Primary Navigation

O que é Vidro Laminado e onde pode ser Utilizado?

O vidro laminado é um tipo de vidro de segurança composto por duas ou mais camadas de vidro unidas por uma película plástica e ultraderente, geralmente de polivinil butiral (PVB). A película fica responsável por atuar como uma camada de segurança, mantendo os fragmentos de vidro presos a si o aquele determinado vão fechado em caso de quebra. Essa técnica confere ao vidro laminado propriedades como resistência a impactos, maior segurança em casos de quebra e redução de ruídos.

Considerando a sua composição e singularidades, na arquitetura e construção civil o vidro laminado é comumente utilizado em aplicações que requerem segurança adicional, como portas e janelas, fachadas de edifícios, muros, telhados e coberturas, para retardar ações de arrombamentos e vandalismo, instalações pensadas para controle acústico em ambientes urbanos e empresariais, etc.  Veja mais sobre o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado.

Descubra como é fabricado e onde utilizar o vidro laminado

O vidro laminado é uma sofisticada solução de vidro de segurança, composto por duas ou mais camadas de vidro interligadas por uma película plástica. Durante o processo de fabricação, as camadas de vidro são unidas através de calor e pressão, resultando em uma ligação sólida com a película interlayer, que é super aderente. Essa película tem a capacidade de manter os fragmentos de vidro aderidos a ela em caso de quebra, minimizando os riscos de ferimentos.

Para quem se pergunta o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado, é importante destacar que além de oferecer resistência a impactos, o vidro laminado proporciona benefícios como controle acústico, bloqueio UV e maior segurança em aplicações arquitetônicas. Além disso, é considerado como um tipo de vidro “coringa” dentre os profissionais do ramo, pois possui características que o habilitam a participar de praticamente todos os tipos de estruturas envidraçadas, segundo a ABNT.

Onde o vidro laminado pode ser aplicado?

Segundo ditam as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o vidro laminado pode ser utilizado nas seguintes aplicações:

Fachadas

Guarda-corpos

Boxe de banheiro

Envidraçamento de sacadas

– Pisos e degraus de vidro

– Visores de piscinas, aquários e zoológicos.

– Estruturas de vidro

– Vidros para retardar ações de arrombamento

– Dentre outros.

A versatilidade do vidro laminado o torna em uma peça coringa ideal para uma variedade de aplicações, incluindo fachadas de edifícios, claraboias, janelas automotivas, divisórias de ambientes e até mesmo em escadas e pisos, oferecendo uma combinação única de segurança, estética e funcionalidade. Continue a leitura e entenda mais sobre o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado.

Vidro temperado ou laminado?

Escolher entre vidro temperado e vidro laminado dependerá das necessidades específicas do projeto, considerando principalmente as normas da ABNT e finalidades de uso. Tanto o vidro laminado quanto o temperado oferecem benefícios de segurança, mas suas particularidades singulares podem determinar qual modelo deve ser utilizado em uma determinada aplicação.

Para melhor esclarecer o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado, se estiver na dúvida sobre qual modelo aplicar, considere procurar consultoria especializada no assunto. Profissionais sérios são capazes de realizar um estudo detalhado considerando fatores como resistência mecânica, transparência, segurança em caso de quebra, isolamento acústico e térmico, dentre outros, para garantir que a sua escolha seja a mais adequada ao universo em que será utilizado.

Vidro laminado de temperados

O mercado vidreiro oferece uma alternativa para quem deseja aproveitar de todos os benefícios dos dois modelos. Trata-se dos vidros laminados de temperados, que combinam as características distintas do vidro laminado e do vidro temperado. Nesse processo, as folhas de vidro são submetidas a dois tratamentos específicos, pois é fabricado a partir da união de duas ou mais placas de vidros temperados através da técnica de laminação.

Vidro multilaminado

O termo vidro multi laminado refere-se a um tipo de vidro laminado que envolve mais de duas camadas de vidro intercaladas por películas plásticas e/ou especiais.  Ainda falando sobre o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado, enquanto o vidro laminado padrão geralmente consiste em duas camadas de vidro, o vidro multi laminado pode incluir três ou mais camadas, proporcionando benefícios adicionais em termos de segurança e isolamento acústico.

Também conhecido como vidro blindado, a aplicação desse modelo pode variar, mas é comumente utilizado em ambientes onde a segurança, o isolamento térmico e a redução de ruídos são de extrema importância – como é o caso de fachadas de edifícios em áreas urbanas movimentadas, vitrines de lojas, instalações residenciais e aplicações envidraçadas de alto padrão.

E para finalizar nosso artigo sobre o que é vidro laminado e onde pode ser utilizado, reforçamos que a escolha e aplicação do vidro laminado está submetida às normas da ABNT. Fique atento às propostas fora dos padrões do mercado e sempre exija que a equipe responsável pela projeção e instalação dos vidros de sua obra mantenha todo o projeto dentro das diretrizes regulamentadoras! Evite que o barato saia caro!

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.