Primary Navigation

cuidados que o vidraceiro deve ter

Cuidados que todo vidraceiro deve ter

Arquitetura com vidro é coisa séria e, por esse motivo, os cuidados que todo vidraceiro deve ter precisam começar antes mesmo do momento da instalação de uma estrutura envidraçada. Por esse motivo no artigo de hoje vamos abordar alguns assuntos relacionados aos cuidados que o vidraceiro deve ter para assegurar sua própria integridade, a segurança alheia e garantir todas as vantagens funcionais e estéticas que o vidro oferece.

Quando observamos um projeto arquitetônico com vidro nem sempre imaginamos toda a logística e os cuidados que a equipe envolvida teve para entregar um trabalho de primeira. A arquitetura com vidro é uma atividade meticulosa e delicada, envolve vários setores e exige profissionais altamente capacitados, estudos e planejamentos prévios, além de equipamentos especiais para garantir um serviço de qualidade.

O setor vidraceiro, um dos mais exigidos pela construção civil, precisa se atentar a diversos fatores que vão além da atenção dispensada com o estudo das normas técnicas, escolha do vidro certo e a combinação dos insumos exigidos para realizar um trabalho de qualidade.

Cuidados vidraceiro deve ter
Cuidados vidraceiro deve ter

Cuidados essenciais que o vidraceiro precisa ter.

Os cuidados que todo vidraceiro deve ter precisa ponderar todos os riscos de sua profissão. Veja abaixo algumas considerações:

– Segurança sempre! Os cuidados que todo vidraceiro deve ter requer atenção para a segurança dos profissionais antes de tudo. Por isso é indispensável o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) durante o carregamento (acomodação), descarregamento e instalação, especialmente em trabalhos em altura.

– Sempre isole a área. Este é o primeiro cuidado que todo vidraceiro deve ter quando chega à obra. Esse cenário evita acidentes e permite que os profissionais exerçam suas atividades com mais segurança.

– Durante a análise para isolamento da área é preciso considerar o trabalho que será executado e todos os riscos que será oferecido, a fim de marcar o local da maneira mais segura. Em uma instalação em altura, por exemplo, a queda de um vidro ou ferramenta pode causar acidentes sérios se alguém estiver embaixo.

– Solicite ajuda sempre que necessário, principalmente no momento de acomodar, descarregar e transportar o vidro. O ideal é que ao menos dois profissionais realizem essas ações para evitar choques e possíveis acidentes. Além disso, deixe o transporte de cargas mais pesadas ou altas sob a responsabilidade de empresas especializadas.

– Certificar-se de que a iluminação do local será suficiente antes de iniciar qualquer procedimento é mais um dos cuidados que todo vidraceiro deve ter.

– Evite trabalhar nos telhados em dias com chuva, tendo em vista que existe uma grande chance de queda. Além disso, sempre avalie os riscos de quedas nos trabalhos realizados na altura e, se for próximo à rede elétrica, solicite o desligamento ao órgão competente.

– Não é aconselhável carregar ou empilhar as placas de vidro na horizontal. Além disso, ao apoiar as chapas de vidro é preciso providenciar proteção para evitar marcas e arranhões. É necessário ainda certificar-se de que a base de apoio para os vidros consegue suportar todo o peso.

– Dentre os cuidados que todo vidraceiro deve ter estão algumas regras relacionadas ao transporte dos produtos. Dentre eles está o fato de que os vidros não podem ser diretamente amarrados com cordas, por exemplo – para evitar riscos dos nós se soltarem ou das cordas não suportarem o peso.

– O vidraceiro deve amarrar o vidro nos cavaletes com cinta têxtil, de modo que as cordas só podem ser utilizadas para amarrar a lona que irá sobre a carga.

Vale lembrar ainda que as placas de vidro devem ser transportadas em veículo apropriado em um cavalete com proteção adequada (papelão ou plástico bolha). Ainda, é importante não misturar os tipos de vidros ao acomodá-los, tendo em vista que podem ter resistências diferentes. Lembrando que o barato sai caro, por isso procure uma equipe especializada! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.