Primary Navigation

Qual o vidro ideal para cobertura de vidro

Qual o vidro ideal para cobertura de vidro?

Para escolher o vidro ideal para cobertura é importante levar em consideração alguns fatores, como as cargas previstas, estética, privacidade e principalmente segurança. Dessa forma, a escolha do vidro ideal para cobertura deve ser pautada nas normas da ABNT, que estabelecem requisitos mínimos de segurança para esse tipo de aplicação. Segundo a ABNT NBR 7199, o vidro a ser utilizado deve ser laminado, aramado ou insulado composto por laminado ou aramado.

O vidro temperado também pode entrar para a lista de qual o vidro ideal para cobertura de vidro, desde que contenha laminação. Essa característica é primordial para aplicações como coberturas, pois a laminação evita que os estilhaços de vidro se espalhem pelo ambiente nos raros casos de fragmentação da placa de vidro. Já os vidros comuns não podem ser utilizados para cobertura de vidro em hipótese alguma.

É importante destacar aqui que não existe publicação de uma norma técnica exclusiva para cobertura de vidro. Entretanto, a ABNT NBR 7199 estabelece critérios para o uso de vidros na construção civil de um modo geral. O cumprimento das diretrizes traz segurança para a obra e para os profissionais que a executam, para os transeuntes e ocupantes do ambiente, além de permitir extrair o máximo possível de eficácia, funcionalidade e beleza do vidro.

Qual a espessura de vidro para cobertura

Ainda falando sobre qual o vidro ideal para cobertura de vidro, para determinar a espessura da placa de vidro é preciso conhecimento técnico e muito estudo para analisar alguns fatores primordiais. Para indicar qual a espessura ideal de vidro para cobertura é preciso considerar dados como a dimensão da área a ser coberta (quanto maior o vão, mais grosso a chapa de vidro), modelo da estrutura, cargas para suportar, tipo de vidro escolhido e outras variantes;

Por isso é muito importante recorrer a empresas especializadas e equipes que saibam qual o vidro ideal para cobertura de vidro. Destacamos ainda que essa mesma linha de raciocínio deve ser aplicada para a projeção de marquises, claraboias, pergolados, etc. A instalação do vidro também precisa estar de acordo com as normas técnicas, utilizando perfis e fixações adequadas para garantir a estabilidade e segurança da cobertura.

Pode usar vidro temperado em cobertura?

O vidro temperado é uma alternativa para uso em cobertura, principalmente nas ocasiões que exigem furos e acessórios para instalação da placa de vidro. Porém, os vidros temperados só podem participar de aplicações como coberturas e telhados se estiver equipado com laminação (vidro laminado de temperados). Isso acontece porque o vidro temperado (sem laminação) se estilhaça por completo em casos de quebra, o que poderia causar ferimentos e deixaria o vão da cobertura aberto.

Para melhor esclarecer qual o vidro ideal para cobertura de vidro, a placa de temperado-laminado consegue unir, em um só produto, as principais características das técnicas de têmpera e de laminação, o que resulta em um vidro altamente resistente, seguro e habilitado a participar de aplicações onde se exige o uso de vidro laminado; ou seja, trata-se de uma alternativa muito interessante para ser usado em coberturas de vidro.

Saiba mais sobre vidros para cobertura

Vale destacar que as técnicas de laminação e/ou têmpera podem ser harmonizadas com beneficiamentos diversos, como conforto térmico, alívio acústico, privacidade, vidros coloridos, etc. Isso quer dizer que podemos adicionar a nossa lista sobre qual o vidro ideal para cobertura de vidro os seguintes modelos:

– Vidro de conforto térmico

– Vidros acústicos

– Vidros coloridos

– Vidros espelhados

– Vidros autolimpantes

– Vidros polarizados (vidros inteligentes, smart glass)

O uso de vidros inteligentes em coberturas está se tornando tendência. O smart glass agrega modernidade, praticidade, inovação e muita versatilidade para as coberturas, considerando que esse modelo de vidro altera sua aparência de opaco para transparente em uma fração de segundo e pode ser acionado até mesmo pela voz!

Mas fique muito atento! Faça um estudo detalhado considerando quais as suas principais necessidades no momento de determinar qual o vidro ideal para cobertura de vidro. Como sabemos, quanto mais tecnologia agregada ao material, mais caro o vidro para cobertura tende a ser. O ideal é contar com ajuda especializada no assunto a fim de escolher a melhor alternativa conforme o cenário apresentado.

Também se atente a propostas fora do padrão do mercado. O uso de materiais baratos ou fora das especificações exigidas pode comprometer a segurança e eficácia da cobertura, considerando que esses materiais não atendem às normas de segurança e podem se quebrar facilmente, colocando em risco a integridade física das pessoas e causando prejuízos financeiros. Por isso é importante investir em materiais de qualidade e seguir as normas da ABNT, a fim de garantir segurança e durabilidade para a cobertura.

E para finalizar nosso artigo sobre qual o vidro ideal para cobertura de vidro, lembre-se que o barato pode sair caro quando falamos sobre segurança e qualidade. Coberturas em vidro são aplicações que devem ser projetadas para durar muitos e muitos anos; e para isso, é necessário levar em consideração as normas da ABNT e ser construída com materiais de qualidade.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.