Primary Navigation

Como aproveitar um vidro quebrado

Como aproveitar um vidro quebrado?

O vidro quebrado pode ser aproveitado de várias formas distintas. Os pedaços de vidro podem compor elementos decorativos, ser reaproveitados em utensílios para casas ou encaminhados para reciclagem – é importante destacar que a reciclagem do vidro não oferece perdas de matéria. Reforçamos que o material não deve ser descartado de maneira indevida na natureza, pois pode levar de 4.000 a 1 milhão de anos para se decompor por completo. Por esse motivo saiba mais sobre como aproveitar um vidro quebrado.

O que fazer com vidro quebrado?

Apesar de o vidro ser um material resistente e seguro, não é possível anular episódios de estilhaçamento da placa – até mesmo das chapas mais rígidas, como o vidro temperado. Dessa maneira, é importante saber o que fazer com vidro quebrado, pois como visto, trata-se de um material de difícil decomposição. Existem estudos que mostram que dependendo das condições pelas quais o elemento é submetido o vidro pode levar até 1 milhão de anos para se decompor.

Saiba como aproveitar um vidro quebrado utilizando os estilhaços para criar, por exemplo, um mosaico na parede; ou aproveite os cacos para embelezar peças decorativas, molduras, elementos arquitetônicos. Tudo dependerá da criatividade dos usuários. Outra alternativa fortemente recomendada consiste em dar o destino correto a esses materiais, ou seja, encaminhá-los para reciclagem; possibilitando que o material retorne ao mercado.

Os espelhos quebrados também são facilmente aproveitados em móveis, portas ou até mesmo em utensílios domésticos, como porta copos, para decorar objetos (como caixa de joias e/ou maquiagens) ou até mesmo serem reaproveitados como espelhos menores. Em todos os casos, gerencie os estilhaços com cuidado para evitar ferimentos graves – inclusive no momento de descartar o vidro quebrado.

Onde descarta vidro quebrado?

Além de entender como aproveitar um vidro quebrado, é de suma importância saber onde descartar o material. A melhor alternativa é deixar em lixeiras especiais para reciclagem ou solicitar serviços específicos (público ou particular), que darão o destino adequado ao material. Entretanto, antes de descartar o vidro, envolva os estilhaços em jornal, caixa de papelão, plástico bolha, caixa de leite ou outro material que impeça que o vidro corte os catadores. Muita consciência ao embalar o vidro quebrado, pois um estilhaço pode causar acidentes fatais!

Pode reciclar vidro quebrado?

O vidro não só pode, como deve ser reciclado. Aliás, você sabia que o vidro é totalmente reciclável (de modo que 01 kg de vidro quebrado gera 01 kg de vidro reciclado) sem perda de qualidade e de maneira infinita? As empresas fabricantes de vidros sabem como aproveitar um vidro quebrado e costumam mesclar uma porcentagem de material reciclado e outra de vidro virgem na elaboração de novos componentes vítreos.

A indústria vidreira produz mais de 1 milhão de toneladas de vidro anualmente e, não por acaso, a reciclagem do vidro movimenta cifras milionárias no mercado. De uma forma ou de outra é muito importante saber como aproveitar um vidro quebrado, pois é muito fácil, demonstra consciência e na maioria dos casos a mãe natureza agradece muito! Pense nisso!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.