Primary Navigation

Manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas

Realizar a manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas de maneira preventiva é indispensável, considerando todas as particularidades que envolve esse tipo de estrutura. A falta de manutenção periódica e adequada em fachadas envidraçadas e estruturas do gênero pode comprometer significativamente o desempenho e a segurança das aplicações, trazendo problemas relacionados a estanqueidade, degradação estrutural, proteção e a estética do edifício.

Lembramos que, apesar de o vidro ser um material durável e de baixa deterioração, a fachada de vidro pode sofrer com a degradação de outros de seus elementos – como selantes e isolamentos, além da própria degradação da edificação (rachaduras, deslocamentos, etc). O vidro também pode sofrer alterações estéticas devido à exposição à chuva, sujeira e poeira, o que resulta em manchas e interage negativamente com a aparência e valorização predial.

A manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas auxilia na vigilância e antecipação de acidentes, como nos episódios de aparecimento de vidros rachados, selantes soltos, etc. É importante esclarecer que, em casos de vidros rachados ou quebrados, é de extrema importância que seja realizada a troca da placa, pois esse cenário representa riscos significativos para a segurança dos ocupantes o edifício e dos pedestres das proximidades.

Manutenção preventiva de fachadas envidraçadas

Considerando a imponência e importância desse tipo de estrutura, é de extrema necessidade que a manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas seja realizada por equipes especializadas no assunto. Empresas do ramo possuem conhecimento e maquinário necessário para realizar a revisão, restaurações e correções necessárias para manter a segurança, funcionalidade e estética singular da fachada envidraçada.

Lembramos que, no geral, realizar a manutenção preventiva oferece uma abordagem mais inteligente e econômica, pois resulta em operações mais eficientes, de maior confiança e com muito mais economia ao longo do tempo. Isso ocorre porque a manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas ajuda a identificar e corrigir problemas em estágios iniciais, antes que se tornem graves e exijam gastos excessivos em reparos emergenciais e substituições de componentes danificados.

Problemas comuns ocasionados pela falta de manutenção das fachadas

A ausência de manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas pode ocasionar em alguns problemas corriqueiros:

– Vazamentos: O desgaste de selantes pode comprometer a vedação dos elementos e permitir a infiltração de água, o que prejudica a aparência do edifício e pode causar danos internos como mofo e infiltrações.

Degradação estrutural: A estrutura da aplicação pode e comprometer devido à falta de manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas. A sacada ou fachada pode ficar enfraquecida com a exposição às intempéries e corrosão, cenário que pode levar a rachaduras e até colapsos.

– Segurança e proteção: A ausência de manutenção especializada em fachadas pode trazer riscos à segurança dos ocupantes e pedestres. Lembre-se de que vidros quebrados, rachados ou soltos representam riscos significativos às pessoas, pois podem se desprender e causar ferimentos graves.

– Isolamento térmico e acústico comprometido: A exposição da fachada ao tempo também pode levar à deterioração dos selantes e isolamentos, resultando em perda de eficiência térmica e no isolamento acústico.

– Baixa eficiência energética: A falta de manutenção da fachada consegue ocasionar o mau funcionamento de sistemas de sombreamento, persianas ou vidros especiais que contribuem para o controle térmico das edificações.

– Desgaste estético: A falta de manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas pode afetar a imagem do edifício devido ao acúmulo de sujeira e manchas na superfície do vidro, cenário capaz de desvalorizar comercialmente um empreendimento.

Além disso, é importante lembrar que ignorar a manutenção regular pode resultar em problemas com custos de reparos maiores. A ausência de manutenção faz com que um pequeno problema se agrave ao longo do tempo, o que eventualmente exigirá reparos mais extensos e caros.

Dicas de manutenção e limpeza para fachadas

A principal dica para quem procura realizar a manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas consiste em procurar empresas especializadas no ramo. Equipes treinadas possuem o conhecimento técnico e experiência necessária para lidar com os materiais, sistemas e complexidades específicas das fachadas. Isso inclui saber como identificar problemas potenciais, avaliar riscos e implementar as melhores práticas de manutenção.

Outra dica que pode auxiliar a diminuir a frequência da manutenção e limpeza das fachadas são os vidros autolimpantes. Esse tipo de vidro é fabricado com uma tecnologia especial que desintegra as moléculas orgânicas das poeiras; além disso, sua superfície interage muito bem com a água, características que facilitam a limpeza das fachadas de vidro, pois basta um jato de água para que a sujeira do vidro vá embora. Legal, né?

E para finalizar, sempre desconfie de propostas de manutenção e limpeza para fachadas de vidro e sacadas fora dos padrões do mercado. Lembre-se de que a falta de conhecimento técnico pode resultar em danos acidentais à fachada durante tentativas de manutenção. Equipes especialistas na área entendem como lidar com os materiais delicados e sensíveis, minimizando o risco de danos relacionados às técnicas inadequadas.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.