Primary Navigation

Guarda-corpo: Quais os tipos de vidro

Guarda-corpo: Quais os tipos de vidro?

Guarda-corpo: Quais os tipos de vidro – O guarda-corpo é um item indispensável para garantir a segurança de múltiplos espaços, e o guarda-corpo também pode ser de vidro. O mercado de vidros disponibiliza aos profissionais do setor os diversos tipos de vidros corrimão indicados pela ABNT para garantir a segurança de todos. Vale lembrar que, devido à finalidade da estrutura, é muito importante que uma equipe de profissionais confeccione o guarda-corpo de vidro e o adapte a toda a obra (tipo de vidro, ferragens e tipo de instalação) da norma ABNT.

Qual vidro usar em guarda corpo?

Tecnicamente falando, o guard-rail é uma estrutura ideal para fornecer proteção coletiva aos usuários. O elemento deve ter um determinado tamanho para proteger animais, crianças, adultos e idosos de quedas causadas por desníveis entre pisos e até mesmo ambientes. Em suma, o objetivo do guarda-corpo é garantir a integridade física de todos os usuários em um determinado ambiente e prevenir acidentes.

Para analisar essa situação, os componentes geralmente são feitos de materiais rígidos, como metal, concreto e vidro. Afinal, a tecnologia do vidro permite que os materiais participem dos elementos estruturais. Os guarda-corpos de vidro podem fornecer charme e beleza ao ambiente, garantindo a integridade física de todos os usuários.

Mas é verdade que os guarda-corpos de vidro precisam ser fabricados de acordo com todas as diretrizes da ABNT. A NBR 14718 é recomendada para garantir as condições mínimas de trabalho, resistência e segurança do guarda-corpo, independente do material utilizado para sua composição. Porém, para as caixas de guarda-corpo de vidro, também é necessária a adequação à NBR 7199, pois pode-se observar no trecho da NBR 14718, que é transcrito da seguinte forma:

– Para guarda-corpo de vidro, somente podem ser utilizados vidros que atendam a NBR 7199;

– A espessura da placa de vidro deve ser determinada conforme NBR 7199;

Guarda-corpo: Quais os tipos de vidro
Guarda-corpo: Quais os tipos de vidro

O que a NBR 7199 pensa sobre os tipos de vidro do guarda-corpo de vidro?

A norma ABNT 7199 relaciona o vidro usado como guarda-corpo. do seguinte modo:

– O Vidro laminado

– Vidro com fio

– Vidro isolante (composto de placa laminada ou placa de arame).

É importante notar que o vidro laminado pode ser composto por placas de vidro de diferentes composições. Isso significa que você pode comprar vários tipos de vidro para corrimão com tonalidades diferentes, por exemplo, você pode até apostar no vidro temperado laminado, que é o resultado da ligação de duas peças de vidro temperado por meio de um filme especial.

NBR ABNT 14718

A NBR 14718 foi revisada recentemente (agosto / 19) para determinar os requisitos mínimos para ensaios de guarda-corpos externos e internos de uso privado ou coletivo instaladas em diferentes tipos de ambientes. Desse universo, extraímos alguns cuidados relacionados à instalação e qual vidro é utilizado como guarda-corpo.

– A norma proíbe o uso de gesso e substâncias à base de óleo (massa) para conter o vidro;

– Para facilitar a manutenção e ampliar a segurança da estrutura, recomenda-se a utilização de baguetes francesas dentro do guarda-corpo de vidro;

– Ao usar vidro no guarda-corpo, o rebaixo deve estar livre de graxa, umidade, oxidação, poeira e outras impurezas.

– A borda da placa de vidro não deve entrar em contato com partes metálicas ou de alvenaria.

-Quando o guarda corpo for de vidro laminado, todos os componentes (calços, guarnições) devem ser neutros em relação ao vidro laminado.

Quando fabricados por equipe responsável e fiel aos padrões da ABNT, os guarda-corpos de vidro podem ser proficientes nas seguintes instalações:

– Sacada;

– Terraços;

– Declive;

– Corredor;

– Mezaninos;

– Passarelas;

– Escadas;

É importante lembrar que os guarda-corpos de vidro devem passar por rigorosos testes de laboratório antes de serem colocadas no mercado. Esses testes avaliam a capacidade de suportar choques e trabalho estático (horizontal e vertical). Por exemplo, na avaliação de impacto, a estrutura deve suportar uma certa carga (600 Joules) até que a estrutura seja deformada, mas o vidro não abrirá a lacuna.

Idealmente, um prisma de 25 cm x 11 cm não pode superar o espaço deformado. Isso significa que mesmo que a estrutura seja deformada e o vidro danificado, o guarda-corpo deve manter o ambiente seguro e fornecer proteção ao usuário. Não escolha o barato, e opte por sempre trabalhar com uma equipe especializada! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.