Primary Navigation

Como descartar vidro inteiro?

Todo descarte de vidro, seja quebrado ou inteiro, deve ser realizado com responsabilidade para evitar acidentes com os profissionais encarregados pela coleta do lixo e manipulação dos resíduos. Sendo assim, para saber como descartar vidro inteiro, o material precisa ser enrolado em jornais ou colocado em recipientes como caixa de papelão, caixa de leite, garrafa pet ou outro material que evite contato do vidro com as pessoas, antes de ser encaminhado para o lixo.

Se a placa de vidro for de grandes dimensões, envolva toda a peça com papelão ou outro material (como plástico bolha) e aplique fita adesiva para finalizar; caso seja possível, leve o vidro (já protegido) para os centros de reciclagem. Ainda falando sobre como descartar vidro inteiro, em todos os casos é imprescindível que a embalagem esteja identificada, informando que existe vidro ali.

Isso facilita tanto o trabalho dos centros de reciclagem como evita acidentes sérios envolvendo os profissionais deste segmento. Dando continuidade ao nosso artigo sobre como descartar vidro inteiro, lembramos que o vidro não deve ser descartado na natureza, pois como é sabido, trata-se de um material que leva milhares de anos para se decompor e acaba poluindo nossas terras e águas.

Sendo assim, a melhor alternativa é encaminhar o vidro quebrado para as cooperativas, catadores ou centros de reciclagem. Em algumas cidades mais conscientes existe serviço de coleta seletiva municipal, onde geralmente um veículo da prefeitura passa em um determinado dia da semana e recolhe os vidros fragmentados ou inteiros que iriam para o lixo. Verifique se sua cidade dispõe deste serviço!

Benefícios da reciclagem

Não há como falar sobre como descartar vidro inteiro sem citar os benefícios da reciclagem.  Para citar algumas das vantagens dessa técnica, destacamos, por exemplo, que:

– O vidro pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas qualidades naturais e intrínsecas. Isso quer dizer que o vidro reciclado pode ser utilizado em qualquer aplicação.

– A adição de caco de vidro durante a fusão das matérias-primas facilita o ponto de ebulição, o que significa menos emissão de CO2 na atmosfera e barateamento do produto devido a agilidade maior no processo de fabricação do vidro, sem contar que diminui a retirada de recursos valiosos da natureza.

– Para enriquecer nosso artigo sobre como descartar vidro inteiro, saiba que não existem perdas na reciclagem do vidro, de modo que 01 tonelada de caco de vidro, após o processo de reciclagem, resultará em 01 tonelada de vidro novo. Para comparação, a produção de 1kg de vidro virgem exigiria ao menos 1,2 kg de matéria prima da natureza.

É importante destacar ainda que a reciclagem do vidro gera renda para milhares de pessoas, porém, esse cenário poderia ser melhor. Pra se ter uma ideia, em 2020 o Brasil gerou quase 80 milhões de toneladas de vidro e coletou pouco mais de 72 milhões. Dessa forma, aproximadamente 07 milhões de toneladas de vidro não foram coletadas e podem ter sido despejada na natureza.

Todo vidro é reciclável?

Infelizmente, não é todo vidro que pode ser reciclado. Tipos como o vidro temperado, monitores de computador, telas de celular, lâmpadas, espelhos, vidros de automóveis, etc. não passar pelo processo de reciclagem, seja por elementos distintos presentes em sua composição (como o espelho) ou porque não oferecem um bom produto final (como o vidro temperado).

Porém, esses vidros não podem ser dispensados no meio ambiente, ou seja, a placa de vidro que não pode ser reciclado precisa ser separada, identificada e encaminhada aos centros de coletas para a devida destinação. Para finalizar nosso artigo sobre como descartar vidro inteiro, é de extrema importância que a gente colabore com a reciclagem no Brasil, pois como visto a técnica contribui de diversas formas para a sociedade, natureza e para a economia do nosso país. Acompanhe nosso site e o blog do Barato com Qualidade para receber mais artigos como este!

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.