tintas especiais que impedirão o contato da prata com o oxigênio. Em diversas marcas essa prática é usual, entretanto, algumas empresas negligenciam esta etapa – seja aplicando uma camada mais fina da tinta de proteção ou até mesmo deixando de proteger a camada de prata do espelho.

Porque espelhos mancham?

Outro cenário que contribui para a aparição de manchas no espelho está no momento da manipulação do espelho. E nesse caso não estamos falando somente da instalação, mas sim de todo o processo que existe para que o exemplar esteja pronto até chegar a sua casa. Os cuidados de manipulação envolve lapidação, biselamento, filetagem, transporte e, claro, a instalação do espelho.

Se qualquer um desses estágios for realizado com negligência existe grande chance de o espelho oxidar, pois qualquer abertura na tinta que protege a camada de prata do oxigênio pode ser fatal. Um belo exemplo disso está no momento do transporte, onde até os detritos gerados pelo trânsito pode ocasionar riscos no espelho.

Porque espelhos mancham
Porque espelhos mancham

Espelho manchado o que fazer

Entendeu porque o espelho oxida? Por isso é recomendado sempre adquirir modelos de qualidade reconhecida. Também é importante que a instalação dos espelhos seja realizada por equipes especializadas, pois esse tipo de mancha no espelho não pode ser removida.

Não existe como limpar espelho machado, entretanto, é totalmente possível contornar esse cenário. Abaixo segue algumas dicas para evitar espelho manchado de preto:

– Antes de qualquer ação, é importante escolher uma parede sem umidade – ou preparar a parede para que não apresente umidade no futuro.

– Estabeleça uma distância de pelo menos 03 cm entre o vidro e a parede. Esse vácuo permitirá a troca de ar, reduzindo o risco de oxidação. O mesmo ocorre quando a opção for por vidros na parede toda.

– Facilite a circulação de ar no cômodo, mantendo-o sempre arejado.

– De preferência para espelhos que atendem às normas da ABNT. Espelhos dentro das normas regulamentadoras seguiram requisitos mínimos de beneficiamentos e amplificam a segurança do usuário.

– Depois de instalado, evite limpar o espelho com jatos de água – principalmente se for espelho com moldura – pois a água pode acumular nos espaços, deixando o espelho oxidado nas bordas.

Além disso, a instalação do espelho deve ser feita de maneira profissional, pois a instalação realizada com os produtos errados também podem ocasionar manchas escuras no espelho. Não aposte no barato e em caso de dúvidas consulte sempre um especialista em vidros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.