Primary Navigation

Tipos de divisórias de vidros

Tipos de divisórias de vidro

A divisória de vidro é uma opção moderna e elegante para separar e organizar espaços, proporcionando maior luminosidade e amplitude visual ao ambiente. Considerada uma tendência arquitetônica, o mercado disponibiliza diversos tipos de divisórias de vidro, cenário que facilita a adaptação do elemento aos mais diversos estilos decorativos e às necessidades funcionais. Por esses e outros motivos as divisórias de vidro estão cada vez mais presentes em casas, escritórios e ambientes institucionais! Acompanhe esse texto e entenda mais!

Divisória de vidro – Saiba mais!

As divisórias de vidro são excelentes alternativas para quem busca a união de modernidade, elegância, organização física, praticidade e funcionalidade em uma mesma estrutura. Os variados tipos de divisórias de vidro permitem diversas possibilidades de uso, desde a separação de ambientes em espaços comerciais (como escritórios e lojas) até a divisão de espaços em residências, escritórios e home offices.

Isso ocorre porque as divisórias de vidro podem ser instaladas em vários formatos – como fixas, deslizantes, coloridas, com logotipo, articulada, do piso ao teto, divisória acústica, divisória polarizada (vidro inteligente) e outras configurações (layout) de acordo com as necessidades do cliente. É válido destacar aqui que, devido ao apelo estético e diversas vantagens oferecidas, os variados tipos de divisórias de vidro disponíveis valorizam qualquer ambiente, inclusive numa ocasião de venda do empreendimento.

Dentre essas possibilidade e configurações acima descritas destacamos a estética moderna, sofisticação e outras propriedades que são muito valorizadas (e buscadas pelos clientes), como o conforto acústico. Lembramos que o vidro pode ser fabricado com tecnologia que reduz a transmissão de ruídos externos, proporcionando maior privacidade e conforto. Por esse motivo, por exemplo, a divisória de vidro é muito utilizada em salas de reunião e home offices!

O conforto térmico é outra vantagem muito procurada pelos usuários, uma vez que o vidro pode ser fabricado com propriedades de controle solar – que impedem a entrada excessiva de calor nos locais e mantém a temperatura interna agradável para todos, reduzindo inclusive o consumo de energia. Considerando essa vantagem, os variados tipos de divisórias de vidro são alternativas para a organização de ambientes institucionais, como seções, salas especiais (diretorias, reunião) e escritórios comerciais.

O que considerar ao adquirir uma divisória de vidro?

Primeiramente, é importante destacar que as divisórias de vidro não são produtos descartáveis. Por esse motivo é preciso analisar com cuidado os mais diversos fatores que englobam esse cenário, como as características do local de instalação (região com muito barulho? Incidência direta do sol? Possibilidade de choques mecânicos?) e as necessidades do cliente (nível de privacidade exigido? Estilo decorativo? Orçamento disponível?). Dessa forma é possível alcançar o melhor resultado possível.

Por esse motivo é importante consultar profissionais qualificados para avaliar todos os tipos de divisórias de vidro disponíveis, as possibilidades e carências do ambiente e dos usuários e outros fatores, para dessa forma garantir um projeto eficiente e seguro. Lembramos que para a fabricação das divisórias são utilizados vidros de segurança, pois são altamente resistentes e reduzem o risco de acidentes. É importante escolher empresas especializadas que priorizem a qualidade e segurança dos produtos e da instalação.

Por esse motivo, sempre dê preferência às empresas que garantam que suas projeções e construções estejam de acordo com as normas regulamentadoras da ABNT, pois essas diretrizes estabelecem padrões de segurança e qualidade às estruturas envidraçadas. As divisórias de vidro devem ser fabricadas e instaladas de acordo com essas normas para oferecer durabilidade e segurança aos locais e pessoas.

As divisórias de vidro são excelentes opções para quem busca sofisticação, conforto e praticidade, mas sua especificação e instalação devem ser realizadas com seriedade e muito profissionalismo. Fique atento, pois essa responsabilidade também é do cliente, que deve sempre procurar profissionais especializados no assunto!

Modelos de divisórias de vidro

No mercado, existem diversos tipos de divisórias de vidro disponíveis, cada uma com suas características específicas. As mais comuns são as divisórias fixas, que são instaladas para separar ambientes de forma permanente; e as divisórias retráteis, que permitem a abertura e fechamento dos espaços conforme a necessidade. Ambientes comerciais e residenciais costumam recorrer às divisórias do piso ao teto para garantir privacidade e segurança. São variadas as alternativas!

Quanto aos vidros utilizados nas construções dos tipos de divisórias disponíveis no mercado, os mais comuns são o vidro laminado, o vidro temperado e em alguns casos o vidro duplo. O vidro laminado é composto por duas ou mais camadas de vidro, unidas por uma película de PVB que aumenta a resistência do vidro e impede que ele se estilhace em caso de impacto. É um vidro bastante seguro e resistente, utilizado na maioria dos tipos de divisórias de vidro devido às diretrizes regulamentadoras.

Já o vidro temperado é um vidro comum que passa por um processo térmico de aquecimento e resfriamento rápido, que aumenta sua resistência a impactos. O temperado é, em média, 05x mais resistente do que o vidro comum. Devido às suas propriedades, é utilizado em divisórias que precisam suportar altos impactos mecânicos. É importante reforçar que é possível unir as características dos vidros laminados e temperados em uma mesma placa de vidro (vidro laminado de temperados).

No entanto, é importante lembrar que a escolha do tipo de vidro deve levar em conta as necessidades do ambiente e do cliente, bem como as normas da ABNT. Por isso reforçamos que é fundamental contar com profissionais especializados e empresas qualificadas, que garantam a qualidade e segurança das divisórias de vidro. Esperamos que tenha entendido mais sobre os tipos de divisórias de vidro!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.