Primary Navigation

Cobertura de controle solar

Teto de vidro

Dentre as principais vantagens do teto de vidro destacamos a possibilidade de personalização e adaptação dos vidros para trazer amplitude visual, conforto e privacidade aos espaços. Vale lembrar ainda que o telhado de vidro deve ser composto pelos vidros, insumos e técnicas regulamentadas pelas normas da ABNT para que a estrutura ofereça segurança, funcionalidade e estética aos locais.

Destacamos que os vidros laminados e aramados, indicados para esse tipo de estrutura, são classificados como vidros de segurança, pois são mais resistentes e garantem a proteção dos usuários até mesmo nos casos de quebra. A cobertura de vidro também pode ser composta por vidro duplo (composta pelos vidros indicados) ou placas temperadas laminadas (teto de vidro temperado).

O vidro comum não pode ser utilizado em tetos de vidro, assim como o vidro temperado sem laminação. Fique atento, pois o modo de fragmentação desses tipos de vidros espalham estilhaços pelo ambiente e deixam o vão aberto, cenário inaceitável para esse modelo de aplicação. Arquitetura com vidros é coisa séria, cuidado para o barato não sair caro!

Qual vidro utilizar em cobertura

Telhado de vidro

Os telhados de vidro são comuns em projetos requintados, pois se projetados com sabedoria agradam até o mais exigente dos usuários e valorizam a obra de um modo geral (inclusive na ocasião de venda do imóvel, por exemplo). A transparência do vidro faz parecer que não existem barreiras no telhado e, dessa forma, imprime amplitude visual e traz a paisagem externa para dentro dos ambientes.

Com o avanço da tecnologia e a criação de vidros cada vez mais carregados de benefícios, o telhado de vidro passou a ser requisitado para compor diversos ambientes, como por exemplo:

– Teto de vidro quarto

– Marquises

– Teto de vidro para varanda

– Clarabóias

– Teto de vidro area externa

– Telhado de vidro para banheiro

– Teto de vidro retrátil (cobertura de vidro abre e fecha)

Isso acontece porque os benefícios do teto de vidro vão bem além de fatores estéticos. Com a utilização do vidro correto qualquer modelo de cobertura feita de vidro é capaz de agregar às edificações vantagens relacionadas à sustentabilidade e eficiência energética, melhor iluminação dos ambientes, conforto acústico, baixo custo de manutenção, etc.

Outro benefício digno de destacar está relacionado ao mito que diz que tetos de vidros esquentam demasiadamente um local. Lembramos que o mercado oferece modelos de vidros com beneficiamentos capazes de barrar grande parte do calor que entraria em um ambiente (vidro de controle solar) e garantir o conforto térmico para todos os usuários.

Teto de vidro arquitetura

Até mesmo a privacidade é possível garantir com o uso de vidro nos telhados. Para isso existem tipos de vidros que impedem a visão através da estrutura enquanto permitem a passagem de luz – como o vidro jateado, vidro fantasia, vidro espelhado. Se o cliente deseja inovar, pode utilizar vidros polarizados no teto, que possuem tecnologia para alternar entre opaco e transparente num piscar de olhos.

É possível ainda optar por vidros coloridos – se o objetivo é criar destaques visuais e garantir ambientes privativos. Para facilitar a limpeza do telhado de vidro o mercado oferece os vidros autolimpantes. O leque de opções é vasto, tudo dependerá dos desejos do cliente e conhecimento técnico dos profissionais – que também devem garantir que a cobertura de vidro será projetada totalmente em harmonia com as normas da ABNT.

Lembramos que coberturas de vidros projetadas de maneira errada podem trazer muitos prejuízos. Além dos fatores de segurança – que podem ficar prejudicados e colocar em risco os usuários, um teto de vidro fora das normas da ABNT pode ter sua funcionalidade limitada e problemas relacionados à vedação, estanqueidade e estética.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.