Primary Navigation

Onde doar vidros?

Os vidros podem ser encaminhados para centros de reciclagens, direcionados para catadores – inclusive através de aplicativo de celular – ou até mesmo serem doados para entidades específicas. De uma forma ou de outra, o encaminhamento do vidro para locais adequados garante a destinação correta do material, que pode ser reaproveitado ou reciclado infinitamente.

Ainda comentando sobre onde doar vidros, é importante, também, proteger do vidro, principalmente se estiver em cacos, pois essa atitude evita acidentes com os catadores e outros colaboradores responsáveis pela separação dos rejeitos. Os vidros estilhaçados devem ser acomodados em recipientes de difícil perfuração, como caixa de papelão, caixa de leite, garrafa pet, etc. No caso de vidros inteiros, crie uma camada de proteção com plástico bolha e fita, por exemplo, antes de encaminhar para a doação.

Doe vida, doe vidro!

Uma campanha iniciada pela Abravidro, entidade que reúne as indústrias de vidros nacionais, objetiva arrecadar potes de vidros para armazenamento de leite materno. A campanha “Doe vida, doe vidro” é uma iniciativa em apoio à RBLH-BR – Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e conta com a colaboração da SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, ou seja, é uma ótima alternativa para onde doar vidros.

Tecnicamente, a campanha incentiva a doação de embalagens de vidro por ser o único tipo de embalagem capaz de armazenar o leite humano sem a possibilidade de contaminações, considerando que o vidro é inerte e biologicamente inativo. Além de evitar episódios de contaminações, as embalagens de vidro conservam os nutrientes dos alimentos, o que significa que o leite materno se manterá saudável e nutritivo até ser consumido pelo bebê.

Para complementar nosso artigo sobre onde doar vidros, lembramos que aproximadamente 100 mil mamães doam leite materno todos os anos; e essa doação é capaz de salvar a vida de muitos bebês, seja daquele prematuro cuja mamãe ainda não produz leite adequadamente ou aqueles bebês que perderam a mãe durante o parto, por exemplo. Vale destacar também que o Brasil é um centro de referência em bancos de leite humano, com mais de 200 unidades que fornece leite para mais de 170 mil bebês.

Aplicativos de celular

Dando continuidade à nossa lista sobre onde doar vidros, o destino correto do vidro pode estar na palma das suas mãos. A era digital também abraçou esse segmento e tornou possível chamar um catador de vidro através de um aplicativo de celular. O app cataki, por exemplo, permite que o usuário encontre um catador disponível mais próximo de sua localidade e negocia a retirada diretamente com ele. Interessante, não?

Já se você deseja obter descontos em compras de supermercados e outros produtos e serviços, talvez deva conhecer o aplicativo Molécoola Reciclagem. Através dele o usuário encaminha seus materiais recicláveis e ganha pontos conforme o tipo de material. Depois, é só trocar esses pontos acumulados por diversos descontos, produtos ou serviços. A startup se orgulha de já ter tirado do meio ambiente mais de 600 toneladas de materiais recicláveis – e todos destinados corretamente!

Coleta seletiva

Algumas cidades de São Paulo e outras espalhadas pelo Brasil oferecem o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis. Em São Paulo, de acordo com a prefeitura, além dos caminhões de lixo, a administração disponibiliza coleta domiciliar para 94 distritos da cidade. Esta também é uma boa alternativa de onde doar vidros, pois existe a certeza que o material terá destinação correta. Por isso fique atento e pesquise se sua região já foi prestigiada com esse serviço. Em caso de dúvidas, mantenha contato com a administração da sua cidade e verifique! Acompanhe nosso site e o blog do Barato com Qualidade para mais artigos como este!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.