Portas e janelas de vidro

Portas e janelas são de uma importância singular, pois suas funções junto a uma edificação são únicas. Pra se ter noção do tamanho dessa importância, em um projeto arquitetônico, os lugares em que será feita a instalação da porta e janela são os primeiros a serem definidos pelos arquitetos.

Essa importância deve ser considerada também no momento da escolha do material da porta e da janela. Portas e janelas de vidro, por exemplo, embelezam o ambiente e oferecem funcionalidades únicas e insubstituíveis, como a capacidade de criar uma barreira física sem diminuir a qualidade visual, melhorar o conforto térmico e acústico, dentre outros.

Essas qualidades transformam a porta e janela feita de vidro em um produto altamente versátil, habilitadas para compor diversos ambientes da sua casa ou escritório. A porta de vidro e a janela de vidro são facilmente encontradas na:

– Entrada principal da edificação;

– Divisão de ambientes internos;

– Portas de vidro para loja;

– Porta de vidro para cozinha;

– Porta de vidro para quarto e sala.

Até mesmo no banheiro, onde a privacidade deve prevalecer, existe um tipo de vidro indicado para o local. Aliás, o banheiro (juntamente com a lavanderia) é um dos lugares mais indicados para receber uma porta de vidro, pois o material pode ser molhado sem perder suas propriedades – diferentemente do que acontece com a madeira, geralmente.

Instalação correta

Mas vale lembrar que a porta de vidro e as janelas de vidro devem oferecer resistência para suportar tanto impactos físicos como as intempéries, além de que, nos casos de quebra, os estilhaços não podem oferecer perigo físico aos usuários.

Cabe ressaltar também que a instalação desses elementos deve ser realizada de maneira correta a fim de trazer estanqueidade para o local e evitar a entrada de água da chuva, poeira, som, calor, etc. Empresas sérias contam com equipes especializadas, que seguirão à risca as normas da ABNT referentes à fabricação e instalação de portas e janelas de vidro.

A instalação da janela e porta de vidro, quando realizada corretamente, garante a durabilidade da estrutura e previne a ocorrência de acidentes com os usuários. Além do mais, é importante optar por produtos de qualidade. Comprar produtos baratos e sem qualidade pode ser o erro mais primário que alguém pode fazer.

Qual vidro utilizar?

Considerando a finalidade da estrutura envidraçada, os tipos de vidro indicados para portas e janelas de vidro são os vidros de segurança (vidro laminado e vidro temperado). São considerados vidros de segurança aqueles que não oferecem perigos físicos aos usuários quando estilhaçados.

– Vidro laminado: As placas do vidro laminado são unidas por uma película altamente resistente (PVB), capaz de suspender os pedaços de vidro e manter aquele determinado espaço fechado após a quebra do vidro.

– Vidro temperado: Até 05 vezes mais resistente que o vidro comum, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços sem corte quando estilhaçado. Entretanto, esse tipo de vidro não mantém o vão fechado.

O que as normas da ABNT dizem?

A ABNT trata sobre vidros na construção civil em sua norma NBR 7199. No texto é possível observar um compilado de diretrizes para o projeto, execução e aplicação do vidro na arquitetura e construção civil, além de eleger os tipos de vidro indicados para portas, vitrines e outras divisórias.

Além disso, o profissional precisa estudar a NBR 10.821, que orienta a fabricação e instalação de portas de um modo geral e deve estar por dentro das normas que tratam sobre a fabricação de vidros temperados e laminados.

Trabalhos Bem Feitos

de

de

Não
Existe

de

de

Dicas

  • A definição do tamanho ideal da porta e janela de vidro deve considerar o espaço da parede e do ambiente, além de se atentar a incidência de luz e vento desejado no local;
  • Vidros impressos devem ser aplicados encaixilhados ou colados por toda a extensão;
  • Os tipos de vidro a serem utilizados consideram a altura de instalação da estrutura;
  • Na ausência de divisão na altura das portas e janelas de vidro, a composição deve ser inteira feita com vidro de segurança;
  • O preço da porta e janela de vidro pode ser menor que alguns modelos de porta de madeira;
  • A película do vidro laminado pode oferecer proteção contra som e raios UV;
  • A norma NBR 10821 foi recentemente revisada para orientar os consumidores a escolher o produto ideal;
  • A porta de vidro é capaz de integrar aos ambientes, mesmo quando utilizada como divisória;
  • Vidro jateado e vidro acidato garantem a privacidade no local ao mesmo tempo em permite a passagem de luz natural (ideal para porta de vidro para banheiro);
  • É possível unir as principais características dos dois vidros e formar um vidro altamente resistente e seguro, que mantém o vão fechado após a quebra. Trata-se do vidro temperado laminado (vidro temperado – película PVB – vidro temperado).