Primary Navigation

guarda-corpo-vidro

Guarda-corpo de vidro temperado, pode?

Os vidros temperados não podem ser utilizados em guarda-corpos, a menos que sejam submetidos à técnica de laminação (vidro temperado laminado). A aplicação de vidro temperado isoladamente em guarda-corpo está em desacordo com as normas de segurança da ABNT. O tipo de vidro indicado para guarda-corpo é o vidro laminado, vidro aramado e o vidro insulado composto apenas pelos vidros permitidos.

Guarda corpo de vidro temperado não pode!

Os vidros temperados são frequentemente utilizados nas mais diversas aplicações devido às suas propriedades singulares relacionadas à segurança e resistência. No entanto, em relação a guarda-corpos, o vidro temperado não é o mais indicado, pois existem algumas considerações importantes que devem ser levadas em conta ao decidir usar esse modelo de vidro.
O vidro temperado é projetado para se quebrar em pequenos fragmentos quando sofre algum impacto capaz de liberar as suas tensões naturais, deixando aberto o vão onde estava acomodado. Isso é pensado para reduzir o risco de ferimentos graves em caso de quebra e um dos principais motivos pelo qual o vidro temperado é uma figura carimbada no segmento da arquitetura e construção civil, indústria automobilística, mercado moveleiro e universo decorativo.

Pode usar vidro temperado em guarda-corpo?

No entanto, venhamos e convenhamos, em um guarda-corpo – especialmente aqueles situados em alturas elevadas – não é possível que a quebra do vidro deixe um vão desprotegido, muito menos pode ocorrer a queda de fragmentos de vidros lá de cima, porque isso potencialmente causaria ferimentos ou danos graves. Destacamos que o vidro comum também não pode ser aplicado em guarda-corpo de vidro pelos mesmos motivos, além de ser menos resistente.
Ainda falando sobre guarda – corpo de vidro temperado, pode? Lembramos que o vidro temperado não é tão flexível quanto outros modelos de vidro, como os que contém laminação ou malha metálica (vidro laminado, vidro aramado ou vidro duplo contendo os modelos permitidos). Esse cenário pode criar desafios na forma como a placa de vidro é fixada e sustentada em um guarda-corpo.
Ainda que sua estrutura física permitisse, no caso de guarda-corpo, devido a sua natureza mais rígida o vidro temperado poderia exigir sistemas de fixação mais robustos e planejamento cuidadoso para garantir sua estabilidade e segurança. Mas reforçamos que as normas da ABNT não indica o uso de vidro temperado individualmente em guarda corpo, a menos que contenha laminação.

Qual guarda-corpo de vidro é mais seguro?

Os vidros mais seguros para guarda-corpo são os vidros laminados, vidros aramados ou vidros duplos composto por placas de vidro laminadas ou aramadas. Isso acontece porque os vidros laminados ou aramados, quando fragmentados, não espalham seus estilhaços de vidro pelo ambiente, mantendo o vão preenchido – diferentemente do que ocorre com as placas de vidros temperadas.

Vidro para guarda corpo norma

Isso é o que indica a NBR 14.718, da ABNT, que dita que as placas de vidro para esse tipo de aplicação devem estar em conformidade com a NBR 7.199, conjunto de diretrizes sobre a utilização de vidros na construção civil. A ABNT 1718 também traz diretriezes sobre a profundidade mínima para a instalação de ancoragem no concreto e altura mínima do piso, dentre outros fatores. A mesma linha de raciocínio se aplica em parapeitos, sacadas, balaustradas, etc.

Guarda corpo vidro laminado

O guarda corpo de vidro laminado é a escolha mais assertiva para quem precisa projetar esse tipo de aplicação. Isso ocorre porque o vidro laminado é composto por camadas intercaladas de película ultra aderente, o que significa que, mesmo que o vidro se quebre, os fragmentos ficarão aderidos à película interna, impedindo que o vão fique aberto e reduzindo o risco de lesões ou quedas.
Dando continuidade ao nosso artigo sobre guarda – corpo de vidro temperado, pode? É preciso destacar que o vidro laminado, tal como o vidro temperado, oferece maior resistência ao impacto e é menos suscetível a rachaduras e quebras causadas por tensões mecânicas em comparação ao vidro comum. Esse fato, em conjunto com seu modo de fragmentação, torna o vidro laminado na principal alternativa para compor guarda corpos de vidro.

Guarda corpo vidro aramado

O guarda-corpo de vidro aramado combina as propriedades de segurança, estética singular e transparência do vidro com a resistência adicional proporcionada pelo uma malha metálica acomodada na massa vítrea, o que garante resistência e torna o guarda corpo de vidro aramado em uma solução eficaz para evitar quedas ou acidentes ao mesmo tempo em que mantém a estética visual.
A principal característica do vidro aramado é a inclusão de fios de arame na sua composição durante o processo de fabricação. Esses fios de arame formam uma malha metálica que vai incorporada na massa do vidro e confere maior resistência e capacidade de retenção em caso de quebra. Isso significa que, se o vidro aramado se quebrar, a malha metálica ajuda a manter os fragmentos juntos, reduzindo o risco de quedas e de que estilhaços se espalhem e causando ferimentos.
Como acontece com a projeção de qualquer tipo de aplicação envidraçada, a instalação de guarda-corpo de vidro deve ser realizada por profissionais qualificados e especialistas em segurança para garantir que a escolha dos materiais, como como a execução da instalação atendam a todos os requisitos de segurança e regulamentação especificadas nas normas da ABNT.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.