Iniciativa

Vidro é o futuro! 

Atualmente, com tecnologia agregada, projetos em vidro estão cada vez mais presentes nas obras e construções, pois além da modernidade e elegância, agregam também segurança, benefícios operacionais para a obra e uma ótima experiência do usuário.

A utilização atual dessa matéria-prima já é enorme, e mais, aponta tendências expressivas de altas no futuro; o que comprova se tratar de um oceano azul de oportunidades e inovações que os dias vindouros demandarão do mercado num todo.

Conscientes desse macro cenário, e após mapear o mercado vidreiro brasileiro, é acendido um sinal amarelo de alerta para os próximos anos: Qualificação!

O Brasil não está preparado para acompanhar as tendências mundiais do vidro, falta preparo na base, capacitação, organização, fiscalização, entre outros.

Estamos engatinhando! Por falta de informação ainda enfrentamos uma barreira em relação à percepção errada de fragilidade do vidro, o que não é uma verdade há muito tempo quando falamos de vidros de segurança, que atrelam uma altíssima tecnologia e garantem os mais altos níveis de resistência. 

Essa imagem que o mercado adquiriu e vem nutrindo é alimentado por “profissionais” que “barateiam” o serviço com instalações fora das normas de segurança da ABNT e tipos de vidros sem a correta especificação, além de uma cadeia produtiva desorganizada e despreocupada com a destinação do vidro fabricado.

Sabemos que não existe um vidro perfeito para todas as aplicações, por isso da necessidade técnica de boas especificações conforme as normas mandatórias do mercado. As aplicações e tipos de vidros a serem utilizados precisam estar de acordo com a necessidades de segurança em primeiro lugar, e em seguida com as demandas do cliente.

Acontece que um trabalho executado dentro das normas e com a matéria-prima adequada nem sempre é o mais barato do mercado, e isso faz com que a opção pelo vidro de baixo custo seja selecionada boa parte das vezes, o que é praticamente um crime considerando o grau de exposição ao risco que tal aplicação possa trazer.

Foi aí que surgiu a ideia do Barato com Qualidade, afinal o barato com qualidade não existe, nesses casos o barato sai caro. 

A ideia do portal é realizarmos o compartilhamento de informações sobre as normas e formas corretas de aplicação dos vidros, além de compartilharmos fotos e vídeos de instalações fora das normas de segurança, demonstrando os malefícios e riscos que uma escolha simplesmente por preço pode acarretar. 

Apartidário, trata-se de uma causa criada pelo e para o mercado. O projeto tem como norte servir principalmente o profissional vidraceiro sério, que se preocupa com a segurança e um serviço bem executado nos padrões internacionais de qualidade, para que possam comprovar a importância de um serviço contratado por uma empresa profissional e, além de tudo, demonstrar e conscientizar os consumidores finais da importância de escolher um bom parceiro para suas obras.

Os embaixadores da causa são profissionais que lutam para uma mudança positiva do mercado, que contribuem para as normas e as respeitam acima de tudo, além de dedicarem energia ultrapassando suas próprias atuações para que os amigos vidraceiros despreparados, ao invés de sucumbirem à insegurança e informalidade, tenham oportunidades de conscientização e qualificação.