Primary Navigation

os tipos de vidro para fachada

Quais os tipos de vidro para fachada?

Conforme determinam as normas regulamentadoras da ABNT, os vidros para fachada devem ser vidros de segurança (laminado, aramado e/ou temperado). É preciso destacar que existem regras específicas para aplicação de vidros temperados nas fachadas. Ainda comentando quais os tipos de vidro para fachada, a NBR 7199 ainda dita que vidros comuns podem ser utilizados em fachadas – desde que estejam instalados acima de 1,10m em relação ao piso do pavimento e sejam encaixilhados ou colados por todo o perímetro.

As condições para escolha do vidro para fachada variam geralmente conforme o pavimento e altura de instalação dos vidros com relação ao piso. Além disso, as diretrizes sofrem alterações se for o caso de fachadas inclinadas. Vale destacar, ainda, que é possível atribuir uma infinidade de beneficiamentos e tecnologias aos vidros de segurança a fim de promover conforto, privacidade, estética, valorização predial, etc. Por isso é importante contratar profissionais que sabem quais os tipos de vidro para fachada e seguem fielmente as normas da ABNT.

Tipos de vidros para fachada

Continuando nossa explicação sobre quais os tipos de vidro para fachada, as escolhas variam muito e dependem de fatores diversos, como as necessidades específicas do projeto, desejos dos clientes e regulamentações estabelecidas pela ABNT. De um modo geral, as normas determinam que os vidros utilizados em fachadas devem ser vidros de segurança e, em casos específicos, o vidro comum também pode ser aplicado. Leia mais e entenda.

Vidro laminado: O laminado lidera nossa lista de quais os tipos de vidro para fachada por ser indicado, praticamente, para todos os modelos de fachadas envidraçadas. É amplamente indicado devido às suas características de segurança e desempenho. Ele é composto por duas ou mais camadas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de material super aderente, geralmente de PVB (polivinil butiral).

Uma das principais vantagens do vidro laminado para fachadas é a segurança que o modelo oferece, pois além de resistente, quando quebrado os fragmentos tendem a ficar aderidos à película plástica, reduzindo o risco de ferimentos causados por estilhaços. Isso torna o vidro laminado uma opção segura para fachadas, especialmente em áreas onde há preocupação com a segurança dos ocupantes.

Vidro temperado: Uma das principais características que o vidro temperado oferece para as fachadas é a sua resistência a impactos. Para que melhor compreenda quais os tipos de vidro para fachada, o temperado é aproximadamente cinco vezes mais resistente do que o vidro comum, o que o torna uma opção segura para fachadas, especialmente em áreas onde há risco de impactos acidentais, ventos fortes, chuvas intensas e quedas de objetos.

Além da resistência e segurança, o vidro temperado também oferece outras vantagens. Ele possui boa resistência térmica, o que significa que pode suportar variações de temperatura sem quebrar. Isso é especialmente importante em fachadas expostas ao sol, onde o vidro está sujeito a diferentes condições térmicas. Entretanto, é válido reforçar que o uso do vidro temperado nas fachadas está sujeito a algumas regras impostas pela NBR 7199.

O vidro aramado, apesar de menos popular, também precisa figurar na nossa lista de quais os tipos de vidro para fachada por oferecer resistência e proteção adequados para esse tipo de aplicação. Outro tipo de vidro que pode ser utilizado é o vidro comum, porém, somente em fachadas com vidros instalados acima da cota de 1,10 m em relação ao piso e deve ser colado ou encaixilhado por todo o perímetro.

O uso de vidros nas fachadas

O uso de vidros nas fachadas das edificações se tornou tendência arquitetônica e recurso para valorização das edificações devido às funcionalidades, desempenho e estética que a fachada envidraçada promove. Além disso, é preciso lembrar que um empreendimento com fachadas de vidros imponentes são capazes de se tornarem referência geográfica e, dessa forma, além da valorização predial, também pode valorizar uma marca ou um produto. Legal, né?

Para determinar quais os tipos de vidro para fachada é preciso realizar um estudo prévio, adequado e direcionado. Isso ocorre porque os modelos de vidro para fachada podem alterar conforme as particularidades da região de construção de empreendimento, como por exemplo, incidência da luz solar e calor, locais com alta concentração de ruídos, altura da construção, pressão do vento, trânsito intenso de pessoas do lado externo (privacidade), dentre outros.

Porém, uma regra geral consiste no fato de que os melhores tipos de vidros para fachada são os vidros de segurança – como o vidro temperado, vidro laminado e vidro aramado. Segundo essa linha de pensamento, os vidros insulados (vidros duplos) também podem compor fachadas envidraçadas, desde que sejam fabricados com os vidros permitidos pelas normas. Aos vidros para fachada é possível atribuir outros beneficiamentos e tecnologias, como:

– Controle solar e alívio térmico

– Atenuação acústica

– Privacidade elevada

– Estética e decoração

Lembramos que existem regras e normas que pré estabelecem quais os tipos de vidro para fachada, como a ABNT NBR 7199, que dita as diretrizes para o uso de vidros em edificações, incluindo fachadas. Dessa forma, fique atento e contrate somente equipes e profissionais do ramo que ofereçam garantias de que manterão toda a obra de instalação da fachada envidraçada dentro das normas regulamentadoras da ABNT.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.