Primary Navigation

Qual a diferença entre vidro insulado e laminado?

Os vidros insulados e os vidros laminados estão entre os principais tipos de vidros indicados para a arquitetura. Trata-se de dois conceitos de vidros com características especiais que podem participar – inclusive de maneira simultânea – de diversos segmentos da sociedade, oferecendo muitas vantagens, benefícios e versatilidade. Apesar de possuírem características diferentes, ambos modelos possuem a capacidade de promover inovação e modernidade, imprimindo uma assinatura única aos projetos arquitetônicos.

Pra melhor explicar qual a diferença entre vidro insulado e laminado, o vidro insulado é composto por duas ou mais placas de vidros dispostas paralelamente separadas por uma camada de ar ou gás desidratante através de uma estrutura especial. Por outro lado, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidros que são unidas através de uma película ultra aderente.

Devido às suas configurações, o vidro insulado (também conhecido como vidro duplo) e os vidros laminados são indicados para alcançar benefícios distintos. Enquanto a disposição das placas do vidro duplo contribuem para reduzir a troca de calor e diminuir a passagem de ruídos para os ambientes, os vidros laminados são indicados para áreas com maior risco de segurança, considerando que sua composição agrega resistência e impede que pedaços de vidros se espalhem pelo ambiente nos casos de fragmentação.

De outra forma, quando compreendemos qual a diferença entre vidro insulado e laminado, percebemos que apesar de suas diferenças, os dois conceitos podem se harmonizar e serem aplicados simultaneamente em uma mesma estrutura, como porta, janela ou divisória de ambientes, porque o vidro insulado aceita a utilização e a combinação de diferentes espécies de vidros em sua composição – inclusive o vidro laminado.

Interessante, né? Isso indica, por exemplo, que é possível projetar uma estrutura de vidro insulado com vidros laminados – ou até mesmo outros tipos de vidros, como o vidro temperado – quando a intenção é trazer mais conforto térmico, alívio acústico e, ainda assim, aperfeiçoar a oferta de segurança e proteção do ambiente. Continue a leitura e entenda mais sobre qual a diferença entre vidro insulado e laminado.

Como é feito o vidro insulado?

O vidro insulado é feito com duas ou mais placas de vidros dispostas paralelamente e separadamente em uma estrutura projetada especialmente para esse fim. A estrutura possui um perfil espaçador que dá vida àuma câmara com ar desidratado para garantir que o interior do vidro insulado não embace. Esse perfil precisa oferecer estanqueidade total para oferecer bom funcionamento; para isso, geralmente são realizadas duas selagens, de modo que a primeira impede a troca de gases no perfil e a segunda selagem garante estabilidade da peça.

Ainda comentando sobre qual a diferença entre vidro insulado e laminado, a disposição do perfil dos vidros insulados é uma das principais responsáveis pelo amplo leque de vantagens desse produto. Ao separar as placas de vidro, as aplicações com vidro duplo criam barreiras super eficientes e diminuem consideravelmente a troca de calor e de sons entre os ambientes interno e externo. Isso ocorre porque uma das placas de vidro absorve a maior parte das ondas de calor e som, enquanto que o perfil espaçador impede que essas ondas sejam transmitidas adiante.

Como já comentamos no início desse artigo, os vidros duplos podem ser compostos por diferentes tipos de vidro, permitindo inclusive a combinação das tecnologias do vidro em uma mesma estrutura, o que indica que, além de promover a segurança e alívio acústico/térmico, o vidro insulado pode ser fabricado com vidros espelhados, vidros coloridos, vidros autolimpantes, persianas internas, etc, promovendo o conforto, a privacidade e a valorização comercial do imóvel.

Onde usar vidro insulado?

A disposição dos vidros duplos, que possibilita a utilização de duas placas de vidros de maneira separada, é muito valorizada pelos profissionais do ramos da arquitetura e construção civil. Ainda falando sobre qual a diferença entre vidro insulado e laminado, isso ocorre, basicamente, porque o vidro insulado promove fatores primordiais para garantir o conforto dos usuários e permite a combinação de tecnologias dos vidros em uma mesma aplicação. Por isso o vidro insulado é muito usado em:

– Portas

– Janelas

– Divisórias de ambientes

– Fachadas

– Guarda corpos

– Coberturas

De certa forma e para maior esclarecimento sobre qual a diferença entre vidro insulado e laminado, devido a sua estrutura especial os vidros duplos são indicados para regiões com alto índice de ruídos e calor, principalmente. Por esse motivo o modelo é escolha corriqueira de rádios, escolas de músicas, estúdios de gravação, residências e empresas situadas em bairros industriais, regiões portuárias, estádios de futebol, áreas de intenso calor, etc.

É importante destacar que a utilização dos vidros duplos precisam estar em harmonia com as normas da ABNT. De maneira resumida, as diretrizes regulamentadoras destacam que os vidros insulados podem compor uma infinidade de aplicações, desde que sejam projetados com os vidros permitidos pela norma. Esperamos que tenham entendido qual a diferença entre vidro insulado e laminado!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.