Primary Navigation

Onde descarta vidro quebrado?

Onde descarta vidro quebrado?

Você sabe onde descarta vidro quebrado? Cacos de vidro devem ser descartados de maneira responsável, protegendo a natureza e os profissionais da reciclagem. A melhor forma de descartar o vidro quebrado consiste em acomodar os cacos em embalagens resistentes – como caixas de papelão, jornais, garrafas pet, caixa de leite – e destiná-los para os centros de reciclagens ou lixeiras de coleta seletivas, sempre de maneira consciente. Por ser um material de difícil decomposição, o descarte irresponsável do vidro pode acarretar prejuízos ambientais.

Além disso, tome cuidado, pois alguns tipos de vidros não são recicláveis, como vidro temperado, tela de celular, monitores e outros; mas apesar de não serem passíveis de reciclagem, devem ser encaminhados para o lixo eletrônico e/ou lixo comum (com todos os cuidados para evitar acidentes) para ter sua destinação final efetuada de maneira correta. Veja mais nesse texto sobre onde descarta vidro quebrado, quais vidros podem ser reciclados (e quais não), além de outras informações relacionadas.

Quem recolhe vidro quebrado?

Essa é uma dúvida corriqueira quando pesquisamos onde descartar vidro com segurança, afinal de contas, quem recolhe vidro quebrado? Pois bem, algumas cidades disponibilizam serviço de coleta seletiva ou outros locais onde descarta vidro quebrado (seja através do poder público ou através de iniciativas privadas). Porém, caso sua cidade não possua serviço semelhante, é possível destinar os vidros diretamente aos postos de reciclagem mais próximos. O importante é garantir que o vidro quebrado seja reciclado.

Onde devo colocar vidros quebrados?

Ainda falando sobre onde descarta vidro quebrado, todo tipo de vidro fragmentado, reciclável ou não, deve ser colocado em recipientes resistentes para dificultar a perfuração e acidentes físicos. As melhores alternativas são as caixas de papelão e/ou de leite, folhas de jornais, garrafas pet ou outro recipiente semelhante. Além disso, é de extrema importância que o pacote esteja identificado como vidro antes de ser colocado na lixeira, a fim de diminuir as chances de acidentes.

Tipos de vidro recicláveis

Ainda comentando sobre onde descarta vidro quebrado, abaixo segue uma lista dos principais tipos de vidro recicláveis:

– Vidro comum (janela, portas)

– Garrafas (conservas, bebidas)

– Potes de vidros (alimentos, bebidas)

– Copos

– Pratos

– Frascos

O vidro deve estar totalmente limpo antes de ser encaminhado para a lixeira, inclusive com a retirada das tampas; entretanto, os rótulos podem ficar. Continue a leitura e saiba mais sobre como descartar vidro quebrado com segurança.

Tipos de vidros não recicláveis

Alguns tipos vidro não são recicláveis por diversos motivos, como por exemplo, a oferta de um produto de baixa qualidade ou caro demais para os padrões do mercado. Dessa forma, saiba alguns tipos de vidro não recicláveis, abaixo:

– Vidro temperado

– Espelhos

– Ampolas de remédios

– Vidro de microondas

– Porcelana

– Cristais

– Lâmpadas

– Pirex

Para finalizar nosso artigo sobre onde descarta vidro quebrado, saiba que o vidro é infinitamente reciclável sem perder suas qualidades, ou seja, uma placa de vidro reciclada possui as mesmas qualidades que uma placa de vidro fabricada com matéria-prima virgem. Outro fato interessante é que o vidro é 100% reciclável  e, para cada tonelada de vidro quebrado, uma tonelada de vidro é produzido, enquanto que para produzir a mesma quantidade de vidro a partir de matéria prima virgem, seriam necessários 1,2 toneladas de insumos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.