Primary Navigation

Tudo sobre envidraçamento de sacadas

O envidraçamento de sacadas pode contribuir de diversas formas em um empreendimento. Além de proporcionar estética singular, promover a integração de espaços, amplitude visual e aumentar a oferta de conforto aos ocupantes, as sacadas envidraçadas favorecem a valorização comercial do empreendimento e pode facilitar no momento de atrair potenciais compradores ou locatários.

O fechamento de sacadas com vidros é uma tendência arquitetônica que chegou para ficar! Nesse texto vamos ver tudo sobre envidraçamento de sacadas e perceber de que formas essa estrutura pode contribuir para a valorização de uma edificação e conforto de seus ocupantes. Também falaremos um pouco sobre o que considerar no momento de escolher o vidro para sacada e sobre a importância de seguir as normas regulamentadoras da ABNT. Legal né?

Envidraçamento de sacadas – tudo que você precisa saber.

Tecnicamente, um fechamento de sacadas com vidros utiliza painéis (deslizantes, pivotantes ou fixos) para promover a proteção do imóvel e seus ocupantes. Considerando a aparência singular, o envidraçamento de sacadas também contribui esteticamente e é capaz de tornar um empreendimento como referência geográfica! Não por acaso as casas e prédios com varandas ou sacadas envidraçadas se destacam e são mais valorizados.

Ainda falando tudo sobre envidraçamento de sacadas, essa técnica é popular por conseguir unir, em uma só estrutura, benefícios, vantagens e funcionalidades diversas, o que promove vantagens a um ambiente. Aqui abaixo estão alguns benefícios que o sistema pode trazer para os empreendimentos e moradores/ocupantes:

01 – Segurança e proteção: Não seria possível abrir nossa lista comentando tudo sobre envidraçamento de sacadas sem dar o devido destaque à segurança e proteção que o fechamento de sacadas e varandas pode oferecer. Lembramos, por exemplo, que a ABNT exige o uso de vidros temperados ou laminados, por proporcionarem maior segurança e reduzirem o risco de acidentes causados por quebras ou impactos.

02 – Valorização do imóvel: Como já comentamos nesse nosso artigo com tudo sobre fechamento de sacadas, essa técnica confere um aspecto moderno e sofisticado à fachada do edifício ou casas, o que pode aumentar seu valor de mercado. Além disso, outras vantagens – como veremos no decorrer desse artigo – também contribuem para a valorização comercial de empreendimentos com sacadas envidraçadas.

03 – Integração de espaços e amplitude visual: O fechamento de sacadas com vidros permite a integração de ambientes (internos e externos) de maneira fácil, criando uma extensão do espaço de convívio e/ou trazendo uma paisagem externa para dentro dos ambientes – graças à transparência única do vidro. Esse cenário possibilita, por exemplo, a projeção de espaços de lazer, áreas de interação, escritórios, salas de descanso, etc.

04 – Conforto térmico e acústico: O uso de vidros adequados pode proporcionar isolamento térmico e acústico aos locais, pois dessa forma a sacada envidraçada consegue reduzir a entrada de calor e até mesmo de poluição sonora. Isso resulta em ambientes mais agradáveis e confortáveis, com temperatura controlada e menor interferência sonora.

05 – Proteção contra intempéries: Ainda falando tudo sobre envidraçamento de sacadas, com a sacada fechada o ambiente fica protegido contra chuva, vento, poeira e poluição, criando uma atmosfera que permite que os moradores desfrutem do espaço externo em diferentes condições climáticas.

Além disso, é preciso destacar a economia de energia que a técnica de fechar sacadas com vidros proporciona. Com todos esses benefícios acima é possível reduzir gastos, principalmente os relacionados à sistemas de climatização – como ar condicionar ou aquecedores – e iluminação artificial.

Envidraçamento de sacadas – qual vidro usar?

Também é não possível comentar tudo sobre envidraçamento de sacadas sem criar destaques para o tipo de vidro indicado para a estrutura. Segundo consta, a ABNT indica que o fechamento de sacadas deve ser realizado com vidros laminados ou temperados – somente. Porém, ao fazer a projeção da estrutura, é preciso considerar outros fatores, como por exemplo:

– Níveis de exigência para resistência mecânica, segurança, isolamento acústico e térmico.

– Características da região – como incidência do sol, região de construção, altura da edificação.

– Níveis de ruído: É necessário um estudo dos barulhos presentes. Com a escolha do vidro certo é possível anular drasticamente a passagem de sons externos para dentro dos ambientes.

– O mercado oferece vidros com tecnologias que promovem a privacidade (visual ou sonora) dos ocupantes do empreendimento.

Veja abaixo outras considerações

Para quem deseja saber tudo sobre envidraçamento de sacadas, veja abaixo outras considerações importantes:

– Sistema deslizante: permite a abertura total ou parcial da sacada, proporcionando ventilação e integração com o ambiente externo.

– Sistema de painéis articulados: oferece a opção de abrir ou fechar a sacada de forma flexível, garantindo maior controle sobre a entrada de luz e ventilação.

– Envidraçamento com roldanas: utiliza trilhos inferiores com roldanas para facilitar o deslizamento dos painéis de vidro.

Envidraçamento sem roldanas: os painéis de vidro deslizam diretamente sobre trilhos no piso, sem a necessidade de roldanas

Principais normas regulamentadoras para envidraçamento de sacadas:

– Norma ABNT NBR 16259: Estabelece os requisitos e métodos de ensaio para sistemas de envidraçamento de sacadas, garantindo a segurança e desempenho do sistema.

– Norma ABNT NBR 7199: Estabelece os requisitos técnicos para projetos e execução de vidros na construção civil, incluindo critérios para vidros de sacadas.

Para finalizar nossa explicação de tudo sobre envidraçamento de sacadas, é fundamental que os projetos de fechamento de sacadas sejam desenvolvidos considerando as normas técnicas estabelecidas pela ABNT. Ao seguir essas normas, é possível assegurar a qualidade, segurança e desempenho dos sistemas de envidraçamento, proporcionando ambientes agradáveis e duráveis para os usuários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.