Primary Navigation

diferença entre pele de vidro e glazing

Qual a diferença entre pele de vidro e glazing?

Você sabe qual a diferença entre pele de vidro e glazing? Embora ambos sejam classificados como sistemas de fachadas feitas com vidro, elas diferem em sua composição e forma de aplicação. Resumidamente falando, a fachada pele de vidro é constituída por painéis fixados diretamente na estrutura da edificação através de suportes, enquanto que a fachada estrutural glazing utiliza adesivos estruturais para fixar os vidros, dispensando a necessidade de perfis de alumínio ou qualquer outro tipo de estrutura de sustentação visível.

Conheça mais sobre estrutural glazing e pele de vidro.

A fachada envidraçada é um sistema bastante utilizado na arquitetura moderna e vem se tornando tendência. Dentre os principais tipos de fachadas envidraçadas citamos a fachada pele de vidro e a fachada structural glazing, porém, existem outros modelos, como as fachadas unitizadas, fachada grid, fachada de vidro spider, etc. Nesse artigo vamos nos concentrar na fachada glazing e pele de vidro.

Começando a explicação sobre qual a diferença entre pele de vidro e glazing, a fachada em pele de vidro utiliza painéis de vidro fixados diretamente na estrutura do prédio por meio de perfis de alumínio. Esses perfis são responsáveis por suportar o peso dos vidros e fornecer estabilidade à fachada. A aparência final é de uma superfície de vidro contínua e homogênea, proporcionando uma estética sofisticada e elegante aos edifícios.

De outra forma, o structural glazing é um sistema mais avançado e um pouco mais complexo, tecnologicamente falando. Nesse caso, os vidros são fixados à estrutura do prédio através de adesivos estruturais especiais, sem a necessidade e perfis de alumínio visíveis. Esses adesivos possuem alta resistência e capacidade de suportar as cargas e tensões, garantindo a segurança e estabilidade da fachada.

O resultado da técnica de instalação da structural glazing é uma aparência mais minimalista, com os vidros parecendo estar “colados” à estrutura, como se fossem uma pele para a edificação, conferindo uma sensação de transparência e leveza aos edifícios. Esse é um dos motivos pelo qual a fachada glazing é muito confundida com a fachada em pele de vidro e causa dúvidas no momento de definir qual a diferença entre pele de vidro e glazing.

Entenda a diferença entre glazing e pele de vidro!

Além das diferenças estéticas citadas acima, as fachadas pele de vidro e a fachada structural glazing também apresentam características técnicas distintas. Como destaque podemos citar que a fachada pele de vidro é relativamente mais fácil de instalar e de se manter, pois conta com a utilização dos perfis de alumínio que facilitam o acesso aos painéis de vidro.

Por outro lado, a fachada em vidro structural glazing demanda um processo de instalação mais complexo e mão de obra qualificada para esse tipo de aplicação, pois a sua instalação exige uma aplicação cirúrgica dos adesivos estruturais e uma cuidadosa atenção à qualidade da execução e colocação dos vidros. Por isso é muito importante consultar e contratar equipes especializadas no assunto para evitar que o barato saia caro!

Já se o assunto não é qual a diferença entre pele de vidro e glazing, e sim, quais as semelhanças e vantagens, destacamos que ambos os sistemas de envidraçamento de fachadas oferecem benefícios em termos de iluminação natural, vista panorâmica, isolamento térmico e conforto acústico, fatores que invariavelmente contribuem para o conforto dos ocupantes das edificações.

Dessa forma, a escolha entre fachada pele de vidro e structural glazing dependerá dos anseios dos clientes e necessidades específicas do projeto, incluindo considerações estéticas, técnicas e orçamento disponível, pois os dois modelos apresentam soluções interessantes quando o assunto é design arquitetônico e benefícios, cada qual com suas características únicas e aplicações específicas.

Veja mais:

Se está em dúvida sobre qual a diferença entre pele de vidro e glazing e qual modelo utilizar em seu projeto, consulte profissionais qualificados no assunto. Além de conseguir auxílio para sanar suas dúvidas, recorrer a equipes especializadas na instalação de fachadas envidraçadas é de extrema importância por diversos motivos, como por exemplo:

– Experiência técnica: A instalação de fachadas envidraçadas requer conhecimento técnico específico de quem sabe qual a diferença entre pele de vidro e glazing, pois envolve a manipulação de materiais delicados e complexos, como vidro e adesivos estruturais. Equipes especializadas possuem a experiência e habilidades necessárias para lidar com esses materiais de maneira adequada, garantindo uma instalação precisa e segura.

– Garantia de qualidade: Ao contratar uma equipe especializada no assunto você tem a garantia de que o trabalho será realizado com qualidade. Essas equipes possuem conhecimento sobre as melhores práticas de instalação, seguindo padrões e normas específicas da indústria. Dessa forma, a instalação da fachada envidraçada será feita de forma correta e duradoura, evitando problemas futuros, como vazamentos ou danos estruturais.

– Segurança: A instalação de fachadas envidraçadas requer cuidados especiais de segurança devido ao manuseio de vidro pesado e frágil. Equipes especializadas estão familiarizadas com os protocolos de segurança apropriados e possuem os equipamentos adequados para realizar o trabalho com segurança, minimizando o risco de acidentes durante o processo de instalação da fachada.

– Instalação rápida: As equipes especializadas em instalação de fachadas envidraçadas têm experiência no trabalho com esse tipo de projeto e, portanto, são capazes de executar o trabalho de forma mais eficiente e produtiva. Isso resulta em prazos mais curtos para a conclusão do projeto, pois minimiza interrupções na obra e economiza tempo e recursos humanos e financeiros.

E para finalizar nosso artigo sobre qual a diferença entre pele de vidro e glazing, empresas especializadas oferecem suporte pós instalação, incluindo serviços de manutenção e reparos. Esse cenário é importante para garantir o bom funcionamento e a longevidade da fachada envidraçada ao longo do tempo.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.