Primary Navigation

Pele de vidro

O Seu Espaço com Elegância: Guia Sobre Fachada Pele de Vidro

Tudo sobre fachada pele de vidro

O termo “pele de vidro” refere-se a um estilo arquitetônico que utiliza uma grande quantidade de vidro em toda a fachada de um edifício, criando a impressão de que o vidro cobre a superfície externa do prédio como se fosse uma segunda pele. Esse estilo arquitetônico é frequentemente associado a edifícios modernos e contemporâneos. Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre fachada pele de vidro.

Fachadas em pele de vidro

Para tentar resumir, na arquitetura o nome pele de vidro é utilizado sempre que o desejo é descrever edifícios ou residências cujas fachadas são predominantemente composta por vidros, o que além de uma estética inconfundível, proporciona uma série de benefícios funcionais ao mesmo tempo em que permitem que uma edificação seja referenciada como ponto geográfico, inclusive!

Veja abaixo como a utilização extensiva de vidro nas fachadas dos edifícios pode garantir várias finalidades e entenda tudo sobre fachada pele de vidro:

– Estética: O vidro confere uma aparência elegante e moderna ao edifício. A transparência do vidro cria uma sensação de leveza e permite que a luz natural penetre no interior, tornando o espaço mais luminoso e criando destaques para a decoração presente.

– Eficiência energética: O vidro de alta qualidade usado em fachadas geralmente é projetado para ser eficiente em termos de energia. Ele pode ajudar a regular a temperatura interna do edifício, reduzindo a necessidade de aquecimento ou resfriamento artificial.

– Integração de ambientes: A transparência do vidro permite a integração de ambientes e faz com que os ocupantes do edifício desfrutem de vistas panorâmicas do ambiente externo.

– Integração tecnológica: Em alguns casos as fachadas de pele de vidro podem incorporar tecnologias avançadas, como vidros inteligentes que capazes de se tornarem opacos quando necessário, ou vidros que podem gerar energia solar.

Para melhor esclarecer, nunca é demais lembrar que, para que todas essas vantagens acima estejam presentes, é de extrema necessidade que as fachadas em pele de vidro sejam fabricadas com vidro de alta qualidade e indicados para esse tipo de aplicação, além de adequar todo o projeto as normas e diretrizes da ABNT. Fique atento e desconfie de propostas fora do padrão praticado no mercado. Evite que o barato saia caro.

Cuidados ao projetar fachadas em pele de vidro

Ainda falando tudo sobre fachada pele de vidro, a utilização de materiais de baixa qualidade ou a falta de conformidade com as normas regulamentadoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em fachadas de pele de vidro pode levar a uma série de problemas potenciais, que vão desde questões estéticas até preocupações mais sérias relacionadas à segurança e eficiência predial. Alguns dos problemas que podem surgir incluem:

– Baixa estanqueidade: Materiais de baixa qualidade ou a falta de técnicas de instalação apropriadas podem resultar em vazamentos de água, causando danos ao interior do edifício e prejudicando paredes, estrutura e sistemas elétricos.

– Segurança:

A falta de conformidade com normas de segurança pode trazer situações perigosas, como vidros se soltando ou se quebrando em pedaços afiados, o que representa riscos para as pessoas próximas. Para evitar isso contrate equipes que saibam tudo sobre fachada pele de vidro.

– Isolamento térmico prejudicado:

A escolha errada da tecnologia ou a utilização de vidros que não atendam aos padrões adequados de isolamento térmico pode fazer com que o edifício se torne ineficiente em termos de energia, levando a custos mais altos de aquecimento e resfriamento.

– Embaçamento: Instalações inadequadas ou elementos de instalação de baixa qualidade podem gerar condensação excessiva e afetar a visibilidade e o conforto visual aos ocupantes de um ambiente.

– Problemas estruturais: O uso de materiais ou técnicas de construções inadequados pode causar problemas estruturais, como o aparecimento de deformações, fissuras ou até mesmo o colapso de partes da fachada pele de vidro.

­- Manutenção frequente: Vidros mal especificados ou de baixa qualidade facilita o acúmulo de sujeira na superfície da fachada pele de vidro, o que resulta em perda de transparência e afeta a estética da edificação.

– Durabilidade reduzida: O uso de vidro inadequado ou o não respeito às normas da ABNT tende a diminuir o tempo de vida útil das fachadas, o que pode exigir substituições frequentes ou reparos mais caros.

– Custo a longo prazo: O uso de materiais de baixa qualidade ou não conforme com as normas regulamentadoras pode até oferecer economia inicial, mas isso pode se transformar em custos significativos a longo prazo devido a manutenção, reparos e perda de eficiência energética.

E já finalizando nosso artigo com tudo sobre fachada pele de vidro, para evitar problemas desse tipo é fundamental seguir as normas e regulamentações relevantes, investir em materiais de qualidade e garantir que a instalação seja realizada por profissionais qualificados. Além disso, a manutenção regular é essencial para garantir a durabilidade e o desempenho adequado das fachadas de pele de vidro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.